Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão re: 10 Ghz é Liberado para Uso? Power Bridge M10

    Bom, quanto a sincronização fico devendo, não vou saber dar a resposta certa mas... por experiência e pelo que me baseei do livro da Cisco CCNA (calma, ainda estou estudando e bem no começo :P ), a latência é proporcional ao tamanho do cabo e a "velocidade" da rede.
    Uma rede 10/100 tem uma latência X
    Uma rede 10/100/1000 tem uma latência 10 vezes menor que X
    Em ambos, consideraremos o mesmo tamanho de cabo.

    O ping no segundo caso em teoria deveria ser 10 menor que o do primeiro caso. Claro, tudo é teoria, e não vou saber explicar tecnicamente, mas a ideia é essa.

    E sim, eu pensei justamente em Aps como o Rocket que tem interface WLan de 300 Mbps, em cartões de 100 Mbps não vejo vantagem, salvo se a RB tiver mais de um.

    E essa também é uma dúvida que tenho: compensa subir um Switch Gigabit para a torre sabendo que todos os meus APs são FastEthernet, subir um Switch com uma porta Gigabit para fazer o enlace com o Switch Gigabit principal, subir uma RB 750G ou 450G, ou um Switch FastEthernet?

    E voltando ao equipamento e a frequência, se ele passar mais de 150 Mbps de dados a curta distância uma portinha Gigabit faz sentido ai sim

  2. #22

    Padrão re: 10 Ghz é Liberado para Uso? Power Bridge M10

    num tô entendendo nada!!

  3. #23

    Padrão re: 10 Ghz é Liberado para Uso? Power Bridge M10

    Não entendeu nada de qual post?

  4. #24

    Padrão re: 10 Ghz é Liberado para Uso? Power Bridge M10

    Regulamento da Faixa: PDFF - PLANO DE DESTINAÇÃO DA FAIXA 10GHZ e Regulamento de Canalização de 3,5Ghz e 10Ghz: Imprensa Nacional - Visualização dos Jornais Oficiais

    Consulta feita no FOCUS da ANATEL sobre frequências destinadas ao SCM como 3,5Ghz e 10Ghz:

    ::. Histórico Solicitação
    Data Detalhamento
    14/12/2011
    Solicitação encaminhada à Anatel .
    14/12/2011
    O usuário complementou a solicitação com a seguinte informação: Retificando a RESOLUÇÃO No 537 de 17 DE FEVEREIRO DE 2010.
    14/12/2011
    Diagnóstico alterado de "Pedido de Informação--Serviços da Anatel--Atendimento--Outros" para "Pedido de Informação--Serviço de Comunicação Multimídia--Internet Via Rádio--Frequência" Observação:RECLASSIFICADA CONFORME ASSUNTO RELATADO.
    14/12/2011
    Solicitação reencaminhada de Gerência de Autorização para PVSTA
    Observação:REENCAMINHADA PARA TRATAMENTO
    15/12/2011
    15/12/2011
    Solicitação Recebida pelo(a) ANATEL
    15/12/2011
    Prezado Sr.,



    Informamos que para a obtenção da autorização do uso da radiofrequencia de interesse, é necessário que a empresa participe de um processo licitatório, cujos critérios ainda estão em definição por esta Agência. Novas informações que surgirem quanto ao andamento desta licitação serão publicadas no endereço eletrônico Portal Anatel.



    Gerência de Autorização.
    15/12/2011
    Solicitação concluída.

    Anexo relacionado a pergunta: http://focus.anatel.gov.br/focus/Tra...question%2Epdf

  5. #25

    Padrão Re: 10 Ghz é Liberado para Uso? Power Bridge M10

    a final esse canal é restrito somente aberto quanto á licitação da ANATEL que deve ser uma fortuna!!

  6. #26

    Padrão Re: 10 Ghz é Liberado para Uso? Power Bridge M10

    Citação Postado originalmente por teletanbs Ver Post
    a final esse canal é restrito somente aberto quanto á licitação da ANATEL que deve ser uma fortuna!!
    Como essa faixa já foi abandonada pelas tecnologias LTE e WiMAX, pode ser que não custe caro não, especialmente se tiver um mecanismo de 2a. rodada por preço de PPDUR caso a 1a. fique vazia.

  7. #27

    Padrão Re: 10 Ghz é Liberado para Uso? Power Bridge M10

    Sei lá, vejo mais uma frequência na mãos das grandes Telecoms, alijando ainda mais o pequeno provedor legalizado.

  8. #28

    Padrão Re: 10 Ghz é Liberado para Uso? Power Bridge M10

    Citação Postado originalmente por Velhinho Ver Post
    Sei lá, vejo mais uma frequência na mãos das grandes Telecoms, alijando ainda mais o pequeno provedor legalizado.
    Mas se todos os provedores legalizados de uma região quiserem todo o espectro disponível em 10.5 GHz, quem deve ficar com ele ?

  9. #29

    Padrão Re: 10 Ghz é Liberado para Uso? Power Bridge M10

    Citação Postado originalmente por rubensk Ver Post
    Mas se todos os provedores legalizados de uma região quiserem todo o espectro disponível em 10.5 GHz, quem deve ficar com ele ?
    eu achava que deveria existir uma frequencia que poderia ser usado somente pelos SCM.
    assim como existem faixas de frenquencia destinados a outros servicos.

  10. #30

    Padrão Re: 10 Ghz é Liberado para Uso? Power Bridge M10

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    eu achava que deveria existir uma frequencia que poderia ser usado somente pelos SCM.
    assim como existem faixas de frenquencia destinados a outros servicos.
    Todas as grandes operadoras também tem licença SCM... elas são tão SCMs quanto os médios e pequenos.

  11. #31

    Padrão Re: 10 Ghz é Liberado para Uso? Power Bridge M10

    Citação Postado originalmente por rubensk Ver Post
    Todas as grandes operadoras também tem licença SCM... elas são tão SCMs quanto os médios e pequenos.
    acho que voce nao me entendeu...
    o SCM nao possui nenhuma frequencia destinado exclusivamente para o scm, frequencia primaria.
    trabalhamos em cima da frequencia livre, radiacao restrita.
    o qual pode ser usado por diversos outros... desde telefone sem fio, baba eletronica, ate camera de vigilancia sem fio.
    por clientes empresariais, governamental ou ate mesmo residencial.

    enquanto varios outros servicos possuem uma faixa destinado exclusivamente para eles, sem concorrencia de espaco, de frequencia.

    conseguiu me comprender?
    acho que deveria existir uma faixa de frenquencia destinado ao uso do SCM (nao importa a aplicacao)

  12. #32

    Padrão Re: 10 Ghz é Liberado para Uso? Power Bridge M10

    Citação Postado originalmente por rubensk Ver Post
    Todas as grandes operadoras também tem licença SCM... elas são tão SCMs quanto os médios e pequenos.
    Não é bem assim Rubens, elas conseguiram ser SCM assim como nós usando o poder econômico delas. A LGT proibia exercer atividade econômica que não era objeto da concessão:

    A LGT dizia: Art. 86. A concessão somente poderá ser outorgada a empresa constituída segundo as leis brasileiras, com sede e administração no País, criada para explorar exclusivamente os serviços de telecomunicações objeto da concessão.

    A bancada de duputados que representam as Teles criaram uma lei para alterar esse artigo, recente, mais precisamente com LEI Nº 12.485, DE 12 DE SETEMBRO DE 2011. Elas trabalhavam na ilegalidade e não houve nenhum PADO em relação a isso, infelizmente não vale a pena a gente esquentar a cabeça com isso, porque as Teles sempre vão estar a nossa frente por força política e econômica, alguém acha que essa mudança foi de graça:

    Art. 86. A concessão somente poderá ser outorgada a empresa constituída segundo as leis brasileiras, com sede e administração no País, criada para explorar exclusivamente serviços de telecomunicações.
    (Redação dada pela Lei nº 12485, de 2011)

  13. #33

    Padrão Re: 10 Ghz é Liberado para Uso? Power Bridge M10

    Em resumo, Kleber, a expressão "objeto da concessão" deve ter custado uma fortuna para as teles.

    Quanto a isso, já houve tentativas da Abramulti contra a Anatel ter liberado SCM para as teles, já que a concessão não preve outra outorga para quem já tem uma.

    Teria que ver se este detalhe também foi alterado.

  14. #34

    Padrão Re: 10 Ghz é Liberado para Uso? Power Bridge M10

    E deve ter sido por causa dessas tentativas que as Teles se mexeram para alterar esse artigo que existia desde 1997. Agora vai uma ME ou EPP SCM usar uma frequência que não pode... PADO e cadei para o dono.

  15. #35

    Padrão Re: 10 Ghz é Liberado para Uso? Power Bridge M10

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    acho que voce nao me entendeu...
    o SCM nao possui nenhuma frequencia destinado exclusivamente para o scm, frequencia primaria.
    trabalhamos em cima da frequencia livre, radiacao restrita.
    o qual pode ser usado por diversos outros... desde telefone sem fio, baba eletronica, ate camera de vigilancia sem fio.
    por clientes empresariais, governamental ou ate mesmo residencial.

    enquanto varios outros servicos possuem uma faixa destinado exclusivamente para eles, sem concorrencia de espaco, de frequencia.

    conseguiu me comprender?
    acho que deveria existir uma faixa de frenquencia destinado ao uso do SCM (nao importa a aplicacao)
    Quem disse o SCM é só para Internet ? Todas as aplicações que você citou são perfeitamente válidas no SCM e quando feitas fora dos limites de uma edificação usando recursos de telecom requere sim SCM.

    Quem disse que SCM só usa frequência não-licenciada ? Todas as frequências licenciadas que são permitidas para "serviço fixo" permitem seu uso por SCMs.

    Eu acho que você está confundindo pequeno provedor de Internet com SCM.

  16. #36

    Padrão Re: 10 Ghz é Liberado para Uso? Power Bridge M10

    Citação Postado originalmente por kleberbrasil Ver Post
    Não é bem assim Rubens, elas conseguiram ser SCM assim como nós usando o poder econômico delas. A LGT proibia exercer atividade econômica que não era objeto da concessão:

    A LGT dizia: Art. 86. A concessão somente poderá ser outorgada a empresa constituída segundo as leis brasileiras, com sede e administração no País, criada para explorar exclusivamente os serviços de telecomunicações objeto da concessão.

    A bancada de duputados que representam as Teles criaram uma lei para alterar esse artigo, recente, mais precisamente com LEI Nº 12.485, DE 12 DE SETEMBRO DE 2011. Elas trabalhavam na ilegalidade e não houve nenhum PADO em relação a isso, infelizmente não vale a pena a gente esquentar a cabeça com isso, porque as Teles sempre vão estar a nossa frente por força política e econômica, alguém acha que essa mudança foi de graça:

    Art. 86. A concessão somente poderá ser outorgada a empresa constituída segundo as leis brasileiras, com sede e administração no País, criada para explorar exclusivamente serviços de telecomunicações.
    (Redação dada pela Lei nº 12485, de 2011)
    Antes mesmo da mudança na LGT as teles já tinham solução para isso, que é ter uma empresa separada para outorgas que não as da concessão. A Telefônica Empresas existiu por muito tempo graças a isso e o conchavo aqui era o preço "camarada" que a Telesp (concessionária) cobrava pelos seus serviços enquanto enfiava a faca nos outros, mas não era em si uma operação que ferisse a LGT (e sim as leis de defesa da concorrência).

  17. #37

    Padrão Re: 10 Ghz é Liberado para Uso? Power Bridge M10

    Citação Postado originalmente por rubensk Ver Post
    Antes mesmo da mudança na LGT as teles já tinham solução para isso, que é ter uma empresa separada para outorgas que não as da concessão. A Telefônica Empresas existiu por muito tempo graças a isso e o conchavo aqui era o preço "camarada" que a Telesp (concessionária) cobrava pelos seus serviços enquanto enfiava a faca nos outros, mas não era em si uma operação que ferisse a LGT (e sim as leis de defesa da concorrência).
    Isso ocorreu porque o Conselho Administrativo de Defesa Econômica - CADE fez vistas grossas, a criação dessas empresas não tiveram o aval dessa instituição, como é previsto na LGT:
    Art. 7° As normas gerais de proteção à ordem econômica são aplicáveis ao setor de telecomunicações, quando não conflitarem com o disposto nesta Lei.
    § 1º Os atos envolvendo prestadora de serviço de telecomunicações, no regime público ou privado, que visem a qualquer forma de concentração econômica, inclusive mediante fusão ou incorporação de empresas, constituição de sociedade para exercer o controle de empresas ou qualquer forma de agrupamento societário, ficam submetidos aos controles, procedimentos e condicionamentos previstos nas normas gerais de proteção à ordem econômica.
    § 2° Os atos de que trata o parágrafo anterior serão submetidos à apreciação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica - CADE, por meio do órgão regulador.

  18. #38

    Padrão Re: 10 Ghz é Liberado para Uso? Power Bridge M10

    Lembrando que a fusão da BRT e OI só foi consolidada depois que o Congresso votou uma alteração na legislação.
    Mas até hoje as notas fiscais da OI vem com o timbre da BrasilTelecom S/A . Ela não deixou de existir. Simplesmente o controle dela passou para a OI.

    Nunca vimos uma concentração de poder econômico na área, de uma forma tão intensa.

    Quando se lê a legislação quase sempre nos artigos iniciais é citado a proteção ao consumidor e o incentivo a livre concorrência. Mas o que vemos na prática é bem diferente.
    Nem vou citar outros setores onde o Poder Federal tem agido de forma ditatorial para não fugir do tema.
    Mas esta é uma prática comum faz algumas décadas.