+ Responder ao Tópico

1. Ola pessoal do Under .
    Gostaria de agradecer aos colabodores do fórum, pois aprendi muito lendo os comentários do povo ...

Obs: Moderadores, não achei o lugar ideal para postar este tópico, se estiver fora das regras favor modifica-lo .... ^^

Bom, meu primeiro post e venho aqui pedir a ajuda de vcs ...

Atualmente possuo uma rede pequena ... máximo de 10 usuários pendurados nela ... e surgio a oportunidade de pegar link em outra cidade, mais ou menos uns 100 km distante, mas já estou visualizando a opção de alem de trazer link por este enlace, vender serviços lan-to-lan para fazendas, pois na região possui muitas fazendas que possuem escritorios na cidade ... e me surgio duvidas conforme a topologia de rede ....

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         001.jpg
Visualizações:	336
Tamanho: 	17,8 KB
ID:      	28101

Como vcs podem ver através da figura, a rede no momento e deste jeito, uma rb embaixo gerenciando e o enlace sendo feito através de Rocket m5 na torre e airgrid nos usuários ....

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         002.jpg
Visualizações:	548
Tamanho: 	36,2 KB
ID:      	28102Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         003.jpg
Visualizações:	299
Tamanho: 	18,1 KB
ID:      	28103

Esta e a topologia de como ira ficar .... gerenciamento da rede com ospf, mpls/vpls sera feito atraves das rb 450g e para o enlace vai ser usado Rocket m5 .... ai começa as duvidas ....

lembrando .... Rocket de uma ponta a outra, 1 esta com AP wds, 2 esta como Station wds, bridge ativada, multicast ativado ...

1 - fiz teste de bancada com airgrid .... a nuvem mpls ate estabelece, mas se começo a trafegar dados na rede ela cai .... procurei aqui no Under e setei o mtu em 1500 e aparentemente esta estável ... os srs utilizam este padrão na rede ? tem apresentado algum problema ? procurei documentação a respeito e no wiki do mk aparentemente o ideal seria 1526 .... mas o Rocket so vai ate 1518 ... Manual:Maximum Transmission Unit on RouterBoards - MikroTik Wiki

2 - o recomendável pela wiki do mk seria o padrão nbma para a rede ospf, já que o ptp e feito via wireless .... os srs tem usado este padrão ? ou não tem diferença usalo ou não na rede ? não entendi muito bem a documentação a este respeito ... alguém poderia descrever o entendimento por favor ? e como aplicar as métricas ? ...

3 - como os sr.s podem ver na figura 3, coloquei os roteadores a,b,c,d,e dentro da rede backbone e nela se conectam as outras redes ... esta certo a forma como foi feita ? ou como os senhores tem usado ? na documentação do mk eles sugerem dividir em áreas quando já possuir acima de 50 roteadores numa mesma areá ...

4 - Nos pontos B e C, em cada ponto haverá mais duas rb 450g, cada uma sera uma areá, a 1 rb ex : B1 sera usada para venda de internet .... puxando os dados de A , através de túnel eoip ou vpls ... sinceridade achei mais pratico eoip do que vpls .... o que os srs tem usado ? como fica o processamento e qualidade usando um ou outro ? .... mais a questão complica na 2 rb .... usada para venda de trafego lan - to - lan .... estou pensando em usar vpls para a venda de trafego ... mais tbem daria certo usando eoip ou tuneis l2tp ou pptp .... o que os srs tem usado ? a modo de configuração, acho o eoip o mais facil .... mas ainda não coloquei em testes para ver a performance de cada uma das alternativas ... por isso peço a opinião dos sr.s ....

lembrando que em B,C as rb destinadas para trafego cada uma pertence a uma areá e a configuração da topologia fiz do seguinte modo :

RB ---- rocket ( ap wds, bridge ) ---------------- rocket ou menor dependendo distancia ( station wds, bridge ) -------- RB ( cliente, roteada ) ------- pcs do cliente .

Deste modo estaria certo ou os srs usam uma topologia diferente ? poderiam descrever ?

Bom seria isso ... agradeço muito a colaboração dos usuários do fórum se puderem me ajudar nestas duvidas .... ate pq seria complicado demais refazer toda a configuração depois ....

Att.
    Carlos Henrique

2. Amigo para vc passar ospf e mpls vc não teria que tirar o wds?

Abs.

3. entao .... so testei ativando ap wds + station wds ... nao testei em modo ap normal .... esta a dois dias o uptime da nuvem e nao caiu ate agora ....

minhas duvidas surgiram por causa da doc que pesquisei a respeito ...
    https://under-linux.org/f291/limites-ubnt-147598/index2.html
    Internet Engineering and Network Operations in Brazil ()http://208.68.95.4/forum/showthread.php?t=19946
    problem with vpls - Ubiquiti Networks Forum

como vou usar ubnt para fechar os enlaces, surgiram estes probleminhas ....

4. Meu querido amigo me de um toque no msn posso tentar te ajudar porque estou fazendo mesh em redes cabeadas mk usando ospf e Rip derrepente eu entenda melhor o que vc quer fazer ai ... olu seja o que jah faço aqui

Tópicos Similares

1. Rede Mikrotik - OSPF-MPLS-VPLS -> Redirecionar para Thunder Cache
    Por 4networks no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 15
    Último Post: 01-10-2015, 16:19
  2. Rede roteada com ospf-mpls-vpls?
    Por charlespjo no fórum Redes
    Respostas: 9
    Último Post: 18-12-2014, 20:18
  3. Respostas: 5
    Último Post: 17-07-2014, 21:40
  4. OSPF | MPLS/VPLS - Estudo de Caso