+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda com OSPF iniciante!

    Ola galera, olha minha situação é a seguinte hoje tenho uma rede praticamente em estrela onde cada ponta da estrele é um pop com RB, uso roteamento estático, não tenho problema com broadcast na rede o concentrador do meu link é uma rb450g quando quero fazer um novo ponto crio uma nova rota para aquele ponto tudo IP valido tenho um /24, qual seria a vantagem de colocar OSPF? seria facil com as rotas que crio manual?

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda com OSPF iniciante!

    Aqui na rede uso OSPF eu tenho mais de uma opcao para os POP entregarem internet para o cliente, ou seja pode cair um ponto a ponto que o POP nao ficara sem acesso a internet pois com o OSPF ele identificara que o Link caiu e ira passar por outra rota.

    Tmb tem o recurso de usar o menor caminho "Menor Custo" posso mudar estes valores forcando o roteamento por outro caminho.

    Dependendo da topologia havera reducao de saltos entre roteadores para chegar ao mesmo destino.

    Os roteadores conhecem toda a rede e se eu remover um POP a publicacao para os demais roteadores e dinamico nao preciso ir alterando na unha.

    nao sou fera mas esta ai foi o que pensei de imediato

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda com OSPF iniciante!

    Minha rede era em bridge, e migramos para OSPF, após tudo feito implementamos enlaces redundantes, ficou muito bom, uso Quagga no servidor e todos routes Mikrotik com OSPF. Recomendo uma serie de testes em banca antes de passar para a implementação. Vá fazendo das pontas até chegar no servidor. É possível ir migrando aos poucos.

  4. #4
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão Re: Ajuda com OSPF iniciante!

    que tipo de ajuda você quer?
    aconselho primeira você definir tudo no papel(vision) desenhar entender como vai ficar dividir as áreas conforme você achar melhor e se quiser coloca pra nos analizar-mos fica mais facil de ajuda-lo