Página 1 de 7 123456 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Caros Colegas,

De todas as exigências a serem cumpridas para a obtenção de autorização de SCM, uma das que mais emperra ao postulante à Autorizado de SCM é a obrigação de ter a sua empresa registrada no CREA da jurisdição.

Além do custo do registro, ainda tem os custos dos encargos mensais com o profissional, seja engenheiro, tecnólogo ou técnico.

Ao meus clientes eu sugiro que façam um curso técnico (seja presencial ou on-line) que de direito ao registro no CREA e que ele mesmo seja o seu responsável técnico. Os custos com o curso, serão amortizados com os salários dos RT que não terá mais que pagar.

Caso faça um curso de técnico em eletrônica ou telecomunicações e precise de um serviço profissional de engenheiro, vc contrata um para realizar o serviço.

Não estou aqui para tirar o emprego de ninguém, mas acho que já é muito alto o custo para a Autorização de SCM e quanto mais despesas vc pode evitar, melhor.

Sugestões de cursos:
    Um dos que eu conheço é o Instituto Monitor: Curso Técnico em Eletrônica - CREA - Estude online

Porém antes de fazer, para não perder tempo e nem dinheiro, verifique junto ao CREA do seu estado se aceitam o diploma desta empresa, porque cada CREA é de um jeito. Isso serve para qualquer empresa. Verifiquem se é realmente aceito pelo CREA, pois muitos indicam no site que o CREA reconhece, mas pode ser enganação.

Caso conheçam outros cursos, indiquem abaixo.

Abs

2.    Publicidade

3. Amigo Alvaro sou tecnico em eletronica com diploma reconhecido pelo MEC numa escola com reconheciemnto em todo o estado de Santa Catarina tenho o CREA e tudo, mas o CREA de Santa Catarina nao aceitou eu ser responsavel pela minha empresa tive q procurar um engenheiro, ou seja os 4 anos de curso em tempo integral nao servio srsr, gostaria de saber mais como posso fazer para ficar responsavel pela minha empresa e se isto procede que cada estado tem sua forma de aceitar os profissionais para responsavel de SCM, na meu diploma e grade curricular tinhamos matérias de telecomunicoes. Poderia me orientar nisso.

4. Olha amigo, cada CREA age de um jeito.

O único que eu conheço que está com essa imposição de ser só engenheiro ou tecnólogo é o CREA de SC. Se tem outro CREA não tive conhecimento.

De acordo com a RESOLUÇÃO Nº 336, de 27 outubro 1989, do CONFEA, Artigo 6º, que diz:
    (..) Art. 6º - A pessoa jurídica, para efeito da presente Resolução, que requer registro ou visto em qualquer Conselho Regional, deve apresentar responsável técnico que mantenha residência em local que, a critério do CREA, torne praticável a sua participação efetiva nas atividades que a pessoa jurídica pretenda exercer na jurisdição do respectivo órgão regional.(...)

Isso quer dizer que qualquer CREA pode definir qual profissional pode ou não ser responsável técnico pela empresa na referida modalidade de serviço.

Uma sugestão que dou é que entre com um questionamento formal junto ao CREA SC,sobre a obrigatoriedade de ser apenas engenheiro ou tecnólogo, tendo em vista que outros CREAs do Brasil aceitam e alem disso, a sua formação técnica e totalmente capaz para assumir a Responsabilidade Técnica para provedores de acesso de internet.

Abs
    Última edição por EngenheiroAlvaro; 04-12-2011 às 13:07. Razão: correção do texto

5. Vale ressaltar que é mais facil um CREA aceitar um profissional na area de Telecomunicacao do que Eletrica/Eletronica.
    Ja vi CREA negando Tec. Eletronica, mas aceitando Tec. Telecomunicacao.

Outro local que sei que te o Curso (Online) é o Colegio Polivalente:
    Curso Técnico em Telecomunicações

Conforme relato deles, eles possuem cadastro no CONFEA, que da direito ao CREA em qualquer Estado (Algo assim, nao entendi direito quando eles me disseram por telefone).

6. Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    Vale ressaltar que é mais facil um CREA aceitar um profissional na area de Telecomunicacao do que Eletrica/Eletronica.
    Ja vi CREA negando Tec. Eletronica, mas aceitando Tec. Telecomunicacao.

Outro local que sei que te o Curso (Online) é o Colegio Polivalente:
    Curso Técnico em Telecomunicações

Conforme relato deles, eles possuem cadastro no CONFEA, que da direito ao CREA em qualquer Estado (Algo assim, nao entendi direito quando eles me disseram por telefone).
    O que deixa loco com isto, eu que o curso q fiz eram 3 anos de cursos 1 de estagio, com apresentacao de trabalho de conclusao de curso e na grade curricular tinhamos telefonia e telecomunicaçao.
    E mesmo assim regeitaram eu tendo o crea por que eu fui responsavel tecnico de uma empresa de informatica que era autoriazada de varias bandeiras inclusive HP.

Mas vou fazer como o amigo engenheiro alvaro falou.

Obrigado

7.    Publicidade

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L