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  1. Tenho uns serivdores que eventualmente enviam emails de aviso para mim. Percebi que os referidos emails pararam de chegar, daí desconfiei que os mesmo estivessem em BackList. Verifiquei, e realmente os IPs dos mesmos se encontram nessa situação (BackList). Como resolvo isso? E como faço pra evitar a repetição do ocorrido? Já desbloquiei uma vez isso, mas como faz muitoooooos anos, não me recordo mais.

    Grato e aguardo qualquer orientação.

  2. Amigo, já lidei muito com isso e hoje não é mais minha praia, por vários anos sempre me deparava com as blacklists.

    Olha, pra retirar você terá que fazer a solicitação junto aos adm das blacklists, geralmente pelo próprio site você consegue fazer essa solicitação.

    Uma dica é você verificar a configuração do seu MTA, veja DNS, veja o reverso, o RELAY está fechado? Os usuários só conseguem enviar e-mails através dele se estiverem autenticados? Existem várias ferramentas que fazem esse teste do RELAY, se estiver aberto, esqueça, sempre vai cair em blacklist.

    Não sei qual é o seu MTA, mas eu sempre trabalhei com QMAIL, olha, peguei ele bem mal configurado e consegui ajustá-lo, eu utilizava o SPAMDYKE, é muito eficiente, vai te ajudar em todos os sentidos, pesquise sobre ele, seu funcionamento, como ele trabalha em conjunto com o MTA. Pra você ter uma ideia, depois que passei usar o SPAMDYKE eu desabilitei o spamassassin e o clamav do servidor, diminuiu muito a carga do servidor e SPAM praticamente zero.

    Mas te digo uma coisa, de nada vai adiantar seu esforço se os seus usuários não colaborarem. No meu caso depois de muito tempo, o MTA acabou caindo numa blacklist, fui ver os logs, tinha um infeliz de um usuário que estava usando a senha 123456, descobriram e estava utilizando pra se autenticar e enviar SPAM, aí não era um problema de configuração do servidor e sim do usuário final, nesses casos não tem jeito, o que você tem que fazer é não deixar usarem senhas fáceis, sequenciais, poucos dígitos, etc.

    Abraço



  3. Citação Postado originalmente por cristianff Ver Post
    Amigo, já lidei muito com isso e hoje não é mais minha praia, por vários anos sempre me deparava com as blacklists.

    Olha, pra retirar você terá que fazer a solicitação junto aos adm das blacklists, geralmente pelo próprio site você consegue fazer essa solicitação.

    Uma dica é você verificar a configuração do seu MTA, veja DNS, veja o reverso, o RELAY está fechado? Os usuários só conseguem enviar e-mails através dele se estiverem autenticados? Existem várias ferramentas que fazem esse teste do RELAY, se estiver aberto, esqueça, sempre vai cair em blacklist.

    Não sei qual é o seu MTA, mas eu sempre trabalhei com QMAIL, olha, peguei ele bem mal configurado e consegui ajustá-lo, eu utilizava o SPAMDYKE, é muito eficiente, vai te ajudar em todos os sentidos, pesquise sobre ele, seu funcionamento, como ele trabalha em conjunto com o MTA. Pra você ter uma ideia, depois que passei usar o SPAMDYKE eu desabilitei o spamassassin e o clamav do servidor, diminuiu muito a carga do servidor e SPAM praticamente zero.

    Mas te digo uma coisa, de nada vai adiantar seu esforço se os seus usuários não colaborarem. No meu caso depois de muito tempo, o MTA acabou caindo numa blacklist, fui ver os logs, tinha um infeliz de um usuário que estava usando a senha 123456, descobriram e estava utilizando pra se autenticar e enviar SPAM, aí não era um problema de configuração do servidor e sim do usuário final, nesses casos não tem jeito, o que você tem que fazer é não deixar usarem senhas fáceis, sequenciais, poucos dígitos, etc.

    Abraço
    Pois é, o meu problema ocorreu devido a algum usuário final. Na Blacklist ficou registrado como tentativas de envio de spams e worms enviados pelo IP em questão. Só que não foi o SERVIDOR não, pois o mesmo só envia email pra mim e não recebe nada, nem de mim, mas como os usuários finais enviam e recebem emails livremente.... eis o problema!

    No servidor não tem nada demais não, apenas configurei o EXIM4 com MTA e pronto, daí as rotinas enviam emails via comando "mail", só isso!

  4. Veja se você não está com o relay aberto, faça o teste:
    Código :
    telnet relay-test.mail-abuse.org
    ou acesse Check an Open Relay e faça o teste no seu MTA.

    Usuário final é complicado.



  5. Citação Postado originalmente por cristianff Ver Post
    Veja se você não está com o relay aberto, faça o teste:
    Código :
    telnet relay-test.mail-abuse.org
    ou acesse Check an Open Relay e faça o teste no seu MTA.

    Usuário final é complicado.
    Olá,

    Fiz o teste com o telnet conforme você me orientou. O mesmo ficou no "Trying 208..." e não passou disso. Esperei pelo "time out" e nada mais...

    E aí, o que o amigo me diz?

    Grato.






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