Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Seguinte, estou com um problema aki a mais de 1 mes.. mas antes vou citar minha estrutura:

....::: INTERNO
    Servidor BFW com 2 placas de rede responsável pelo LoadBalance e Cache.
    -Eth0 > Ligado a uma swith onde esta ligado os 4 links q tenho disponivel (1 MB cada link)
    -Eth1 > Ligado ao Mikrotik Servidor PC.

Servidor Mikrotik com 2 Placas de rede que é responsável pelo Controle de Banda (Queue) + Controle IP/MAC.
    -Eth0 > Vem um cabo do BFW.
    -Eth1 > Vai para a swith clientes.

PC BFW = Core 2. 4 GB de memoria.
    PC Mikrotik = Pentium Celeron 2.13. 512 MB. Versao 2.9.27

*** Esses equipamentos que citei acima, ficam em um escritório onde trabalho que fica a 20 metros da torre.

....::: EXTERNO
    Torre de 15 metros com os seguintes equipamentos:
    -RB532 com 1 cartão / Ligado a um Painel setorial. Ligado diretamente à fonte. Configurado em Modo B, DFS Mode: No Radar Detect. (Atualmente canal 3)
    -3 CPE ligados a POE. com Canal Manual. Modo de operação BGN. LIgados a paineis setoriais. (Canais: 2, 5, 9)
    -1 AP Router Edimax. Ligado pelo POE a um Painel setorial. Modo BG. Canal Automatico. (Atualmente canal 11)
    -1 AP Krazer ligado diretamente à fonte. Canal Manual 13. Ligado a uma Omini. (essa omini fica mais alto que os demais equipamentos)

Na torre tenho 5 caixas ermétricas onde ficam:
    -Em 1 caixa, fica a suite ligado o cabo de rede de 30 metros q vem da swith clientes do escritorio.
    -Em 1 caixa, fica o AP Router Edimax.
    -Em 1 caixa, fica o AP Krazer e sua fonte de energia.
    -Em 1 caixa, fica a RB Mikrotik.
    -Em 1 caixa, fica a extensão onde está ligado às fontes dos demais equipamentos.

*** Do escritorio para a torre sobe um cabo de 30 metros de rede. Saindo da swith dos clientes para a swith dos equipamentos. Sobe tbm uma extensão de energia de 30 metros pra ligar os equipamentos.

Meu problema é o seguinte:
    -Em horários variados (principalmente a noite, apartir das 18h) os pings começam a aumentar e tendo perca de pacotes. A RB começa a 'expulsar' os clientes. Os outros radios mostra os clientes conectados mas nao pingam. E quando pingam a navegação fica uma porcaria. Lento demais.
    Do nada os pings começam a voltar ao normal e a velocidade também.. Passa uns 15 minutos e depois começa a ter perca novamente nos outros.. e a RB volta a expulsar os clientes.

Ja fiz o seguinte: Porém nao resolveu...
    INTERNO
    -Troquei o Servidor BFW. Montando outro com 4 GB. Core 2.
    -Troquei o Servidor Mikrotik. Colocando um Pentium 4, 3.4 1 GB de Memoria, versão 3.30.
    -Troquei a swith dos links colocando uma D-Link.
    -Troquei a swith dos clientes colocando tbm uma D-Link.
    -Troquei o cabo de rede de 30 metros que vai para a torre.

EXTERNO
    -Troquei a swith da torre colocando D-Link.
    -Resetei todos os equipamentos e configurei novamente.
    -Troquei o cartão da RB colocando um novo da Engenius.

* Tenho em média 150 clientes.
    * Simultâneo nao passa dos 50.
    * Nao é tráfego, pois vejo os gráficos do BFW as vezes ta ruim e está com 1MB no geral de tráfego. As vezes está com 1 MB de tráfego e está normal. As vezes está com 2MB de tráfego e está normal. As vezes está com 2MB de tráfego e está ruim.
    Por isso acho q nao é tráfego. Pois tem a questão dos pings e radio expulsando clientes/ou sem pingar/ou lentos.

...Fiz tudo isso e mesmo assim não resolveu meu problema.. ja faz 1 mês nesse sufoco e nada. Os clientes reclamando e gastando em vão.
    Gostaria da opinião de vocês mais experientes. E se possível uma dica para resolver esse problema.

2. O que mais posso fazer?
    Equipamentos na mesma torre, usar mesmo canal? Canal diferente? Modos iguais? Modos diferentes?
    * Placas de rede do servidor tbm sao novas.

3. se o cartão tem mais de 1 ano e meio de uso, troca que resolver o problema! comigo foi assim!

4. Citação Postado originalmente por marlon Ver Post
    se o cartão tem mais de 1 ano e meio de uso, troca que resolver o problema! comigo foi assim!
    Já coloquei um cartão novo e mesmo assim continua na mesma.
    (o cartão q tava antes tem apenas 5 meses de uso, mas mesmo assim coloquei um novo e nada.)

5. Amigo, pelo que eu entendi vc está usando 6 canal na sua torre, você está gerando interferência em você mesmo.
    O recomendado é usar 3 painel setorial de 120º para usar apenas 3 canais, pois os canais tem sobreposição um sobre o outro, e para fugir desta sobreposição é usando canal 1,6 e 11
    Até que pode usar 4 painel setorial de 90º para ter uma cartela de cliente maior.

Lhe recomendo painel setorial oiw, são de boa qualidade, e neles use bullet 2 hp, tem uma garantia de tráfego melhor.

e quando os paineis setoriais instalados na torre, deve ficar no mímo 1m de distância 1 do outro em relação as costas e se for usar alguma painel setorial além dos 4, deve-se ficar pelo menos 3 metros abaixo ou acima dos que estão instalados.

agora sua rb expulsando clientes, você deve ter fixado o ack, recomendo que deixe em modo dinamico, deixe dfs e radar tudo desativado, baixe a potência dos rádio para 17dbm ou 20dbm.

Se você tiver cliente a mais de 3km, recomendo retirar, pois clientes longes causa muita latência na rede.
    Instale uma nova repetidora mais próxima para estes clientes que estão mais longes.

Se tiver clientes pertos e o sinal dele estiver mais de -70 de sinal, recomendo realinhar a antena dele ou retirar de frente de obstáculos, pois tem que ficar abaixo de -70 entre -55 a -67, isso também causa latência na rede.

bom, para verificar estes niveis de sinal, a rb e produtos ubiquiti entre outros dar estas opções de monitorar o sinal do cliente, agora alguns rádios não lhe dão estas opções, aí entra a questão de você substituir para ter melhor controle de qualidade sobre seus clientes conectados.

Tópicos Similares

1. ESTOU COM UM PROBLEMA DE PING ALTO NOS MEUS CLIENTES.
    Por brunofaglioni no fórum Redes
    Respostas: 6
    Último Post: 18-05-2011, 11:54
  2. Problemas de ping no Tsunami BSU e SU
    Por zeobh no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 30-08-2008, 15:38
  3. Respostas: 41
    Último Post: 17-08-2008, 23:11
  4. Problemas de ping alto com AP mikrotik.
    Por GIGANET no fórum Redes
    Respostas: 15
    Último Post: 07-08-2007, 08:19
  5. Problemas de ping alto em POP
    Por nataniel no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 05-09-2005, 08:53

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L