Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Quebra-cabeça com ROCKET M5!!!!

    Pessoal tenho quebra cabeça para resolver e gostaria de ajuda de todos vcs.


    Tenho um enlace de Rocket M5 com Dish 30dbi. Alinhamento está perfeito!! Sinal alto e AirMax bom tb. Segue em anexo as telas
    Station:
    access Point:

    Esse enlace tem 17 km e ele estava funcionando perfeitamente me dando um retorno de 50mg de up e down. Sem nenhuma alteração feita no enlace, apenas o reapertamento dos estaios da torre.
    O link caiu bastante o rendimento e para upload está muito baixo quase zero.
    Já troquei a fonte, radio e verifiquei as regras do servidor que nada pode interferir no desempenho do mesmo. Faço teste de conexão como o speedtest direto no servidor e me retorna o resultado correto. Mas quando vou com o mesmo cliente para o outro lado do link o download funciona normal mas o up é quase zero e demora muito para rodar. O resultado para esse cliente seria 4mg de down e up! Incrível pessoal!!!!

    Com disse os estaios foram reapertados. Seria possível que isso seja afinação do link ou nivelamento da antena? Só posso imaginar isso, pois tudo já foi trocado e o servidor não poderia ser.
    Conto com o conhecimento de todos vcs.

    Valeu pessoal!!!
    Última edição por berimbau; 24-12-2011 às 04:01.

  2. #2

    Padrão Re: Quebra-cabeça com ROCKET M5!!!!

    Esqueci de falar mais o teste no speedtest do radio não está correspondendo no upload. O speedtest informado no em cima é do site speedtest.net q me dá uma resposta correta direto pelo servidor e por trás do link é muito ruim apenas o upload.

    Valeu pessoal!!!!



  3. #3
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Quebra-cabeça com ROCKET M5!!!!

    Acredito que tenha mechido do alinhamento da antena, ate por que vc mexendo nos estaios deve ter alterado a inclinacao da torre.

  4. #4

    Padrão Re: Quebra-cabeça com ROCKET M5!!!!

    Existe um ajuste critico no alinhamento das antenas ubnt por este motivo atras de cada antena tem um nivel bolha, ajuste e seja feliz.



  5. #5

    Padrão Re: Quebra-cabeça com ROCKET M5!!!!

    amigo pelo que vejo vc ja tem a resposta desde o inicio dos problemas, talvez não teve tempo de subir nas torres e rever esse alinhamento... correto

  6. #6

    Padrão Re: Quebra-cabeça com ROCKET M5!!!!

    Cara pelas imagens que vc mandou sua antena saiu de alinhamento, pode subir na torre e ver a bolha que tem atraz do nivelamento, o canal 0 esta maior do que é canal 1, isso é fora do alinhamento e tbm sua potencia eesta muito alta cara 27 é peso para uma pequena distancia, e la em advanced pode puchar toda a distancia e deixar em automatico que ele faz isso e baixa a potencia vai testando as menores potencias .... ok



  7. #7

    Padrão Re: Quebra-cabeça com ROCKET M5!!!!

    Citação Postado originalmente por berimbau Ver Post
    Pessoal tenho quebra cabeça para resolver e gostaria de ajuda de todos vcs.


    Tenho um enlace de Rocket M5 com Dish 30dbi. Alinhamento está perfeito!! Sinal alto e AirMax bom tb. Segue em anexo as telas
    Station:
    Anexo 28150Anexo 28151Anexo 28152Anexo 28153
    Acess Point:
    Anexo 28154Anexo 28155Anexo 28156Anexo 28157


    Esse enlace tem 17 km e ele estava funcionando perfeitamente me dando um retorno de 50mg de up e down. Sem nenhuma alteração feita no enlace, apenas o reapertamento dos estaios da torre.
    O link caiu bastante o rendimento e para upload está muito baixo quase zero.
    Já troquei a fonte, radio e verifiquei as regras do servidor que nada pode interferir no desempenho do mesmo. Faço teste de conexão como o speedtest direto no servidor e me retorna o resultado correto. Mas quando vou com o mesmo cliente para o outro lado do link o download funciona normal mas o up é quase zero e demora muito para rodar. O resultado para esse cliente seria 4mg de down e up! Incrível pessoal!!!!

    Com disse os estaios foram reapertados. Seria possível que isso seja afinação do link ou nivelamento da antena? Só posso imaginar isso, pois tudo já foi trocado e o servidor não poderia ser.
    Conto com o conhecimento de todos vcs.

    Valeu pessoal!!!
    amigo
    qual a banda que voce precisa do outro lado?
    ha necessidade de estar em 40 mhz?
    saiba que quanto maior a largura do canal, alem de passar mais banda, voce tbm podera sofrer uma maior interferencia.

    voce tbm pode tentar trocar o conjunto (rocket + disk) por um conjunto blindado.
    voce acha ele na computech (Computech - Loja Online - 51 3230-0900)
    te garanto que tera uma boa melhora no sinal e em contrapartida, no througput.

  8. #8

    Padrão Re: Quebra-cabeça com ROCKET M5!!!!

    Olá pessoal!! Obrigado pelas respostas. Irei realinhar a antena e retornarei ao forum com a resposta.

    Obrigado a todos!! Abração pessoal



  9. #9
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.750
    Posts de Blog
    1

    Thumbs up Re: Quebra-cabeça com ROCKET M5!!!!

    Citação Postado originalmente por berimbau Ver Post
    Pessoal tenho quebra cabeça para resolver e gostaria de ajuda de todos vcs.


    Tenho um enlace de Rocket M5 com Dish 30dbi. Alinhamento está perfeito!! Sinal alto e AirMax bom tb. Segue em anexo as telas
    Station:
    Anexo 28150Anexo 28151Anexo 28152Anexo 28153
    Acess Point:
    Anexo 28154Anexo 28155Anexo 28156Anexo 28157


    Esse enlace tem 17 km e ele estava funcionando perfeitamente me dando um retorno de 50mg de up e down. Sem nenhuma alteração feita no enlace, apenas o reapertamento dos estaios da torre.
    O link caiu bastante o rendimento e para upload está muito baixo quase zero.
    Já troquei a fonte, radio e verifiquei as regras do servidor que nada pode interferir no desempenho do mesmo. Faço teste de conexão como o speedtest direto no servidor e me retorna o resultado correto. Mas quando vou com o mesmo cliente para o outro lado do link o download funciona normal mas o up é quase zero e demora muito para rodar. O resultado para esse cliente seria 4mg de down e up! Incrível pessoal!!!!

    Com disse os estaios foram reapertados. Seria possível que isso seja afinação do link ou nivelamento da antena? Só posso imaginar isso, pois tudo já foi trocado e o servidor não poderia ser.
    Conto com o conhecimento de todos vcs.

    Valeu pessoal!!!
    Boa Tarde,
    Sempre que reajustar o estaiamento de qualquer torre amigo, terás que realinhar as antenas, pois 1mm em 50km já dá uma baita diferença.
    Suba na torre e refaça todooo alinhamento correto. simples assim.
    Boa sorte.

  10. #10

    Padrão Re: Quebra-cabeça com ROCKET M5!!!!

    Olá Pessoal!! Realinhei as antenas e verifiquei o nível. Agora está me retornando um resultado mais aceitável no speedtest.
    Só preciso fazer os testes dos clientes do outro lado do link. Vou fazer a mudança tb para banda 20mhz e diminuir a potencia do radio tb. Vou testando até chegar em um resultado bom. Estou vendo que o noise está bem alto!! Como poderia abaixar ? Além de mudar de banda, seria uma boa fixar uma frequência mais livre que eu ver no AirView?

    Valeu pessoal pela ajuda!!! Abração



  11. #11

    Padrão Re: Quebra-cabeça com ROCKET M5!!!!

    sim faça isso

  12. #12

    Padrão Re: Quebra-cabeça com ROCKET M5!!!!

    Pessoal fiz tudo que vcs me falaram e indicaram, mas ainda não está dando certo nos clientes. O engraçado é q melhorou muito os parâmetros no radio e os testes de radio para radio também, porem na pratica está muito ruim o trafego de dados e o upload esta baixo de demais qdo faço os testes no clientes.

    Vejam as diferenças depois do alinhamento:


    Não alterou muito o sinal mas veja que tx/rx rate mudou bastante e os testes entre os rádios deu bem próximo, antes era bem diferente.

    Como estou nessa briga já uns 3 dias pra resolver estou cercando tudo. Mas pode ser uma doideira minha mas esse problema me parece que surgiu depois a atualização do firmware dos rockets M5 de 5.3 para 5.3.3 .. Seria isso possível? Posso fazer downgrade do firmware sem problemas? O que vcs acham?

    Valeu pela ajuda e apoio pessoal!!
    Abraço a todos
    Última edição por berimbau; 24-12-2011 às 04:03.



  13. #13

    Padrão Re: Quebra-cabeça com ROCKET M5!!!!

    posta ai tuas configuraçoes atuais pra vermos algo de novo


    ???


    me diuga uma coisa sua torre balança muito??? tem muito radio perto um do outro em 5.8ghz, quantos metros de cabo ta indo ate o rocket ??

    e suas configs

  14. #14

    Padrão Re: Quebra-cabeça com ROCKET M5!!!!

    Aqui estão os testes e as telas. Muito estranho isso!! Os chain 0 e 1 estão muito parecidos por isso o alinhamento e nivelamento não é o problema aqui acredito.




    Não existe na torre 3 rádios com ele, mas antes funcionava perfeitamente pois estão 8 metros de distancia dos outros. Por isso estou acreditando na hipótese de ter algo errado no firmware. Seria possível isso?
    Mas agora reparei uma coisa tirei do auto a frequência e setei uma 5245 e fiz os testes veja e mudou completamente o resultado.



    Então é interferência!
    Estamos chegando lá
    Vou fazer o resto dos testes e retorno aqui os resultados
    Valeu pessoal!!! Valeu Edieke
    Última edição por berimbau; 24-12-2011 às 04:04.



  15. #15

    Padrão Re: Quebra-cabeça com ROCKET M5!!!!

    Interferência era a questão!!! Valeu pessoal!

    Abraço a todos que responderam.

  16. #16
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.750
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Quebra-cabeça com ROCKET M5!!!!

    Citação Postado originalmente por berimbau Ver Post
    Aqui estão os testes e as telas. Muito estranho isso!! Os chain 0 e 1 estão muito parecidos por isso o alinhamento e nivelamento não é o problema aqui acredito.

    Anexo 28253Anexo 28254Anexo 28255


    Não existe na torre 3 rádios com ele, mas antes funcionava perfeitamente pois estão 8 metros de distancia dos outros. Por isso estou acreditando na hipótese de ter algo errado no firmware. Seria possível isso?
    Mas agora reparei uma coisa tirei do auto a frequência e setei uma 5245 e fiz os testes veja e mudou completamente o resultado.

    Anexo 28256

    Então é interferência!
    Estamos chegando lá
    Vou fazer o resto dos testes e retorno aqui os resultados
    Valeu pessoal!!! Valeu Edieke
    Blz!!
    Atenta apenas pro fato de que as suas antenas são feitas pra uma performance ótima dentro de uma determinada faixa de frequencia. Não recomendo usares 5245 externo. tenta achar uma frequencia entre 5745 e 5830 que esteja limpa. isso é trabalho de profissional, e sabemos que vc é um ótimo profissional pois se preocupa com o resultado final nos clientes.
    Usa o channel shiffiting pra fugir de interferencias , baixa essa potencias pra casa dos 17 a 21dbm no maximo. seta o MCS fixo. tu nao precisa usar 300mbps, portanto seta pra MCS 7 e refaça os testes. desmarca o automatico.
    Quanto ao firmware a resposta é sim. se quiseres um ótimo firmware, usa o 5.2.1 . tenho vários enlaces rodando ainda sobre esta versão com ótimos resultados.
    Abraço e parabéns pela persistência em querer fazer o melhor sempre.



  17. #17

    Padrão Re: Quebra-cabeça com ROCKET M5!!!!

    Obrigado amigo Leandro!!! Vou fazer essas alterações e testar tudo novamente. Trabalho bastante para aprender e sempre ter o melhor para oferecer. Graças a Deus existe pessoas como vcs, que não negam ajuda pra quem precisa.
    Obrigado mesmo amigos! Valeu pelas palavras Leandro!
    Última edição por berimbau; 08-10-2011 às 10:12.

  18. #18

    Padrão Re: Quebra-cabeça com ROCKET M5!!!!

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Blz!!
    Atenta apenas pro fato de que as suas antenas são feitas pra uma performance ótima dentro de uma determinada faixa de frequencia. Não recomendo usares 5245 externo. tenta achar uma frequencia entre 5745 e 5830 que esteja limpa. isso é trabalho de profissional, e sabemos que vc é um ótimo profissional pois se preocupa com o resultado final nos clientes.
    Usa o channel shiffiting pra fugir de interferencias , baixa essa potencias pra casa dos 17 a 21dbm no maximo. seta o MCS fixo. tu nao precisa usar 300mbps, portanto seta pra MCS 7 e refaça os testes. desmarca o automatico.
    Quanto ao firmware a resposta é sim. se quiseres um ótimo firmware, usa o 5.2.1 . tenho vários enlaces rodando ainda sobre esta versão com ótimos resultados.
    Abraço e parabéns pela persistência em querer fazer o melhor sempre.
    Fiz essas alterações e que me surtiram bastante efeito visualmente nos resultados do link. CCQ 100% na grande maioria do tempo. Isso nunca tinha ocorrido!

    Eu não testei ainda do outro lado do link mas acredito ter conseguindo estabiliza-lo. Volto a postar os resultados que eu tiver do outro lado.

    Segui a tela da novas configurações

    Anexo 28376

    Será que consegui resolver o problema de up do outro lado do link? Esse era o maior problema. No teste entre os radios me retornou 35 megas em media de up e down. Que já seria ideal!
    O que vcs acham?

    Valeu pessoal !!!!
    Bom final de semana
    Última edição por berimbau; 24-12-2011 às 04:05.



  19. #19

    Padrão Re: Quebra-cabeça com ROCKET M5!!!!

    Citação Postado originalmente por berimbau Ver Post
    Fiz essas alterações e que me surtiram bastante efeito visualmente nos resultados do link. CCQ 100% na grande maioria do tempo. Isso nunca tinha ocorrido!

    Eu não testei ainda do outro lado do link mas acredito ter conseguindo estabiliza-lo. Volto a postar os resultados que eu tiver do outro lado.

    Segui a tela da novas configurações

    Anexo 28376

    Será que consegui resolver o problema de up do outro lado do link? Esse era o maior problema. No teste entre os radios me retornou 35 megas em media de up e down. Que já seria ideal!
    O que vcs acham?

    Valeu pessoal !!!!
    Bom final de semana
    qual a banda que precisa nesse enlace?
    dependendo da banda, nao ha necessidade de usares 40 Mhz.
    pode diminuir para 20 mhz, que ira passar o que precisa e ainda sofrer menos interferencia.

  20. #20

    Padrão Re: Quebra-cabeça com ROCKET M5!!!!

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    qual a banda que precisa nesse enlace?
    dependendo da banda, nao ha necessidade de usares 40 Mhz.
    pode diminuir para 20 mhz, que ira passar o que precisa e ainda sofrer menos interferencia.
    Preciso de 10 megas praticamente. Vou fazer essa alteração para 20 Mhz e ver.
    Vc acha q foi solucionado o problema de up do outro lado do link?

    Valeu e abraço