+ Responder ao Tópico



  1. #1
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.104
    Posts de Blog
    1

    Padrão Equipamentos Danificados por Chuva

    uffa hoje foi um dia corrido ,a chuva de ontem a noite aqui em são paulo causou um estrago .
    queimou switch ,airgrid ,nano afff .
    amanhã faço um relatorio de tudo que queimou .

  2. #2
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.985
    Posts de Blog
    5

    Padrão re: Equipamentos Danificados por Chuva

    Foda o povo que perdeu casa, perdeu móvel, perdeu a vida...



  3. #3

    Padrão re: Equipamentos Danificados por Chuva

    Dependendo o produto pode aterrar o que for que não vai dar certo, o campo eletrostático ultrapassa essas caixinhas de plastico das nanos, airgrid e rocket danificando componente mais sensíveis como processador ou memoria, inutilizando o mesmo, já o hardware mikrotik pode ser acondicionado em caixas de metal que podem ser aterradas melhorando muito esse tipo de problema, nas torres tudo bem da-se um jeito mas nos clientes continua esse tipo de problema.... Aqui Ainda bem já são 2 anos sem problemas... porém houve uma mudança brusca em nossos equipamentos e forma de instala-los... hoje problema só no cliente...

  4. #4

    Padrão re: Equipamentos Danificados por Chuva

    O correto é fazer aterramento de toda instalação elétrica não somente dos equipamentos, pois não adianata nada se o surto vier da rede da externa e claro todas as ligações possui disjuntores para cairem nestes casos.
    Ontêm um ponto de acesso meu caiu pois o disjuntor desligou e a rede ficou pela bateria e caiu após 4 horas por falta de energia.

    trabalho da seguuinte forma

    R - rede elértica | ED - Equipamento de distribuição | B - baterias/nobreaks | D - Disjuntor

    R ---- D ---- B ----- D ----- ED

    Desta forma se o surto vier da rua o disjuntor desliga antes de chegar nos equipametos e vir pelos equipamentos desliga antes de passar para dentro.
    Tem dado certo e graças a Deus ja me economizou uma boa grana.

    Abraços



  5. #5

    Padrão re: Equipamentos Danificados por Chuva

    Muito mais fácil que aterramento seria utilizar modulo isolador, ao menos nas torres, porém isso protegeria contra diversos surtos da rede elétrica, e não de tempestades eletromagnéticas que estão cada vez mais frequentes a medida que aproximamos de 2012...rsss

    Quanto a estática gerada pelas tempestades, ou descargas atmosféricas, essa tecnologia eletrônica atual é completamente vulnerável, não há nada a fazer.

    Já quanto as variações da rede elétrica que também podem ser afetadas E MUITO por descargas eletromagnéticas proveniente do sol, o módulo isolador pode ajudar muito, por que é melhor perder um módulo isolador, do que os hardwares da torre.

  6. #6
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.104
    Posts de Blog
    1

    Padrão re: Equipamentos Danificados por Chuva

    esta certo ,equipamento a gente substitui uma vida nunca mas sera substituida.



  7. #7
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Equipamentos Danificados por Chuva

    Nem me fala ja tive problemas tambem com tempestade e sei o quanto doi no bolso e quanto reflete nos clientes isto, e sobre vida esta nao se conserta e uma perda permanente, estava escultando o jornal hj de uma casa q foi atingida e pegou fogo destruindo tudo.

  8. #8

    Padrão Re: Equipamentos Danificados por Chuva

    Pessoal, vai uma dica para quem está perdendo equipamentos:

    1º - evite fazer "varal" com cabo utp, passando cabo aéreo de um ponto para outro. Cabo aéreo vira uma "antena" para captar raio. Tente passar o cabo pelo menos encostado no chão, é melhor do que aéreo quando assunto é raio e não tiver outra forma.
    2º - Utilize cabos STP, que são blindados, mas precisam ser aterrados para obter a performance esperada, é claro que se for-mos aterrar cliente por cliente com astes de cobre não compesará, mas pelo menos aterrem no próprio suporte de fixação da antena ou estrrutura metálica ou em qualquer outro local onde há grande volume de ferragens. Não que o equipamento estará aterrado mas não haverá diferença de potencial entre as ferragens e o seu cabo, e isso já vai ajudar muuuuuito na hora do raio escolher onde ele vai cair.

    Tenho uma torre de 40metros em em cima de uma mina de minério de ferro, há 5 anos queimava equipamentos em toda chuva. Depois que adotei algumas medidas como essas aí à cima, já faz mais de 1ano que não queima nada, e olha que as chuvas aqui estão castigando também...

    Espero ter ajudado.



  9. #9

    Padrão Re: Equipamentos Danificados por Chuva

    Ola pessoal,

    No inicio tinhamos muitos problemas com queima de equipamentos ou problemas na interface de rede, todos nossos pontos atualmente possuem tomada de 3 pinos, o pino terra descemos um cabo elétrico até o terra do imovel ou senão colocamos um varão de cobre (2 metros), obviamente muito equipamentos não possuem o 3 pino do terra, no entento tambem utilizamos cabo blindado onde a descarga vai encontrar um equipamento aterrado.

    Nesta época de dezembro até março era uma época que ficavamos muito apreensivo, pois sempre acontecia este problema, em uma torre que sempre faziamos reparo por este motivo, depois da troca, fazem 18 meses que não mexo por este motivo.

    Um Feliz Natal e Ótimos Negocios em 2012.


    Anderson

  10. #10

    Padrão Re: Equipamentos Danificados por Chuva

    Na minha torre estou usando tubos galvanizado para passar todos os cabos até o alto da torre e isto evita bastante a queima de equipamentos.

    os cabos de rede blindados tambem ajudam.

    David P. Santos