Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. Olá amigos! Gostaria da opinião de alguém que já fez essa conta em seu provedor.

    Você vai lá e instala um servidor de cache desses que fazem cache de tudo o que vem na frente (vídeo, jpeg, flash, etc etc etc). O cache está zerado.

    Alguém já mediu a economia de link conforme o tamanho dos arquivos de cache aumenta para ver quando é que não adianta mais guardar arquivos?

    Vou dar um exemplo hipotético: tenho um link de 20 megas full e um cache com 500 gigas de HD.

    Em 30 dias tenho 300 gigas ocupados e 30% de economia de banda.

    Em 40 dias tenho 400 gigas ocupados e 33% de economia de banda.

    Em 50 dias tenho 500 gigas ocupados e com 33,5% de economia de banda.

    Ou seja, nesse caso hipotético, não haveria necessidade urgente de colocar mais um HD de 500 gigas pois meu ganho está até 400 gigas.

    Imagino que quanto mais link e usuários mais HD o cache deve precisar. Porém acredito que deva haver algum número médio disso, digamos um valor x de gigas para cada 100 usuários, por exemplo.

    Alguém já pensou nisso? Já fez alguma medição nesse sentido com seu cache para ver até quando é necessário guardar arquivos?

    Obrigado!
    Fabrício

  2. Tópico interessante.

    Entendo que quanto maior a quantidade de HD maior a possibilidade de economia.

    Os caches do mercado possuem uma programação que quando o HD chega em sua capacidade máxima eles vão apagando os arquivos mais antigos. Só não sei te dizer se eles verificam se este arquivos antigo tem sido usado com frequencia ou não. (para no caso de ser usado constantemente ser preservado no cache).

    Ao fazer cache de windows updade, antivírus, youtube, etc... chega-se próximo aos 50% quando se passa de 500GB de cache.

    Agora fazermos uma conta fechada user x cache x link fica um pouco mais difícil, é igual uma das perguntas mais postadas no fórum: Quantos assinando um link de 4MB aguenta. Resposta: Depende do perfil.

    A economia em minha rede estava na casa de 40% já alguns meses, agora nas férias saltou para 50%... isso porque as pessoas tem mais ou menos o mesmo perfil de navegação.

    Mas enfim, achei interessante o tópico o podemos começar a tentar decifrar tua incógnita.



  3. Olá!

    Então, realmente, quanto maior for o cache, maior será a economia, sempre.

    Eu estou arriscando dizer, tomando em conta o que você falou, que pelo menos 500GB são necessários. Acima disso o ganho não se torna tão expressivo e abaixo a economia não é a ideal ainda!

    Vamos ver o que o pessoal responde!

    Valeu!
    Abraço
    Fabricio

  4. Então, você já fez a medição para ver em torno de quantos GB o seu cache (ou outro que você tenha visto) é efetivamente interessante em questão de economia de link?

    Até quando o cache realmente economiza banda? Estamos em 500GB até o momento!



  5. Depois de muitos meses de silencio.
    Biohazzard esta de volta, e muito mais envenenado.

    Cara, um grande problema de caches como Thunder, Speedr, lusca, BrazilFw etc, é a falta controle " que chamarei atomico" o que significa, carregar de fato somente os arquivos que foram modificados, e não simplesmente a pagina interira, mas somente os itens que componhem as modificaçoes no site, por outro lado os adm de rede estraculam a rede ao maximo, e não deixam uma reserva, BrazilFW tem uma reserva de 2% que para conferior o DNS, ATULIZAÇÕES, mas o infeliz desgraçado do adm aloca esta banda para um cliente, quanto maior o cache, quanto maior o disco, maior será a sua busca o que emplica em lentidão, aposto que você deve estar perguntando por que as grandes teles conseguem fazer isso, e eu não? lá eles utilizam disco 15000 rmp, memorias de alto desempenho, processadores RISC, e sistema dedicado, não é uma simples solução customizado é um uma complexa solução que envolve desenvolvimento de hardware, sistema, e banco de dados. Mais um detalhe aposto que a grande maioria aqui usa placas 100/1000, ele usam 1000/10000, quando usam placas, por que na verdade são slot de conectores de fibra. Para piorar o cenario, uma cache grande so te trará problemas em seu pequeno servidor.

    Desculpa se tirei o seu sonho de montar a maior cache possivel. kkk






Tópicos Similares

  1. Serv. Cache p/ 100MEGAS de link
    Por robertoprovenet no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 6
    Último Post: 09-11-2013, 14:15
  2. Respostas: 22
    Último Post: 25-04-2013, 09:55
  3. Separação de Link e Cache
    Por javavsm no fórum Redes
    Respostas: 7
    Último Post: 08-08-2012, 13:27
  4. Respostas: 33
    Último Post: 14-11-2011, 21:50
  5. Respostas: 8
    Último Post: 27-03-2011, 13:55

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L