Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Amigos.

Estou pesquisando a algum tempo mas não encontrei nada claro o suficiente, até entrei em contato com um Moderador indicado por um companheiro do under mas não obtive retorno, mas vamos a questão:

Hoje trabalho com a Rede totalmente roteada, todos nossos servidores de Roteamento e Autenticação (HotSpot) são mikrotik.
    Trabalho com OSPF e Balancemento oferecido pelo mesmo, Load Balance em alguns enlaces, em outros Tx por um enlace e Rx por outro, em outros ainda Tx por dois enlaces (um sendo a um salto e outro a dois) e Rx por outro (também dois saltos).

Gostaria de saber se existe algum protocolo ou tunelamento sobre IP na qual consiga fazer uma especie de Vlan entre alguns servidores e que mantenha minha rede com OSPF e seus balanceamentos? Vale ressaltar que tem que ser um protocolo que suporte alto trafego (em torno de 80 Mb).

Aguardo sugestões.

2. Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Vai ter que esplicar mais detalhadamente.

Por exemplo : Voce quer que as rotas criadas por esses tuneis sejam anunciados no ospf ? (Faz sentido no seu setup ?)

Voce quer esse tunelamento para que realmente?

Da pra satisfazer esses 80mbit/sec com modulos de kernel como os modulos netgraph do freebsd (Ou seja o tunelamento é feito no proprio kernel). Mas primeiro eu preciso entender o que voce realmente esta fazendo...
    Meu propósito é o seguinte: Possuo um servidor de autenticação em cada cidade. O intuito é fazer um único servidor de autenticação em meu CPD e os servidores de cada cidade ficarem somente para fazer o túnel, concentrando toda a autenticação em um lugar mas sem perder a praticidade e eficiente do OSPF. Mas vale lembrar que minha rede é total em Mikrotik.

3. Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Cara, no mikrotik nao sei, mas no FreeBSD voce faria tuneis com o mpd e eles apareceriam para o sistema como placas de rede comuns, dai o daemon do ospf (se configurado corretamente) anunciaria essas sub redes do mesmo jeito que faria com uma rede fisica real.

Não tem mt mistério.
    Correto, mas meu grande detalhe seria alguma solução em cima de Mikrotik, pois FreeBSD seria de certa forma complica de implantação.

FreeBSD gerenciaria duas ou mais interfaces transparente (bridge)?

4. sua autenticação eh radius ?

voce pode ter o servidor em cada cidade.. sendo proxy(radius) de um concentrador central...

5. Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    sua autenticação eh radius ?
    Sim, minha autenticação é radius.

Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    ... voce pode ter o servidor em cada cidade.. sendo proxy(radius) de um concentrador central...
    Elucide melhor a ideia!

Tópicos Similares

1. outlook - duvida sobre ips
    Por max_mori no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 11-04-2005, 08:35
  2. Roteador para Voz sobre IP
    Por FaberFox no fórum Redes
    Respostas: 6
    Último Post: 17-12-2004, 11:44
  3. VPN x Voz sobre IP
    Por speedfull no fórum Servidores de Rede