Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Gerador de 3000kva sera que guenta?

    Amigos gostaria de saber de vcs, se alguem que usa gerador de energia de 3000kva guenta um nobreak nhs de 1200 kva e nobreak de 1400 kva nhs, e um de 600 kva nhs, hoje tenho os meus servidores xeon da marca supermicro com fonte reduncia e xeon supermicro basico, e 3 router e 10 ubnt com rocket e nano disco para distribuição, dos pontos sera que esse modelo que se encontra no mercado livre da conta do negocio?
    Gerador Energia Toyama Tf3000cx2v - Gasolina 3000 Watts-3kva - R$ 1.250,00 no MercadoLivre

    Desculpe se estou fazendo propaganda, mas gostaria de fazer a compra certa pra não me arrepender depois!

    Desde já agradeço atenção de todos!

  2. #2
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Gerador de 3000kva sera que guenta?

    Amigo, compre o de 5 ou 6kva e de preferência os que são a Diesel.

  3. #3

    Padrão Re: Gerador de 3000kva sera que guenta?

    Mas você não tem noção do consumo atual?
    Está a fim de gastar isso num gerador mas não pegou um kill-a-watt e colocou na entrada de cada nobreak pra ver consumo? E ainda está confundindo VA com KVA? (Gerador de 3000 KVA com certeza aguenta isso)

    Na verdade tenho uma boa certeza que mesmo 3 KVA é suficiente, mas eu optaria por modelo 127V com ajuste fino, para ajustar a rotação de modo que os nobreaks não fiquem o tempo todo com algum tap do seu estabilizador interno acionado, tipo passando de 127V pra 115V (Malditos nobreaks para padrões não-brasileiros).

    Mas se não quer medir tensão, saber de consumo nenhum, melhor mesmo optar por algo de potencia maior (Apesar de ser desnecessario).

    Ah, o consumo geral quem dita não é apenas modelos de nobreak, cujo consumo na entrada varia conforme o consumo na SAÍDA, ou seja, se o servidor e demais itens (Até mesmo iluminação da torre) consumirem uns 700W ao todo, esses nobreaks desperdição mais uns 10%, dá pra colocar uns 1600VA provavel, mas a ÚNICA forma de saber seu consumo é com alicate amperimetro e sabendo o fator de potencia de cada fonte chaveada, ou com um medidor tipo o Kill-a-watt (Não é caro, mesmo em lojas caras uns R$ 100, isso é extremente util pra não ficar usando nobreak super-dimensionado e tal)

  4. #4

    Padrão Re: Gerador de 3000kva sera que guenta?

    são 3.000 VA . não é adepad

    pra resumir não aguenta tocar não voce vai precisar de no minimo 6.000 VA

    eu tenho 1 gerador aqui de 4300VA e quando eu ligo o meu nobreak NHS de 1200VA o gerador apanha .! A questão não é bem o nobreak e sim, oque esta ligado no nobreak que vai ser alimentado no gerador.! Valew.

  5. #5

    Padrão Re: Gerador de 3000kva sera que guenta?

    adepad , o grande problema e que ninguem aqui citou é a regulação da tensão gerada pelo gerador !! Este modelo que você menciona poderia ter 10 Kva ou 10.000 VA poderia ter capacidade para fornecer energia para uma vila de casas inteira que " para você não serve " !!!!!! Porque , estes geradores usam internamente um sistema chamado A.V.R regulador de voltagem automático , este tipo de regulador não é capaz de filtrar os ruidos provocados pelo atrito das escovas no eixo do rotor e estes ruidos na saida de energia faz com que o nobreak de 2 em 2 segundos entre em modo bateria, ou seja, ele oscila entre a bateria interna e a energia do gerador . Portanto, não compre !!! Para telecomunicação é extremamente fundamental o uso de geradores que não use escovas no rotor !!! Espero ter ajudado.

  6. #6

    Padrão Re: Gerador de 3000kva sera que guenta?

    amigo compre um da nagano, é compacto e tem a diesel, e são baratos pra caramba, aproveite e ja adicione o QTA, que é a partida automática e vc não terá dor de cabeça, somente deixe o tanque cheio :-)

    Nagano Máquinas - Geradores de Energia > Geradores a Diesel

  7. #7

    Padrão Re: Gerador de 3000kva sera que guenta?

    Infelizmente mutos dos cálculos estão bem errados aqui.
    1 - a potencia do gerador é de 3.000va e não 3.000kva (do tamanho de um caminhão)
    2 - Qual o fator de potencia de seu nobreak? normalmente é 0,6, então, um nobreak de 1kva aguenta 600va.
    3 - Qual o consumo real de seus equipamentos?
    4 - Qual a potencia real do gerador? Pois a nominal já é 2,8kva.

    Se a intenção for manter seus equipamentos funcionado, compre a bateria de 450ah do mercado livre e um bom carregador flutuante. Ainda vai sobrar troco.

  8. #8

    Padrão Re: Gerador de 3000kva sera que guenta?

    Ou uma bateria menor e um gerador 2 tempos de 1CV com dinamo para carga de baterias 12V.
    Os modelos chineses de R$ 300 na saída 12V tem uns 100W de capacidade, levando em conta a carga da bateria isso pode prolongar o uso em caso de falta de energia por varias horas por um custo mais ou menos baixo.

    Mas partida elétrica automática e tal só terá em gerador 4T se não me engano de 2,4KVA pra cima, a saída 12V tem potencia limitada pela bitola do fio mas acho que dá uns 300W sem problemas.

  9. #9

    Padrão Re: Gerador de 3000kva sera que guenta?

    te digo o seguinte trabalho em um supercado e ultilizamos um gerardor de 7500kva ate ai tudo bem para eletro eletonicos em geral meus nobreak esquentaram muito e no manual dos seus vao te dizer que nao podem ser ligados em geradores nao use este tipo de gerador com nobreak
    fica mais barato para vc montar um kit com energia solar de que comprar este gerador e vc nao precisa de nobreak

  10. #10

    Padrão Re: Gerador de 3000kva sera que guenta?

    É de fato eu já ouvi esse tipo de comentario mas não lembro ao certo onde, desculpe ai, foi mal mas á agradeço atenção de todos, uma duvida já que vc mencionou sobre esse problema que terei como amigo citou os modelos dei uma olhada eu vi esse modelo Nagano Máquinas - Gerador à Diesel Trifásico 6 KVA Partida Elétrica - ND7000E3QTA será que terei esse problema mencionado, alguem tem algum modelo confiavel para meu uso? Agradeço mais uma vez a enorme atençao de todos, fico muito grato mesmo!

    Um forte abraço a todos!

  11. #11

    Padrão Re: Gerador de 3000kva sera que guenta?

    Para retirar o ruído de emi e rfi, podesse utilizar condicionadores como os do link abaixo, que pode inclusive ficar permanente no local.
    videosonic

    Mas, continuo com a opção de bateria de grande amperagem e carregador flutuante. A bateria de 450AH tem 25cmx27cmx53cm. Não é tão grande.
    Não esqueça que com o gerador terá que carregá-lo (monstro de grande e pesado), levar combustível, extintor grande (obrigatório no transporte) e terá no final a mesma autonomia da bateria grande. Além de que, com a bateria, tiramos os nobreaks ($$$)

  12. #12

    Padrão Re: Gerador de 3000kva sera que guenta?

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Tirar ruido é simples.

    Pegue um nucleo toroidal de uma fonte chaveada usada e enrole o fio de alimentação em torno dele, umas 5 ou 6 voltas. Isso deve ter reatancia suficiente para bloquear o sinal de radio frequencia.
    Aldo agradeço desde já a sua enorme atenção sua e todos pelas enormes dicas, mas eu teria que enrolar em volta de qual parte para tirar esse ruido?

    Grato pela força!

    Um abraço....

  13. #13

    Padrão Re: Gerador de 3000kva sera que guenta?

    Desculpe Jorge Aldo descordar, mas, se fosse tão simples você não concorda que estes geradores sairiam de fabrica com este toroidal montado ?? Não é tão simples assim !!! Leia este PDF exclusivamente na pagina 18 e 19 !!!!!
    http://catalogo.weg.com.br/files/weg...rtugues-br.pdf

  14. #14
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão Re: Gerador de 3000kva sera que guenta?

    Uma duvida, quando o gerador der a partida, poderia ser usado a saída 12v do gerador para carregar a bateria do nobreak?
    Poderia deixar o nobreak sempre ligado fora da rede do gerador, este que continuaria alimentando a iluminação, ar condicionado etc...
    Mas quando a energia voltar, e o gerador desligar, e o nobreak assumir a recarga da bateria, neste meio tempo não poderia haver uma sobre alimentação na linha 12v com os 12v do gerador e os 12v do nobreak?

  15. #15
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão Re: Gerador de 3000kva sera que guenta?

    Mais uma rsss.... dependendo do cenário, o uso de nobreaks é essencial pois nem todos equipamentos podem ser ligados a uma linha 12v, como roteadores, monitores etc...

  16. #16

    Padrão Re: Gerador de 3000kva sera que guenta?

    Nesse caso de dinamo carregando a bateria não teria "12V da bateria + 12V do gerador", só o que acontece é a bateria flutuar na tensão que o gerador mandar, geralmente esses geradores são feitos para que a saída 12V deles carregue de modo cíclico uma bateria, ou seja, até 14,4V, e não para ficar em flutuação (13,2 até 13,8V dependendo da temperatura). Mas em bateria grande, tipo 150Ah, e gerador pequeno (Até uns 3CV), levaria coisa tipo 10 horas para que excedesse o limite de 13,8V (E de qualquer forma teria que haver isso diariamente para que a vida útil da bateria fosse afetada).

    Sugiro uma googlada sobre os modos de carga de bateria de chumbo-acido, tem muito conteúdo sobre isso porque tem muitos detalhes a levar em conta além de tensão.

    Sugiro também procurar sobre os conversores DC-DC, os roteadores operam em DC, seja 5V, 6V, 9V, 12V, 24V, 48V, tem conversor DC-DC de ótimo rendimento (85-90%, isso é mais que a maioria dos inversores de nobreak) para ter os 5 ou 48V a partir de uma bateria 12V.

    Eu sinceramente não vejo a mínima necessidade de DESPERDIÇAR energia invertendo tudo pra AC, pra depois a fonte chaveada dos aparelhos voltar pra DC. Mesmo fontes ATX a partir de 12 ou 24V já tem rendimento muito bom.
    (Se puder opte por 24V, o rendimento dos conversores a partir de 24V pras tensões típicas de roteadores (12V) ou placas ATX (12, 5 e 3,3V) é bem melhor)

    Usando 12 ou 24V você sempre pode conjugar varias fontes de energia, por exemplo carregadores a partir da rede elétrica, placa solar fotovoltaica, geradores eolicos, e até mesmo os barrulhentos e caros geradores a combustão.
    (Mas já expliquei num post anterior, os geradores baratos tem uma saída 12V de baixa capacidade frente a seu gerador AC, a saída 12V geralmente tem potencia tipo 100W e olhe lá. Eu realmente me interessaria mais em pegar um gerador diesel de 2CV e adaptar um alternador de 24V)

    Refrigração a partir de DC: Peltier. Ar-condicionado 220V não é mais desculpa para usar AC já tem algum tempo.

  17. #17

    Padrão Re: Gerador de 3000kva sera que guenta?

    Se a intenção for usar alternador de 24v, para que comprar o gerador diesel?
    Sai mais barato comprar um motor estacionário, que pode ser até a gasolina e colocar o alternador acoplado ao mesmo. Nem precisa adaptar.

  18. #18

    Padrão Re: Gerador de 3000kva sera que guenta?

    ps: Já utilizo peltier há algum tempo. Estou sempre procurando pastilhas mais eficientes.

    Para que for usar peltier, tenha em mente que, mais do que a pastilha, tem que ter ótimos dissipadores e pastas térmicas dos dois lados da mesma.

  19. #19

    Padrão Re: Gerador de 3000kva sera que guenta?

    Citação Postado originalmente por andrelch Ver Post
    Se a intenção for usar alternador de 24v, para que comprar o gerador diesel?
    Sai mais barato comprar um motor estacionário, que pode ser até a gasolina e colocar o alternador acoplado ao mesmo. Nem precisa adaptar.
    Diesel é o que EU preferiria, torque bom em baixa rotação permite o uso de polias do jeito que você quiser, não precisa ficar variando muito a velocidade do motor, e adaptar ambos (Motor e alternador) numa base com espaçamento variavel e possibilidade de variaçao de tamanho de polias é bem mais fácil pra MIM.

    Com alternador de baixa corrente já ví adaptação dessa com rotação tão baixa que o motor rodava QUASE 2 horas com 1l de diesel (O típico é algo como 1,5l por hora com geradores AC na casa dos 3 a 5KVA), como as baterias de qualquer forma não se beneficiam de alta corrente na carga, e motores a gasolina não conseguem rotação tão baixa com torque, EU preferiria motor diesel de 2ª-mão, que geralmente tem vida útil muito mais longa que similares a gasolina (Já fizemos motor de 2HP que tinha 8 anos de uso diário (8 a 12h.dia) cuja única manutenção era completar agua em radiador e completar oleo, o estado era tão perfeito que só a troca de bronzinas e aneis resolvia, na verdade assim já ví varios, enquanto motor a gasolina sempre tem vida mais curta e mais falhas pela MINHA experiência).


    Quanto a peltier, acho que o negócio é refrigeração local em equipamento ou rack, não refrigerar o ambiente todo. Mas... até nisso tenho dúvidas, pra maioria dos equipamentos que vejo, só ventilação forçada já resolve, equipamento que não dura 6 anos a 50ºC é equipamento vagabundo demais, e 50ºC com ventilação forçada não é facil de chegar, só algum ou outro processador de socket mal implantado (A primeira geração de cada socket geralmente é pior em materia de consumo e desperdício na forma de calor). De qualquer forma nesse caso de processador EU preferiria ventilação forçada também sobre a placa-mãe para que os mosfets e capacitores fiquem um pouco mais frio, porque mesmo em ambiente resfriado até coisa tipo 18ºC as vezes tem mosfet e capacitor a 55ºC, enquanto com ventilação forçada eles podem baixar pra 45ºC mesmo que o ambiente esteja a 30ºC.

  20. #20

    Padrão Re: Gerador de 3000kva sera que guenta?

    Pensamos praticamente da mesma forma.
    Quanto a ventilação forçada, dê uma olhada nos coolers da aerocool, da série shark. Enquanto as comuns de 12cm tem em média 27cfm, as sharke tem mais de 80cfm.
    Tenho utilizado elas e são uma coisa de louco. Movimentam o ar tão depressa e com tanta pressão, que em gabinetes com poucas saídas de ar, fica parecendo um secador de cabelos. Para mim, a melhor compra deste ano. R$28,00 aqui no RJ.