Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. O que ficaria melhor em uma rede local/intranet para resolução de IP?. Um DNS ou um WINS? Só preciso que as estações acessem uma determinar máquina pelo nome, somente isso. Eu tenho colocado o nome e IP no arquivo "hosts" das estações, mas não quero mais fazer isso não, queria automatizar esse processo. O que ficaria melhor?

Grato e aguardo qualquer comentário.

2. Citação Postado originalmente por aprendiz_ce Ver Post
    O que ficaria melhor em uma rede local/intranet para resolução de IP?. Um DNS ou um WINS? Só preciso que as estações acessem uma determinar máquina pelo nome, somente isso. Eu tenho colocado o nome e IP no arquivo "hosts" das estações, mas não quero mais fazer isso não, queria automatizar esse processo. O que ficaria melhor?...
    Olá.

Particularmente prefiro DNS, por ser um sistema distribuído, aberto, com capacidade para redundância e muito mais.

DNS independe de plataforma. Já WINS, é nativamente para estações e servidores Microsoft Windows. Se sua rede aumentar, e tornar-se híbrida, com MacOs, GNU/Linux <flavor here>, Android Devices, o DNS atenderá toda a necessidade de resolução. Já com WINS, você terá limitações de plataforma. Há serviços (vide SaMBa), plugins, add-ons que possibilitam usar WINS em outros sistemas operacionais, mas é uma atividade braçal desnecessária, quando se tem DNS.

Hoje sua rede pode até ser toda só "Microsoft-Like". Amanhã não mais.

Enfim, faça suas considerações. Minha recomendação é DNS

Saudações,

Trober

3. netbios se for rede local

4. Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    Olá.

Particularmente prefiro DNS, por ser um sistema distribuído, aberto, com capacidade para redundância e muito mais.

DNS independe de plataforma. Já WINS, é nativamente para estações e servidores Microsoft Windows. Se sua rede aumentar, e tornar-se híbrida, com MacOs, GNU/Linux <flavor here>, Android Devices, o DNS atenderá toda a necessidade de resolução. Já com WINS, você terá limitações de plataforma. Há serviços (vide SaMBa), plugins, add-ons que possibilitam usar WINS em outros sistemas operacionais, mas é uma atividade braçal desnecessária, quando se tem DNS.

Hoje sua rede pode até ser toda só "Microsoft-Like". Amanhã não mais.

Enfim, faça suas considerações. Minha recomendação é DNS

Saudações,

Trober
    Na realidade a minha rede (esse em questão) já é mista, só não tem MacOS, mas o resto sim. O problema é que realmente eu só pensei em Windows/Microsoft e também acabei achando que seria demais um DNS só pra essa função, ou seja, resolver o nome somente de uma máquina/servidor.

Então implemento um DNS mesmo? Mesmo que seja só para a rede local?

Grato pela sua atenção.

5. Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    netbios se for rede local
    Olá,

Foi o que eu estava pensando, mas depois do comentário do amigo trober, acho que o WINS não seria a melhor solução não.

Grato pela atenção.

Tópicos Similares

1. Respostas: 14
    Último Post: 01-06-2016, 00:16
  2. Resolução de nome/ip no MYAUTH
    Por juliodizd no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 02-12-2009, 23:35
  3. problema de ip na rede
    Por pensador-ce no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 23-12-2002, 09:38
  4. Bloquear Pacotes de IP´s específicos
    Por Hawthorn no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 19-11-2002, 16:03
  5. Monitoração de IPs para Acessos, Downloads, Uploads.....
    Por soyeu no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 14-11-2002, 12:24

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L