+ Responder ao Tópico

1. Olá pessoal, resolvi compartilhar uma solução simples para um problema que perdurou por um tempo em alguns servidores de uma empresa a qual presto serviços. Temos um proxy que autentica usuários em uma base LDAP local e resolvemos utilizar este banco de usuários para fazer outras autenticações para facilitar as trocas de senha e liberações de acessos, basicamente.

O problema que eu enfrentava era de que um servidor que utiliza essa base de usuários do proxy para fazer autenticação do Samba e também do SSHFS (fuse) não pesquisava corretamente os usuários. Quando adicionávamos algum usuário a algum grupo, a mudança não "propagava" para o servidor Samba / SSHFS. Então conheci a ferramenta NSCD que me quebrou uma árvore! Basicamente esta ferramenta é um servidor cache de serviços de nomes. Configurei o intervalo de renovação de cache para 1 segundo máximo e está tudo perfeito agora! Não entendi o porque antes o LDAP não pesquisava corretamente e até gostaria de levantar esta pergunta aqui, há algum tipo de cache que a libnss-ldap cria ou até mesmo o PAM? Os servidores rodam com Debian Lenny e não achei em lugar algum algo sobre cache.

Enfim, que tiver este problema pode facilmente resolver com esta ferramenta. Instala-se normalmente com o apt-get e edita-se o arquivo /etc/nscd.conf. O que fiz foi somente modificar os valores padrão em:

positive-time-to-live passwd <VALOR>
    negative-time-to-live passwd <VALOR>

lá pelas linhas 44 e 45.

Espero que seja útil para quem enfrenta esse mesmo problema chato!

Abraços!

2. Citação Postado originalmente por glaucioklipel Ver Post
    ...resolvi compartilhar uma solução simples...
    Parabéns pela contribuição.

Sugiro ao colega publicar no blog[1] associado ao seu perfil.

[1] https://under-linux.org/blogs/glaucioklipel/

Saudações,

Trober
    -
    -
    -
    -
    -

3. meu rei acabei de acionar aqui eu to com o seguinte problema e vamos ver se vai funcionar.

eu tenho um servidor ldap rodando na minha maquina samba coloquei o centos pra autenticar no ldap e deixei os compartilhamentos com os direitos dados pelo linux.

alguns usuarios não estão tendo acesso a essas pastas mesmo estando nos grupos que tem acesso.

4. Opa!

Melhor dar uma olhada no seu smb.conf e também que vc poste exatamente qual o contexto do seu servidor, assim fica muito vago.

Abraço.

5. então meu rei,

as estações windows estão autenticando normalmente o squid tbm.

eu jah estou acostumado a configurar o ldap+smb+squid.

uso o centos 6 e na familia red hat temos uma ferramenta para fazer o linux autenticar na base ldap se chama authconfig-tui la eu configuro o sistema para autenticar no ldap e deixar a pam de lado

feito isso eu crio um compartilhamento como exemplo DPTO dentro dele coloco as pastas financeiro, gerencia,administrativo etc... e dou o direito para apenas o grupo financeiro (grupo criado no ldap) ter acesso a pasta dele etc...

ate ai tudo flui normalmente, o que esta acontecendo agora e que alguns usuarios mesmo que eu coloque eles dentro do grupo financeiro fica dando acesso negado. Quando olho na base ldap o usuario está ligado ao grupo como os demais.

ja ativei o log do openldap e não apresenta uma virgula de erro =\

O problema acredito eu esta na hora que o linux vai consultar se o usuario esta no grupo ldap por algum motivo ele não enxerga ele e nega o acesso a pasta em questão.

Tópicos Similares

1. Redirecionar porta 80 para 3128 em outro servidor proxy.
    Por ivamfabrizo no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 01-04-2010, 16:55
  2. Respostas: 2
    Último Post: 07-09-2006, 13:03
  3. Acesso de fora para cameras em rede interna
    Por leo3d1 no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 6
    Último Post: 28-01-2006, 10:30
  4. Respostas: 2
    Último Post: 01-07-2005, 12:54
  5. sendmail fazendo autenticação em outro servidor smtp