Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. O Serval é uma espécie de gato selvagem que habita as savanas da África Subsaariana. Devido à rapidez, este animal serviu de inspiração para o nome de um software que pode revolucionar a telefonia: o Sistema Serval. Desenvolvido por cientistas australianos, o software Serval consegue fornecer telefonia celular sem a necessidade de haver torres. Basta um roteador de Wireless que englobe a área em que os dois celulares se encontram (alguns países, como a Estônia e a Lituânia, já tem mais de 99% de sua extensão territorial coberta por Wi-fi), e que o software Serval esteja instalado em ambos, para que possam se comunicar.
    A novidade, que tem previsão para entrar em operação dentro de 18 meses, deve facilitar muito a vida das telecomunicações, já que o contato por torres tem uma série de problemas, tais como custo de instalação (que se reflete no bolso do consumidor), vulnerabilidade a intempéries do clima, além de risco de acidentes de vários tipos. Sem contar que não é tão raro o sinal não pegar.
    Os pesquisadores testaram o software no último dia 9, em um deserto remoto onde não há alcance das torres, afastado da área da cidade australiana de Adelaide. E obtiveram sucesso em fazer ligações com o Serval. Junto com o software, é instalado um dispositivo que permite ao usuário ter todos os contatos antigos, mesmo que as pessoas não tenham instalado o Serval. Assim, em caso de um desastre em que fique isolado e precise contatar alguém, o usuário tem ambas as opções, o Serval e a telefonia convencional.
    Como o sistema ainda deve levar um ano e meio para começar a funcionar, os idealizadores prepararam uma carta na manga: torres em miniatura. Trata-se de torres que pesam apenas 10 quilos e têm boa eficácia. Podem ser transportadas facilmente para lugares que sofreram grandes catástrofes naturais, tais como terremotos e furacões, em que as linhas telefônicas foram inutilizadas. Com as mini-torres, seria muito mais fácil para conseguir uma ligação, por exemplo, no Haiti devastado pelo terremoto no início deste ano.

  2. Bom de mais agora só falta ver se isso vai funcionar direito quando o trafego chegar a algumas centenas de usuários simultâneos.



  3. Vai ser massa esse tipo de comunicação, se alguem quier testar aqui em minha cidade eu ofereço meus equipamentos.
    KKKKK, quando esses testes vão ser feitos no Brasil.

  4. esta tecnologia ficaria muito bom, para os provedores, só de saber que não vai precisar colocar uma torre e ter que subir.



  5. Pelo que entendi, eles acharam uma maneira de um celular comum reconhecer uma rede wi-fi
    E fizeram uso do mesh.






Tópicos Similares

  1. Respostas: 36
    Último Post: 15-09-2016, 10:54
  2. Respostas: 18
    Último Post: 11-08-2016, 05:50
  3. Respostas: 7
    Último Post: 20-08-2015, 21:10
  4. Respostas: 2
    Último Post: 05-10-2012, 22:17
  5. Não sei o que estou fazendo de errado (Tar.gz)
    Por vanilia_sky no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 8
    Último Post: 13-01-2003, 02:42

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L