+ Responder ao Tópico



  1. Bom galera passei tempo procurando por isso e agora gostaria de compartilhar um tutorial bacana do hotspot com user manager.


    Gerenciando hotspot com User Manager
    Introdução O User Manager é um sistema de gerenciamento de usuários, que pode ser utilizado para gerenciar: * Usuários HotSpot; * Usuários PPP (PPtP, PPPoE); * Usuários DHCP; * Usuários Wireless; * Usuários RouterOS . Neste tutorial, mostrarei como configurar o User Manager para fazer o gerenciamento dos usuários de um hotspot, partindo do pressuposto que o hotspot já esteja criado no Mikrotik RouterOS. Caso contrário, clique no link abaixo para acessar o tutorial de criação. Mikrotik – Criando um hotspot Pré-requisitos * Pacote user-manager instalado; * Ter pelo menos 32MB de RAM e 2MB de espaço em disco. Para visualizar se o pacote user-manager está instalado, clique emSystem > Packages, conforme a imagem abaixo:

    Mãos à obra! 1. Configurando o HotSpot para usar RADIUS Clique em IP > Hotspot. Na guia Server Profiles, clique no profile do hotspot que terá seus usuários gerenciados pelo User Manager.

    Na guia RADIUS, marque a opção Use RADIUS e confirme em OK.


    2. Configurando o servidor RADIUS Clique em Radius, em seguida clique no botão + para adicionar um novo servidor RADIUS. Em Service, marque a opção hotspot e informe o endereço (Address: 127.0.0.1) e senha (Secret: 123456) do servidor RADIUS.
    3. Configurando o User Manager Em seu navegador digite http://192.168.0.123/userman, login admin, password em branco.
    Agora é preciso informar ao User Manager onde está o servidor RADIUS. Clique em Routers > Add.

    Clique em Credits > Add. Aqui é possível cadastrar créditos, com tempo (Em segundos) e valor determinado. Esta opção é muito útil
    para venda de cartão pré-pago.

    Clique em Users > Add. Informe o nome e senha para o novo usuário. Em Add time, adicone o crédito criado anteriormente, ou unlimitedpara que o usuário não tenha limite de tempo.

    4. Testando o acesso ao hotspot Conecte-se a rede HotSpot e tente acessar um site qualquer, será exibida a imagem abaixo com solicitação de usuário e senha. Entre com as informações do usuário criado no passo anterior.

    5. Informações sobre a conexão Acesse o User Manager, agora é possível verificar que existe um usuário ativo em Active users, clique emShow para veirificar.

    Será exibida a imagem abaixo, com informações sobre os usuários ativos.
    6. Fazendo log off Em seu navegador, digite o endereço do hotspot (http://192.168.1.1). Basta clicar no botão log off.
    Este tutorial não tem a pretensão de cobrir todas as funcionalidades do User Manager, o intúito é apenas mostrar como fazer o gerenciamento básico de usuários de um hotspot.


    Gostaria de mandar um grande abraço ao Andrey Smith , e qualquer duvidas postem ai. abraço


  2. Muito nobre sua iniciativa amigo



  3. Como disse o amigo, o User Manager tem inúmeros recursos que bem explorados são uteis para inúmeras aplicações, tenho por exemplo em Lan Houses com um tela bem modelada. Show de bola mesmo.

  4. veja esse video como é facil de configurar











Tópicos Similares

  1. Hotspot normal e com User Manager
    Por lets no fórum Mikrotik
    Respostas: 6
    Último Post: 16-08-2016, 12:06
  2. Comunicação do Mikrotik com User Manager.
    Por clebinho182 no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 16-06-2014, 08:42
  3. Respostas: 2
    Último Post: 06-07-2010, 17:18
  4. User manager com Hotspot + Repetidora
    Por gulinhaster no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 30-12-2009, 19:59
  5. User Manager + Hotspot (Artigo)
    Por Raniel no fórum Redes
    Respostas: 63
    Último Post: 30-03-2009, 08:14

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L