+ Responder ao Tópico

1. Olá,

Estive em alguns fóruns procurando por ajuda, e 5 de 7 fóruns recomendaram, que eu tenta-se me informar aqui no Under-Linux.

Vamos ao problema, tenho alguns clientes quais eu forneço serviço de hospedagem, e até mesmo revenda.

Porém os servidores os quais eu uso, ficam por exemplo 9 meses sem dar problema algum e repentinamente transformam meu serviço em inferno, somem com os dados, por no hardware, e ficam mesmo até por alguns dias foram do ar.

Pois bem, pensei em locar 2 servidores, em locais diferente, um na Alemanha, e outro no Canadá.

E gostaria de fazer tipo que eles fosse sincronizados, para que, quando um falhasse o outro assumisse.

Tanto em arquivos, como em banco de dados (mysql).

Li alguns tópicos sobre sincronismo, replicação de banco de dados e tudo mais.

Para sincronizar os arquivos estava pensando em usar o DropBox, mas e para o banco de dados?

A replicação pelo que percebi, só funciona do master para o slave, mas e do slave para o master?

Em fim preciso de ajuda, pois não estou certamente correto sobre este sistema, poderiam me ajudar? opniões?

2. Replicacao master master: MySQL Master Master Replication | HowtoForge - Linux Howtos and Tutorials

Sobre os arquivos nessa estutura que vc esta pensando vc não vai conseguir nada confiável, sua melhor saida é sair desse provedor, locar 2 maquinas distintas e fazer alguma solucao de cluster, tipo drdb.

3. Entendi.

Li bastante sobre o rsync, será que teria alguma possibilidade de por exemplo:

Ao atualizar os arquivos, enquanto é atualizado de um servidor para outro, que o arquivo que esteja sendo atualizado, seja renomeado com outra extensão, até a conclusão do mesmo, e após o arquivo antigo seja excluído, e o novo seja renomeado corretamente?

4. Nao me leve a mal mas isso que voce está querendo fazer se chama POG (programacao orientada a gambiarra) se vc quer algo confiável não invente, nao faca gambiarras pq vc VAI ficar na mao, pode ser nao acontecer no 1 problema mas uma hora vc vai levar ferro por causa dessa gambiarra.

Voce quer solucao de redundancia de arquivos utilize drdb, gluster (Gluster.org Community Website | GlusterFS is a cluster file-system capable of scaling to several peta-bytes.) ou afins.

Serio... vc vai querer bater a cabeca na parede de raiva por ter cogitado fazer uma gambiarra dessas, não é nda confiável isso, qq probleminha na rede vai afetar o funcionamento, ele não vai verificar concorrencia entre os arquivos, soh um exemplo besta do esquema que vc esta querendo fazer, imagine um arquivo de 2gb. Não é tão grande mas leva um tempinho para duplicar via rede, imagine que enquando ele esta sendo copiado para arquivo.1 enquanto a copia acontece (como vc sugeriu) e durante a cópia o arquivo é modificado novamente, o que acontece? Na melhor das hipóteses vc tera um arquivo desatualizado e na pior um arquivo corrompido.

5. Beleza, uma última dúvida...

Por exemplo tenho dois servidores.

ns1 -> serv1
    ns2 -> serv2

Gostaria que funcionasse da seguinte forma, que o ns1(serv1) por exemplo seja o principal, e que o ns2 (serv2), porém o ns2 só funcione quando o ns1 não funciona ou esteja off... é possível fazer algo assim no CentOs?

Lembrando que os servidores seriam de datacenters diferentes.

Tópicos Similares

1. sniffer como fazer pra rancar isso do servidor
    Por bouncer no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 27-04-2004, 09:51
  2. Como fazer para nao aparecer no email servidor.dominio.com.
    Por osmarklein no fórum Servidores de Rede
    Último Post: 31-03-2004, 08:08
  3. Como fazer um " servidor de proxymail"?!?!
    Por cmax no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 6
    Último Post: 02-03-2004, 09:52
  4. Como fazer upgrade de servidor MRTG?
    Por davi no fórum Linguagens de Programação
    Último Post: 15-12-2003, 10:00
  5. gostaria de saber como fazer pro meu servidor rodar isso
    Por bouncer no fórum Linguagens de Programação
    Respostas: 1
    Último Post: 10-08-2003, 23:25

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L