Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
+ Responder ao Tópico

1. showzasso!!!

Agora e a respeito de configurar o ACK baseando-se em nível de sinal ao invéz de distância... explica pra gente tua teoria e prática que tem dado certo ^^

2. Vamos lá.

Como eu citei, o algorítimo do ACK é baseado na distância física. Não necessariamente...

O algorítimo calcula a distância com base no tempo que o frame ACK leva para sair, ser recebido e em caso de não haver resposta, ser feito um reenvio. Isso que define os micro segundos necessários.

Digamos então que eu tenha um par de NanoBridge M5 de 22dbi em 10km. Um sinal apropriado para uma distância dessas seria algo como -57, algo a mais ou a menos. Por default, defino o ACK para 10km, e até aqui tudo certo.

Porém, no meio do caminho eu tenho uma barreira que faz com que o meu sinal caia para -67. Ora, -67 seria o sinal de um link de 20km! Mas a distância física é de 10km. E agora, o que eu faço?

Bom, os frames irão percorrer os mesmos 10km, mas com uma obstrução que "atrasa" o tráfego. Então, por dedução, devo configurar meu ACK timeout para, virtualmente, percorrer a distância de 20km. Bem simples.

Como visto, não dá para se basear apenas na distância física, em metros ou quilômetros. Se há algo interferindo no nível de sinal, como barreiras físicas ou interferência eletromagnética, o nível de sinal não será correspondente à distância real.

Se configurar o equipamento para a distância real, os frames ack acusarão perda frequente, pois não há tempo hábil para a troca dos quadros (ou espera-se muito ou atrasa-se muito, não há sincronia perfeita no tempo).

Respondido, Silvio?

3. Interessante notar que aqui o inverso também funciona. Se eu colocar uma antena de ganho maior, obtendo assim um sinal melhor, tenho conseguido configurar ACK's de distâncias de 1Km como se fosse para 100/200m.

4. Com certeza, Silvio. Se o nível de sinal for maior que aquele que, em teoria deveria marcar, o ajuste do ACK também será feito pela distância equivalente ao sinal, não pela distância real.

5. Só pra constar, remetendo a pergunta inicial.
    Configurei meu POP 2.4 calculando o ACK com base no Firmware da Nano2, ou seja, para distâncias de 200m, 22us de ACK e não 50us. Não é que ficou redondinho assim.

Tem ApRouter com 25us. Tem Greatek com 24us. Tem Aquario com 26us.
    A torre ficou com 40us, por causa de um ApRouter distante com visada parcial, também configurado a 40us.

Essa medida de 40us ficou apertada pra este ( sinal de -68 ). Quando bate 1Mbit do Burst na hora do rush para este rádio... o ping sobe pra mil e farelo. Porém, o resto da rede não é afetado, e segue pingando seus 5ms~10ms. Ou seja, consegui amenizar ( com isso digo eliminar ) o impacto negativo que um rádio mal instalado causa.

Em tempo: Posso dizer que foi mal instalado pois fui eu mesmo quem instalou, aliás, minha 1a. instalação. Não que a estrutura tenha ficado ruim, mas a localização do cliente, que fica dentro de um buraco, que mesmo eu colocando uma haste de 6m não resolveu. Hoje jamais liberaria um ponto nestas condições. Se fosse qualquer outro cliente, acusaria inviabilidade técnica e desocuparia a moita. Mas como é meu 1o., ou seja, aquele que acreditou em mim quando ninguém acreditava ( ou mais provável, que tava tão desesperado q ninguém conseguia atendê-lo - lembra, "o buraco" - ) Enfim... é de estimação, 1o. cliente da sorte

Tópicos Similares

1. Respostas: 22
    Último Post: 19-03-2015, 13:03
  2. Respostas: 2
    Último Post: 26-02-2013, 22:29
  3. Respostas: 2
    Último Post: 03-04-2012, 07:51
  4. Respostas: 2
    Último Post: 07-12-2009, 09:30
  5. Respostas: 0
    Último Post: 24-04-2007, 20:51

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L