Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão BGP qual a melhor configuração de um bloco /21 com duas operadoras trânsito

    Caros amigos e colegas do Under.

    Adquirimos um AS, com um bloco /21

    Qual melhor configuração a ser feita, para o bloco.

    Temos transito com duas operadoras distintas com trafego todos simétricos de 10 megas.

    Aguardo opiniões do amigos que tem mesmo cenário ou que implementam bgp.

    att:

  2. #2

    Padrão Re: BGP qual a melhor configuração de um bloco /21 com duas operadoras trânsito

    divida seu /21 em 2 blocos /22 .. anuncie cada parte por uma operadora..

  3. #3

    Padrão Re: BGP qual a melhor configuração de um bloco /21 com duas operadoras trânsito

    Alexandre, boa a sua dica, mas aí ele não teria redundância, que é a função básica do BGP. Para facilitar a configuração, eu anunciaria os 2 blocos /21 nas duas operadoras. Para ficar algo melhor em termos de balanceamento, dividiria os blocos em /24, e anunciaria alguns por cada operadora, mantendo os anúncios do /21 para evitar se uma operadora cair, alguns de seus clientes não fiquem sem acesso.

  4. #4

    Padrão Re: BGP qual a melhor configuração de um bloco /21 com duas operadoras trânsito

    Aki anuncio o bloco todo para as duas operadoras, Full e Partial para as duas tbm. Balanciamento Seqüencial.

  5. #5

    Padrão Re: BGP qual a melhor configuração de um bloco /21 com duas operadoras trânsito

    sim.. joga o /21 nas duas operadoras.. e um /22 em cada uma...

    vc vai ter distribuição. e fail-over

  6. #6

    Padrão Re: BGP qual a melhor configuração de um bloco /21 com duas operadoras trânsito

    Aproveitando o tópico, qual menor bloco que devemos anunciar? Vejo uns falando /23 outros /24

  7. #7

    Padrão Re: BGP qual a melhor configuração de um bloco /21 com duas operadoras trânsito

    thiago, nao existe "o melhor bloco"... existe a melhor politica..

    por ex.. vc tem 1 operadora e 1 ptt-metro.. e vc tem 1 bloco /20

    como ptt-metro é melhor e mais barato... vc anuncia por ex.. o /20 pra a operadora, e tambem no ptt-metro.. e no ptt-metro, pra forçar a preferencia por ele.. vc anuncia dois blocos /21 no ptt-metro.. ai toda preferencia sera o ptt.. quem ano tiver no ptt.. fala pela operadora..

  8. #8

    Padrão Re: BGP qual a melhor configuração de um bloco /21 com duas operadoras trânsito

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    thiago, nao existe "o melhor bloco"... existe a melhor politica..

    por ex.. vc tem 1 operadora e 1 ptt-metro.. e vc tem 1 bloco /20

    como ptt-metro é melhor e mais barato... vc anuncia por ex.. o /20 pra a operadora, e tambem no ptt-metro.. e no ptt-metro, pra forçar a preferencia por ele.. vc anuncia dois blocos /21 no ptt-metro.. ai toda preferencia sera o ptt.. quem ano tiver no ptt.. fala pela operadora..
    Isso eu to entendendo, eu tava perguntando o "menor" tamanho de bloco (/23/ 24 etc ) , e nao o "melhor bloco".

  9. #9

    Padrão Re: BGP qual a melhor configuração de um bloco /21 com duas operadoras trânsito

    Boa a configuração do Alexandre. Agora quanto a tamanho de blocos, isso varia de política de operadoras. A CTBC por exemplo, não aceita blocos menores do que /24 (aliás, acho que isso é política da maioria), porém, pode ser que você consiga anunciar blocos menores. Porém, eu acho que não vale muito a pena, pois a vantagem que possivelmente você ganharia com isso, você perde com complexidade de manutenção (configurar e manter muitas rotas pequenas de exportação), principalmente se você trabalha com 3 ou mais fornecedores de trânsito.

  10. #10

    Padrão Re: BGP qual a melhor configuração de um bloco /21 com duas operadoras trânsito

    Antes de mais nada Agradeço de Coração aos colega do under.

    Estive ausente tive que fazer viagem urgente.

    Mas entendi perfeitamente as colocações de nossos amigos alexandre e do uesley.

    Outra dúvida aos amigos que já tem o BGP em pé

    Hoje possuo na ponta um RB493G, como balanceador, e uma Rb1100 como concentrador pppoe.

    Posso usar estas Rbs para o fazer o BGP !

    Ou deixar o cenário como está e comprar 1 Rb 1100 para cada operadora, para fazer o BGP!


    att:

  11. #11

    Padrão Re: BGP qual a melhor configuração de um bloco /21 com duas operadoras trânsito

    Não. O cenário ideal é ter um roteador (RB 1100) separado para fazer o serviço de BGP. Como você disse ter 2 links de 10Mb cada, mesmo usando full-routing nas duas operadoras ela vai aguentar bastante o trampo. Mas a minha recomendação mesmo é máquina (servidor).
    Se precisar de uma consultoria, entra em contato!

  12. #12
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão Re: BGP qual a melhor configuração de um bloco /21 com duas operadoras trânsito

    Aqui usamos uma Rb1100, para 2 operadoras em full-routing, uma operadora com 35Mega e outra com 25 Mega, iremos aumentar logo logo para uns 40 Mega.

    Ela aguenta tranquilho, desde que seja na versao do mikrotik 4.17, versoes acima de 5.x tivemos um aumento enorme de cpu. Na 4.17 nao passa de 30% em horario de pico.

    A questao do anuncio, anunciamos um /22 em cada operadora, como tivemos alguns problemas com uma das operadoras, que quando jogava o /21 em cada uma delas alguns sites paravam (apple, americanas, etc..) criamos algumas regras de netwatch que tem solucionado o problema de redundancia (isso é paleativo ate a operadora resolver o lado dela).

    Meio confuso mais acho que deu pra entender hehe.

    Abraços e boa sorte.

  13. #13

    Padrão Re: BGP qual a melhor configuração de um bloco /21 com duas operadoras trânsito

    Boa essa! Não sabia da versão 4.17. Uso em uma das minhas a versão 5.x, com uma operadora em full routing, e já tô bolado com o processamento aumentando... Vou fazer um downgrade e vamos ver no que dá!
    Valeu!

  14. #14

    Padrão Re: BGP qual a melhor configuração de um bloco /21 com duas operadoras trânsito

    Citação Postado originalmente por uesleycorrea Ver Post
    Boa essa! Não sabia da versão 4.17. Uso em uma das minhas a versão 5.x, com uma operadora em full routing, e já tô bolado com o processamento aumentando... Vou fazer um downgrade e vamos ver no que dá!
    Valeu!

    Pensei nessa, substitui um pc.

    Flytec Computers

  15. #15
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: BGP qual a melhor configuração de um bloco /21 com duas operadoras trânsito

    Bom dia pessoal,

    Sobre o BGP Full Routing: Você faz algum tipo de balanceamento ou controle de tráfego de UPLOAD? As rotas recebidas da operadora servem apenas para o upload.

    Se você não faz nada com upload, ou seja, "mexe" apenas com os anúncios, você está trabalhando apenas com o download.

    Então minha dica para quem tem apenas 2 provedores: Utilize BGP Partial Routing. Dependendo da operadora, você receberá cerca de 10 ou 15 mil rotas apenas, e isso irá economizar muita CPU. Você deve pedir para que as 2 operadoras enviem a rota default por BGP, então você terá saída para todos os destinos.

    Agora, se você trabalha com filtros para UPLOAD e tem 3 saídas ou mais, legal ter Full Routing porque consegue fazer controle MUITO fino de UPLOAD.

    Sobre os anúncios: Se você tem um bloco /22 e anuncia nas 2 operadoras, e anuncia um /23 em apenas uma, e o outro /23 apenas na outra, você tem problema de DELAY quando um link cai. Vamos ao que acontece.

    Estou recebendo os seus prefixos, um /22 e um /23, quando o seu /23 cai, você terá que esperar até que os roteadores da internet concluam que o prefixo não existe mais, para então aprender que agora o caminho para a sua rede é pelo /22 e não mais pelo /23. Isso as vezes pode demorar até uns 5 minutos.

    A boa prática diz que você tem que anunciar o /22 E o /23 nas duas operadoras. Onde fica o balanceamento? Nos filtros de saída do BGP.

    Você normalmente deve trabalhar com BGP Prepend, para dizer ao sua operadora, que quer PIORAR o caminho para determinado prefixo.

    BGP Prepend diz quatas vezes você quer duplicar o "custo" do prefixo.

    Por exemplo, seu AS é 10123, e a rota para uma rede do google fica.

    destino Gateway AS-PATH
    8.8.8.0/24 200.xxx.xxx.1 10123 20123 15169

    o AS 20123 é de uma de suas operadoras, e o 15169 é do google.

    Se o google adicionar as-prepend 3 na filtro de saída do prefixo 8.8.8.0/24, nossa rota vai ficar assim.

    destino Gateway AS-PATH
    8.8.8.0/24 200.xxx.xxx.1 10123 20123 15169 15169 15169

    O que isso quer dizer. Para chegar até esse prefixo, você precisa atravessar 5 ASs. O BGP vai sempre escolher o caminho que tiver MENOS AS-PATH.

    Se para uma operadora, você fizer com prepend, e na outra não, os roteadores do mundo irão receber as 2 rotas, uma pela operadora X e outra pela Y, só que a rota com maior AS-PATH ficará "de reserva", e só será ativada quando a principal cair, MUITO mais rápido que esperar o roteador aprender o caminho pelo prefixo maior, /21 por exemplo.


    Credooo, me empolguei, hehehehe.

    Vamos falando, podemos tirar várias dúvida.

    Abração
    Última edição por gamineiro; 29-01-2013 às 10:16.

  16. #16

    Padrão Re: BGP qual a melhor configuração de um bloco /21 com duas operadoras trânsito

    Pessoal

    configurei conforme o figurino para apenas um operadora.

    Mas veja o erro que dá no log.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         bgp.JPG
Visualizações:	419
Tamanho: 	42,2 KB
ID:      	34524

    Alguém poderia me ajudar.

    att:

  17. #17
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: BGP qual a melhor configuração de um bloco /21 com duas operadoras trânsito

    Bom dia

    Qual é o Update-Source do Peer?

  18. #18

    Padrão Re: BGP qual a melhor configuração de um bloco /21 com duas operadoras trânsito

    Citação Postado originalmente por gamineiro Ver Post
    Bom dia

    Qual é o Update-Source do Peer?

    Fibra da operadora tá na ether 1
    Update-Source do Peer = ether1

    att:

  19. #19
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: BGP qual a melhor configuração de um bloco /21 com duas operadoras trânsito

    E você tem um IP da mesma rede do Remote-Address do peer?

    Poderia postar as configurações.

    Abraço

  20. #20

    Padrão Re: BGP qual a melhor configuração de um bloco /21 com duas operadoras trânsito

    Citação Postado originalmente por gamineiro Ver Post
    E você tem um IP da mesma rede do Remote-Address do peer?

    Poderia postar as configurações.

    Abraço


    me passaram isto. mudei o meio dos ips. to usando o 199.200.239.32


    Boa tarde,


    Utilize as seguintes informações para configurar sua sessão BGP:


    Ip Copel: 199.200.239.32
    Ip PTC: 199.200.139.34
    asn Copel: 14868


    O lado Copel está pronto, após configurar seu roteador a sessão deve subir sem problemas.


    Atenciosamente