Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Bom dia,
    É o seguinte, tenho um provedor com cerca de 500 clientes, estou usando PPPoE + OSPF. O que acontece é que a minha região é montanhosa, então tenho que fazer várias repetidoras, e nessas repetidoras uso também ospf. O "problema", que acontece é que existem clientes que tem uns 8 saltos. Eu estava querendo reduzir isso, então nos enlaces ptp queria usar wds. Queria trocar uma idéia pra ver como vocês geralmente fazem isso. Outra coisa, em épocas de rb-sxt e ubiquiti air-grid com poe, vocês ainda utilizam "antena+cabo+pigtail+ap+cabos de luz" hehe ?

2. Boa tarde!

Eu uso wds para fechar os links entre minhas torres e estou muito satisfeito com o resultado. Alguns links, como no seu caso, passam por várias torres até chegar ao servidor central.

Quanto a utilizar cabo+antena acredito que tudo depende de onde você está instalando. "Onde" não significa apenas o lugar de instalação, mas o custo/benefício que isso vai proporcionar no final das contas.
    Vou acompanhar para conhecer melhor outras estruturas.

3. use mpls...

4. Olá MPF11,

Tenho uma estrutura parecida, tenho inumeras repetidoras (cerca de 25), creio que o ultimo ponto seriam 7 salto. todas as repetidoras se interligam e são gerenciadas por um unico servidor.

Para referencia no meu ultimo salto o delay na torre esta em 7ms até o site do UOL.

Minha rede ainda é mista com RBxCartãoxCoaxial, misturado com UBNT e outros radios mais parrudos e licenciados.

Referente aos equipamentos instalados cada um tem sua vantagem, tambem depende como voce irá montar... aqui identificamos que RB+Cartão+Coaxial é melhor se o radio ficar de facil acesso no pé da torre para manutenção pois os cartões apresentam problemas a cada temporada, já os UBNT não tem jeito, tem que acoplar a antena e descer o cabo de rede, neste em especifico quando dá algum problema tal como em Rocket mais Disc é melhor substituir tudo pois para remover somente o Rocket é tristeza.

Cerca de 90% da rede ja esta em WDS, e sinceramente é muito melhor, voce pode trocar o radio que é imperceptivel para os usuários e para a rede.

Não uso PPOE, utilizo hotspot ou acesso livre IPxMac.

Anderson

5. Como o nosso amigo falou usa mpls é bem melhor...

Tópicos Similares

1. Duvida com roteamento
    Por diorges no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 13-06-2012, 12:48
  2. Respostas: 6
    Último Post: 01-07-2007, 23:05
  3. duvida com roteamento
    Por visitante no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 09-08-2004, 12:42
  4. Dúvida com IpTables