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  1. Amigos,

    Eu tenho uma torre aqui que só funcionar com Energia Solar, nela eu tenho, 2 painel solar de 45w e 2 bateria de 150amp, essa torre sempre funcionou 100%, as primeiras baterias durou 3 anos, nela tinha 01 RB 433AH Com 2 XR5 e 01 RB 411AH com XR5, alimentaçao 12v, nunca tive problema, agora coloquei nessa mesma torre 01 rocket m5 mimo alimentado em 12v tbm, ai sugiu o problema, as baterias não suportam 15 dias, eles perdem a carga total, vou lá coloco outra novinha e depois de 15 dias acabar energia dinovo, pergunto aos amigos, pode ser o rocket m5 que esteja consumindo tanta energia que os paineis não estão conseguindo carrega elas?

  2. Acho mais facil ser o controlador de carga que esta com problemas... Acho que o rocket nao puxa tanta energia assim.



  3. ta certo amigao


    3.5 Amper da RB + 1.5 Amper do roket 5 amperes * 12v = 60watt vc tem 2x 45 que da 90watt em 12 horas 90-60=30watt=3amperes*12 carrega 36amperes durante o dia a bateria

    36amperes sua carga diaria na melhor das ipotses
    vc consome 5 amper hora *12 horas = 60 amperes vc consome durante a noite ou seja vc consome o dobro do que recarrega durante a noite

    seu consumo aproximado é 60 amperes noite

    vc tem 300amperes e leva 15 dias para
    300/15dias

    vc consome em média 20 amperes/24horas a mais que a a capacidade de carregar


    compra + painel45w*12 = 4.5AM*12horas =54Am/dia

    é pra suprir mas eu compraria um painel de 60w

  4. Acho que esse painel é pequeno inclusive para uma bateria grande assim.



  5. O rendimento dos VRM em 12V geralmente é alguns pontos percentuais menor que em 24V, já que possui 2 baterias e 2 paineis, porque não usar 24V?

    RB até roda bem com menos de 10V, mas rocket me parece que tem dificuldades com valores como 10,5 ou 10,8V, devido ao comprimento dos fios a queda de tensão pode ser 2 ou 3V nesse seu cenário? (A.k.a.: "Qual o comprimento e bitola do fio entre a bateria e o equipamento?" Pergunta retórica, não precisa responder aqui)

    Cada conta doida...
    Bom, RB 680MHz com 2 XR5 provavelmente consumirá 25W em idle e 29W em full, a RB411 uns 15 e 18W nas mesmas situações, e o rocket M5 uns 6 e 8W, independente de alimentados por 12 ou 24V. Consumo total ESTIMADO nesse caso então de 46W na madrugada e 55W em horarios de pico. Pra tirar a duvida coloque um amperimentro entre as baterias e os equipamentos e meça o consumo a tarde. Aqui no forum não faltam valores absurdos de consumo, tipo isso de rocket consumir 18W, é um absurdo afirmar isso.
    (O consumo pode variar muito mais entre idle e full, cada cenário é um cenário, não tem como estimar valores precisos)

    Quanto a capacidade de carga, não existe carga a partir do sol em 12 horas por dia, outro absurdo afirmado.

    Os fabricantes e vendedores de paineis informam a capacidade de captação diária dos paineis na prática, os valores comerciais dos modelos, por exemplo 45W, é a capacidade de captação com sol em intensidade de 1000W.m², e com o painel a 25ºC. No brasil a intensidade solar em umas 6 ou 7 horas do dia dependendo do angulo do painel é quase o dobro disso, mas a temperatura também, de modo que a potencia em campo não é maior que nos ensaios. Mas devido a trajetoria do sol no céu e variação de intensidade devido a isso, pra efeitos práticos se usa a capacidade multiplicar por 5 ou 6 horas quando for armazenar a energia (Devido ao controle de tensão ou corrente que os reguladores fazem, devido a resistencia interna das baterias), ou por 7 ou 8 horas quando houver armazenamento e consumo simultaneos. Logo, um painel de 45W não "armazenará" 20A por dia em bateria de chumbo ácido em boa parte do pais, não sem um sistema de movimentação do painel. Dependendo da eficiência do painel (E esta varia bastante, paineis antigos tem eficiencia menor) armazenará entre 15 e 19A. De qualquer forma resolveria, já que Rocket M5 não consome tanto como afirmado.

    Sugiro que você primeiro verifique se ambos os paineis estão efetivamente carregando as baterias, a maneira simples é ver se há aumento da tensão das baterias durante o dia, pelo cenário descrito suspeito que um dos paineis ou controlador de carga não está ativo, ou que alguma bateria está com uma célula danificada, fazendo com que a tensão caia pra menos de 0,5V na celula enquanto as demais celulas ainda tem 1,9 a 2,1V cada (De modo que o resultado final é menos de 10V nas 6 celulas em serie). O pessoal de auto-eletrica que faz manutenção em bateria nem sempre consegue identificar isso, já que em veiculos auto-motores essa diferença de tensão não atrapalha.






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