Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. Boa tarde Pessoal,

    Há um bom tempo eu venho monitorando o funcionamento do meu servidor.
    Eu uso uma RB450G e ela suporta bem meus 100 clientes simultaneos.

    Só que eu encontrei algo muito curioso. As vezes, quando monitorava o servidor, a taxa da CPU subia para algo em torno de 98% e após poucos minutos ela caia novamente para a taxa normal (25 - 30%). Monitorando as alterações que aconteciam durante esse periodo, verifiquei que esse UP está relacionado a usuários HOST (Hotspot) que trafegavam sem autenticação. Velocidades essas próximas de 600K download, que acredito serem solicitações, pois não é possível trafegar sem autenticação. Utilizo autenticação via radius, mk-auth.

    Muitas vezes esse trafégo acontecia alguns segundos ou minutos antes que o usuário realizasse o log in e outras acontecia mesmo depois que o usuário era derrubado via timeout ou keepalive. Verifique que isso acontece com uma quantidade muito pouca de usuários, tendo até alguns reincidentes. Eu acabo add no ip binding por 15s e depois desabilito a regra. Assim eles não retornam para o Host, mas as vezes tenho que manter por um tempo superior a 1min para resolver.

    Aos que conhecessem bem o mikrotik, isso é normal? Existe alguma conifguração que limite a taxa de dados de usuários HOST, sem autenticalção? Talvez a saida seria liberar um trafego pequeno apenas para autenticar.

    Muito obrigado e no aguardo de alguma ajuda.

  2. simples demais, esta botando um elefante em cima de uma formiga.... essas rb ai alem de serem mentirosas , tambem nao fazem milagres,, o processador dela diz ser uma coisa e é outra ok,,, troca ela por um pc, pode ser ate um celeronzin ,.. pronto ... ai vai ter procesamento de sobra pra 1.000 clientes .. ai no caso ja vai tar rico ...



  3. Beleza. Com a alteração dita eu acredito que resolva sim, pois vejo em servidores em PC o uso da CPU bem inferior. Meu pensamento seria add alguma regra para solucionar esse problema. Gosto tanto das RB quando dos servidores em PC. Esse foi o primeiro "problema" com RB que tive, além de economicas já vem com licença. Eu vou pesquisar um pouco mais e quando esgotar as soluções, terei que migrar para o PC mesmo com aquisição de uma licença para os mesmos.

    Muito obrigado pela dica.

  4. irmao é ano novo ... tenho uma versao 3.22 que roda bem ...se quiser te mando ... uma mao lava a outra ok ... e com ate um k6 voce faz um super server , ou seja , no final das contas sai é de graça... flw abraço..



  5. Citação Postado originalmente por julinribeiro Ver Post
    irmao é ano novo ... tenho uma versao 3.22 que roda bem ...se quiser te mando ... uma mao lava a outra ok ... e com ate um k6 voce faz um super server , ou seja , no final das contas sai é de graça... flw abraço..
    Não é melhor usar a última versão estável (5.alguma coisa)?






Tópicos Similares

  1. DNS consumindo muito processamento RB2011
    Por mandrakexp no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 24-06-2014, 22:46
  2. foreach consumindo muito o processamento do servidor
    Por Vaza no fórum Linguagens de Programação
    Respostas: 4
    Último Post: 23-02-2010, 11:58
  3. Squid consumindo muito processamento da CPU
    Por nikolas no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 8
    Último Post: 31-03-2005, 17:50
  4. usuario.host.com.br
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 21-03-2003, 08:48
  5. Qmail - So recebe mensagems - usuario@host.dominio.com.br
    Por ebortolin no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 31-05-2002, 16:57

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L