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  1. Achei bem sucinto esse panfleto da ANATEL - em anexo - onde fala sobre alguns tópicos interessantes e outros bem polêmicos.

    1 - Como saber se produtos comprados no exterior são homologados;
    2 - Penalidade para consumidores e vendedores de produtos irregulares;
    3 - Por que adquirir produtos homologados;
    4 - Como reconhecer produtos homologados.

    O que mais me chamou atenção foi o tópico 1, ignora o REGULAMENTO PARA CERTIFICAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO DE PRODUTOS PARA TELECOMUNICAÇÕES - ANEXO À RESOLUÇÃO N.° 242, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2000:
    Art. 40. O direito de uso da identificação da homologação não pode ser transferido ou cedido a terceiros, salvo na continuidade do uso por sucessão reconhecida pela Anatel.

    Art. 20. (...)
    Parágrafo único. A emissão do documento de homologação é pré-requisito obrigatório para fins de comercialização e utilização, no País, dos produtos classificáveis nas Categorias I, II e III, descritas neste Regulamento.


    Se a homologação é uma permissão para comercializar o equipamento no país, porque um terceiro pode se beneficiar em vender uma marca internacional - por exemplo Mikrotik e Ubiquiti - em outro país. Por isso a WDC homologa os equipamentos da Ubiquiti com outros nomes, porque levando em consideração esse panfleto, já é senso comum ignorar "essa permissão de comercialização"o que vale é saber se é homologado ou não.
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  2. Grande Kleber... Foi muito boa essa tua explanação. Por isso que devemos colocar em prática aquela brilhante proposta de constituirmos associação ou cooperativa para homologar nossos produtos.



  3. Como sempre o amigo ajudando no assunto anatel.
    Belo posts.

  4. Acho que a ana... se tornou meio e forma de comercio não vejo mais seriedade em homologação...(detalhe quem homologa não é tia ana são orgãos "parceiros")
    porque os radios identicos mesmo "tudo" tem que ter homologações diferentes...?
    as vezes sao do mesmo fabricante "china" so muda que distribui..
    exemplo tenho varios..
    Nao muda nada so a etiqueta porque cada um tem que ter uma homologação..
    so pra ganhar dim dim?



  5. Kleber, a primeira frase na primeira imagem, é prá matar....

    Está admitindo que pode comprar no exterior, ou de qualquer empresa, desde que o produto idêntico esteja homologado por outra empresa.
    Este assunto tem sido amplamente debatido, mas a lógica diz que só pode comercializar quem o homologou.
    Quem vantagem uma empresa tem em investir pesado em homologações se o produto já foi homologado por outra empresa? Seria só importar legalmente e revender aos consumidores. Mas isso não seria prejudicial para quem gastou com homologação?

    Este panfleto, você achou onde, Kleber? Não vou questionar a autenticidade dele, mas... confesso que fiquei curioso.

    Ele apesar de trazer o logo da Anatel, está um pouco estranho na sua apresentação gráfica. Achei que faltou um pouco de elaboração mas vistosa, como é comum nos impressos de origem governamental.
    Além disso a Anatel não é de escrever tanto a respeito. Normalmente ela se apega a resoluções para responder entendimento de situações.






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