+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual a Melhor Forma de Montar um Provedor?

    Boa noite.
    caros amigos estou a uns 3 meses estudando como montar um provedor na minha cidade, ja to cuidando da papelada junto da anatel(SCM).Minha duvida principal e em relação a equipamentos,após estudar muitos topicos optei por usar a linha airMax da ubiquiti.
    Como no começo tudo é mais complicado pensei em usar na torre:
    4 Nanostation M5 mimo 5,8 Ghz
    2 Rb mk 750g
    obs: Também pensei na RB 433ah com miniPci ubiquiti tremeRange Xr5(Não queria investir muito porque quando chegar na casa de uns 70 clientes ,iria usar 4 antenas setorial basestation 17 dBi 90 Graus com Rocket.

    E nos cliente
    nonostation Loco M5 mimo 5.8 ou Airgrid M5.
    Iria usar 2 adsl 10 Mb no começo eu teria dois planos padrao
    1-300kbps de down/90 de UP
    2-512 kbps de down/120 de UP, conseguiria colocar uns 40 cliente tranquilo navegando.

    Preciso da ajuda de vc`s, Muito obrigado.

  2. #2

    Padrão re: Qual a Melhor Forma de Montar um Provedor?

    Adsl.
    Desista...pode não ter a qualidade desejada. O link é o combustível do teu negócio.
    Procure buscar link em cidades vizinha, se necessário. Faça parceria com provedores maiores.
    Adsl não pode ser revendida...é crime, tem limite de conexões simultâneas e não te garante banda. E o pior...limita teu crescimento.
    Quanto aos equipamentos,,, são bons. Cada caso é um caso.

  3. #3

    Padrão re: Qual a Melhor Forma de Montar um Provedor?

    A grande dificuldade em começar um provedor não é nem o fato de ter de tirar a SCM ou qual equipamento comprar, sim o link, pois até que o provedor consiga clientes para igualar as despesas no final do mês, provavelmente ja se foi todo o fundo de reserva.
    ADSL realmente não pode ser revendido, mas para muitos é a única solução para começar ou ajudar a igualar a balança no final do mês
    Quem nunca fez isto teve cacife para garantir todo mês o preço do link até a empresa se pagar e gerar pró-labore .

    - Você fez estudo de mercado ?
    - Viabilidade financeira da população para começar com equipamento em 5.8 ?
    - Valor do link dedicado na região ?
    - Ja abriu empresa ?
    - tem CREA ?
    - Servidor de autenticação radius ?
    - Calculo do custo efetivo mensal ?
    - Quantos clientes deverá ter para equilibrar a balança ?

    Estas são algumas das questões mais básicas e vem até mesmo antes de se perguntar quais equipamentos eu devo comprar.

    Abraços

  4. #4

    Padrão re: Qual a Melhor Forma de Montar um Provedor?

    Amigo, respondendo sua pergunta sobre o nanostation M5 na torre posso te dizer:
    Use sem medo! Tenho Pops aqui com 6NanoStation M5 em suporte estrela funcionando perfeitamente com nanoloco M5 e airgrid M5 nos clientes, porém cubro um bairro inteiro com esse cluster, mas o bairro todo não tem 3KM de raio portanto, se tua intenção é usar nano na torre use, mas aproxime do cliente!
    Tu só tem a ganhar!
    Boa sorte!
    *Ah, sobre o adsl vai uma dica: Contrate um dedicado nem que seja de 1Mbit apenas, e faça um bom proxy/cache, aí sim vc pode usar adsl pra ajudar no peso(abrir vídeos YouToba, Lixo do P2P, etc)
    Qlq coisa me dê um toque, posso te indicar alguem pra te faze esse serviço!
    Abraço

  5. #5

    Padrão Re: Qual a Melhor Forma de Montar um Provedor?

    Amigo, faça uma pequena pesquisa aqui no forum, tem muitos tópicos relacionados...
    Under-Linux.Org - Busca Under-Linux.Org

  6. #6

    Padrão Re: Qual a Melhor Forma de Montar um Provedor?

    Bom por ser novo no ramo um pouco leigo tbm, não pensei em tudo isso, mas a empresa ja esta aberta.
    A questão da viabilidade tenho certeza que é possivel por alguns favores.
    1-Serviço atual além de muito caro é ruim.
    2-Não tem responsabilidade, nem organização, fora isso a muitas outras coisas.

    Mas minha duvida realmente fica na questão pra eu conseguir atender um 60 usuario com 4 Nanostation M5 mimo 5,8 Ghz uma Rb mk 750g como e faço um bom proxy/cache.

    Bom o eng que ta cuidando da papelada me falou que a anatel não fiscaliza link.

    Obrigado a todos.

  7. #7

    Padrão Re: Qual a Melhor Forma de Montar um Provedor?

    Bom o eng que ta cuidando da papelada me falou que a anatel não fiscaliza link.
    Se um engenheiro lhe disse isto eles esta totalmente errado!
    Para a Anatel se você quer vender internet você tem de ter um link que possibilite isto POR CONTRATO, isto quer dizer não deve haver proibição de revenda como é o caso das ADSL's.
    Então se quiser ter SCM e até mesmo ser um SVA deverá ter um link dedica ai.

    Abraços

  8. #8

    Padrão Re: Qual a Melhor Forma de Montar um Provedor?

    Se vc naum tem como contratar um link dedicado, comece com que vc tem mesmo....ou seja link ADSL, esta estrutura que vc ta falando que vai começar é muito boa, mas como já foi sitado acima, para cobrir suas despesas vc vai ter que cobrar no valor da instalação os valores dos equipamentos, agora se vc tem um fundo de reserva para fazer um preço barato de instalação vai em frente...

  9. #9

    Padrão Re: Qual a Melhor Forma de Montar um Provedor?

    Sobre a Anatel "não fiscalizar link" é verdade SIM!
    Eles não fiscalizam link, porém para seu negócio estar funcionando eles te cobram o "CONTRATO" do link dedicado que deve estar em seu nome(empresa)
    Agora, se vc tem ADSL na estrutura, eles não fazem nada! A não ser que essa fiscalização seja acompanhada por técnicos da operadora do ADSL, aí sim tu tá enrolado! Porque em contrato tu tem 10.000,00 de multa caso seja pego vendendo/compartilhando o ADSL.
    mas isso é outro assunto que se eu prolongar dará muito pano pra manga, e oque tem de tópico aberto sobre esse assunto aqui no Under não tá escrito!

  10. #10
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Qual a Melhor Forma de Montar um Provedor?

    Se não me falha a memória, teve uma consulta pública sobre qualidade dos serviços de telecomunicações ou SCM (não lembro) e logo, logo (se ainda não saiu), teremos resoluções onde as exigências sobre a prestação do serviço deverá ser fiscalizada. Com DSL como link, ninguém conseguirá atender nem 10% das exigências. Desta forma, penso eu, melhor começar com pé no chão e o mais organizado possível para não ser surpreendido daqui dois ou três meses com um fiscalização e multa "impagável".


    Citação Postado originalmente por PauloMassa Ver Post
    Sobre a Anatel "não fiscalizar link" é verdade SIM!
    Eles não fiscalizam link, porém para seu negócio estar funcionando eles te cobram o "CONTRATO" do link dedicado que deve estar em seu nome(empresa)
    Agora, se vc tem ADSL na estrutura, eles não fazem nada! A não ser que essa fiscalização seja acompanhada por técnicos da operadora do ADSL, aí sim tu tá enrolado! Porque em contrato tu tem 10.000,00 de multa caso seja pego vendendo/compartilhando o ADSL.
    mas isso é outro assunto que se eu prolongar dará muito pano pra manga, e oque tem de tópico aberto sobre esse assunto aqui no Under não tá escrito!

  11. #11

    Padrão Re: Qual a Melhor Forma de Montar um Provedor?

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Se não me falha a memória, teve uma consulta pública sobre qualidade dos serviços de telecomunicações ou SCM (não lembro) e logo, logo (se ainda não saiu), teremos resoluções onde as exigências sobre a prestação do serviço deverá ser fiscalizada. Com DSL como link, ninguém conseguirá atender nem 10% das exigências. Desta forma, penso eu, melhor começar com pé no chão e o mais organizado possível para não ser surpreendido daqui dois ou três meses com um fiscalização e multa "impagável".
    Concordo com vc Sérgio,
    Posso estar falando besteira mas creio que essas novas fiscalizações serão aplicadas a quem aderir ao PNBL, se não me engano li algo sobre isso!
    Porém, na questão da utilizaçao de dsl no provedor, existem casos e casos, no meu caso por exemplo, o dsl não prejudica em nada na qualidade do link, porque o cliente não navega no dsl, ele serve exclusivamente para entregar o .FLV do youtube, temos um balance com 3 DSL's só para entregar .FLV
    Logo então não corremos riscos de sofrer perda de qualidade porque onde o dsl não presta é no UP, que não utilizamos...

  12. #12

    Padrão Re: Qual a Melhor Forma de Montar um Provedor?

    primeiro procure se legalizar é a base de seu negócio o que começa errado termina errado.
    Procure entender do negócio, faça seu caminho é trabalhoso mas compensa não siga a lenda de outras pessoas ou cairás em erro.