Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. Olá pessoal,
    Gostaria de abusar da experiência de vocês para conseguir um melhor resultado na reestruturação do meu pop.

    1°) Endentendo a atual estrutura 2.4:
    Bom, a atual estrutura é bem simples, estou começando e como de costume, tentando conseguir um melhor custo benefício.
    Atualmente tenho uma torre, com 3 painéis 17 dbi da Wirelink, tenho uma RB433AH gerenciando tudo, nessa RB uso 3 cartões, um Engenius 600mw (setado em 10 dBm, lí a respeito do erro que faz com que ele some +10 dBm), um cartão CM9, setado em 18 dBm e um outro cartão que comprei às pressas pq um dos Engenius morreu, não sei qual é, mas tem chip AR5213 e tem apenas 100mw, e só pra constar, é o meu melhor cartão, setado em 18dBm também.
    O link (por enquanto um ADSL 10Mega, já estou levantando um bom preço para dedicado) entra na RB, que está ligada a um modem, naturalmente em bridge. Os 3 cartões estão configurados em uma única bridge (algum problema nisso?).

    2°) O que pretendo fazer:
    Pretendo retirar os cartões da RB433AH, colocar 3 RBs 411 e gerenciar com uma outra RB, no pé da torre.
    Aí começam as dúvidas!

    1°) Posso continuar usando a RB433AH para gerenciar? Penso se seria possível ligar as 411 em um switch de boa qualidade e ligar o switch na 433AH, já que ela não tem portas suficientes pra gerenciar as 3 outras RBs. Sei que o certo seria uma outra RB, uma 450G, talvez, mas gostaria de gastar aos poucos.

    2°) É necessário que seja uma 411AH ou pode ser a 411 nível 3? Ela estando em bridge, precisa ter a licença nível 4?

    3°) Penso em trocar esses cartões pelo R52h, até desconfio que esse meu cartão bom seja o R52 (sem H).

    Bom, durante as respostas certamente surgirão mais dúvidas. Já agradeço de antemão.

  2. olha vc pode sim gerenciar essa rede com a rb433ah, até prq tem boa memoria e processamento, e tbm pode usar um switch de boa qualidade entre as rbs, para transmissão vc usa um conjunto tipo rb411ah + cartão de sua preferencia, tendo em vista q a rb411 sitada acima não faz ap, dessa forma vc teria uma restruturação dentro do que vc prentende...



  3. Obrigado pela resposta, então é mais ou menos isso que pretendia. À primeira vista não muda muta coisa, mas na verdade já diminui a interferência interna, apesar de que não vem me prejudicando tanto assim, mas minha região é extremamente poluída. Também vou usar fontes individuais, quero maximizar cada ponto de acesso.

  4. estou querendo montar uma estrutura muito parecida com essa que vc tem atualmente
    so que estou meio na duvida e gostaria de saber quantos clientes vc tem nessa rb???e qual é o metodo de autenticação??e como fica o sinal em clientes com menos de 50 metros da torre?
    a minha ideia era colocar uma rb 433ah com 3 cartões r52h ligados em paineis de 17 dbi wirelink.para mandar sinal e fazer o controle por hotspot.mas vi que tem umas rbs novas:493g e 435g que tem mais memoria que a 433ah e por um preço bom.



  5. Bom, eu tenho apenas 30 clientes, nunca ficou mais de 20 online, sendo que um dos cartões é responsável por 80% dos clientes.
    Até que tá bom, clientes próximos à torre não estão dando muito problema pq a torre não é muito alta, tem uns 25 metros.
    Só não tá melhor pq peguei uns clientes que já possuiam kits, antenas velhas que mesmo com visada excelente estão com o sinal ruim e estão ferrando a rede em alguns momentos. Tenho uma cliente com visada perfeita mas tá conectando a -78! As vezes o throughput dela cai pra 600kbps, aí a rede senta! Vou tentar resolver isso amanhã, se for mesmo a antena (o que desconfio, já que troquei o cabo que estava com o conector estragado), e se eles não quiserem outra (penso em colocar um CPE OIW), vou cancelar o contrato.

    A questão dos 3 cartões na mesma RB é que pode gerar interferência, e eu acho que gera mesmo, as vezes pego o sinal de um painel que está de costas pro local onde estou, isso a uma distância razoável, acho que não é a antena que está vazando, acho que o sinal se irradia pelo pigtail dentro da caixa hermética, afinal, são apenas centímetros de distância.

    Apesar de que não percebi nenhum problema relativo à minha própria interferência, mesmo pq uso potências baixas.






Tópicos Similares

  1. Respostas: 25
    Último Post: 31-07-2013, 19:02
  2. Respostas: 3
    Último Post: 19-10-2007, 13:12
  3. Alguém me ajuda? Autenticação do Velox Empresarial mudou
    Por PRISCILASCHU no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 6
    Último Post: 16-05-2006, 13:07
  4. Reestruturação do Server
    Por g.kind no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 20-03-2006, 15:23
  5. Ajuda "repartição do HD Linux"
    Por DDC no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 6
    Último Post: 12-07-2004, 23:42

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L