+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Tutorial: Gerenciando HotSpot com User Manager

    Bom galera passei tempo procurando por isso e agora gostaria de compartilhar um tutorial bacana do hotspot com user manager.


    Gerenciando hotspot com User Manager
    Introdução O User Manager é um sistema de gerenciamento de usuários, que pode ser utilizado para gerenciar: * Usuários HotSpot; * Usuários PPP (PPtP, PPPoE); * Usuários DHCP; * Usuários Wireless; * Usuários RouterOS . Neste tutorial, mostrarei como configurar o User Manager para fazer o gerenciamento dos usuários de um hotspot, partindo do pressuposto que o hotspot já esteja criado no Mikrotik RouterOS. Caso contrário, clique no link abaixo para acessar o tutorial de criação. Mikrotik – Criando um hotspot Pré-requisitos * Pacote user-manager instalado; * Ter pelo menos 32MB de RAM e 2MB de espaço em disco. Para visualizar se o pacote user-manager está instalado, clique emSystem > Packages, conforme a imagem abaixo:

    Mãos à obra! 1. Configurando o HotSpot para usar RADIUS Clique em IP > Hotspot. Na guia Server Profiles, clique no profile do hotspot que terá seus usuários gerenciados pelo User Manager.

    Na guia RADIUS, marque a opção Use RADIUS e confirme em OK.


    2. Configurando o servidor RADIUS Clique em Radius, em seguida clique no botão + para adicionar um novo servidor RADIUS. Em Service, marque a opção hotspot e informe o endereço (Address: 127.0.0.1) e senha (Secret: 123456) do servidor RADIUS.
    3. Configurando o User Manager Em seu navegador digite http://192.168.0.123/userman, login admin, password em branco.
    Agora é preciso informar ao User Manager onde está o servidor RADIUS. Clique em Routers > Add.

    Clique em Credits > Add. Aqui é possível cadastrar créditos, com tempo (Em segundos) e valor determinado. Esta opção é muito útil
    para venda de cartão pré-pago.

    Clique em Users > Add. Informe o nome e senha para o novo usuário. Em Add time, adicone o crédito criado anteriormente, ou unlimitedpara que o usuário não tenha limite de tempo.

    4. Testando o acesso ao hotspot Conecte-se a rede HotSpot e tente acessar um site qualquer, será exibida a imagem abaixo com solicitação de usuário e senha. Entre com as informações do usuário criado no passo anterior.

    5. Informações sobre a conexão Acesse o User Manager, agora é possível verificar que existe um usuário ativo em Active users, clique emShow para veirificar.

    Será exibida a imagem abaixo, com informações sobre os usuários ativos.
    6. Fazendo log off Em seu navegador, digite o endereço do hotspot (http://192.168.1.1). Basta clicar no botão log off.
    Este tutorial não tem a pretensão de cobrir todas as funcionalidades do User Manager, o intúito é apenas mostrar como fazer o gerenciamento básico de usuários de um hotspot.


    Gostaria de mandar um grande abraço ao Andrey Smith , e qualquer duvidas postem ai. abraço


  2. #2
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão re: Tutorial: Gerenciando HotSpot com User Manager

    Muito nobre sua iniciativa amigo



  3. #3

    Padrão Re: Tutorial: Gerenciando HotSpot com User Manager

    Como disse o amigo, o User Manager tem inúmeros recursos que bem explorados são uteis para inúmeras aplicações, tenho por exemplo em Lan Houses com um tela bem modelada. Show de bola mesmo.

  4. #4

    Padrão Re: Tutorial: Gerenciando HotSpot com User Manager

    veja esse video como é facil de configurar