+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Monitorar ADSL com Ping em Background

    Pessoal,

    O meu conhecimento é um pouco limitado, e já procurei bastante e não achei uma solução simples.
    Poderia usar o Nagios, mais acho muita coisa e muito complexo a configuração para algo tão trivial.
    Quero:
    1. Pingar um host indefinidamente em background (ping -D under-linux.org &);
    2. Gravar a saída em um arquivo (>> ping.log); e
    3. Em cada linha colocar a data e hora formatada (no inicio), e não o timestamp que é o que a opção -D faz, independente de o ping ter tido sucesso ou não.

    Minha dificuldade está em formatar o timestamp. Já vi várias dicas na net, mais nenhuma resolveu porque em todas as linhas do ping fica a mesma data/hora do inicio do comando.
    Exemplos:
    Código :
    # ping -D www.terra.com.br | sed "s/\(.*\)/$(date +%F\ %T) \1/g"
    # ping -D www.terra.com.br | xargs -n1 -i bash -c 'echo `date +"%Y-%m-%d %H:%M:%S"`" {}"'

    Uso Debian 6, só texto, sem ambiente gráfico.

    Abs,

    Marcio.

  2. #2
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão re: Monitorar ADSL com Ping em Background

    amigo uma ideia baixa o pacote fping vc ira conseguir o que predende

  3. #3

    Unhappy re: Monitorar ADSL com Ping em Background

    Citação Postado originalmente por demattos Ver Post
    amigo uma ideia baixa o pacote fping vc ira conseguir o que predende
    Opá, obrigado pela ajuda.
    Já tinha visto esse pacote, mais não achei nenhuma opção que mostre a data e hora na saída. Pelo menos no man dele não tem.
    Você sabe qual opção?

    Tbm já tentei o arping, e nada.

    Abs,

    Marcio.

  4. #4

    Padrão Re: Monitorar ADSL com Ping em Background

    o crontab nao atende ?

  5. #5

    Padrão Re: Monitorar ADSL com Ping em Background

    Citação Postado originalmente por Criptus Ver Post
    o crontab nao atende ?
    Crontab, nativamente, tem porções em minutos, não atendendo a necessidade do colega.

    Citação Postado originalmente por NightMareCBA Ver Post
    Quero:
    1. Pingar um host indefinidamente em background (ping -D under-linux.org &);
    2. Gravar a saída em um arquivo (>> ping.log); e
    3. Em cada linha colocar a data e hora formatada (no inicio), e não o timestamp que é o que a opção -D faz, independente de o ping ter tido sucesso ou não.

    Minha dificuldade está em formatar o timestamp. Já vi várias dicas na net, mais nenhuma resolveu porque em todas as linhas do ping fica a mesma data/hora do inicio do comando.
    Exemplos:
    Código :
    # ping -D www.terra.com.br | sed "s/\(.*\)/$(date +%F\ %T) \1/g"
    # ping -D www.terra.com.br | xargs -n1 -i bash -c 'echo `date +"%Y-%m-%d %H:%M:%S"`" {}"'
    Aqui uso FreeBSD. Fiz modificações para rodar no GNU/Linux Ubuntu. Faça ajustes para o Debian.
    Código :
    ping www.terra.com.br | while read output ; do echo "$(date +"%Y-%m-%d %H:%M:%S"): $output" ; done
    Saudações,

    Trober

  6. #6

    Padrão Re: Monitorar ADSL com Ping em Background

    não recomendo deixar o ping em -D ou online direto. porque se tiver problema de DNS não vai detectar.

  7. #7

    Padrão Re: Monitorar ADSL com ping em background

    Citação Postado originalmente por Criptus Ver Post
    não recomendo deixar o ping em -D ou online direto. porque se tiver problema de DNS não vai detectar.
    Bem observado. Para resolver, é só mudar o ping para dentro do loop (tipo while true), que a cada ciclo, será uma nova consulta de resolução de nomes.

    Também será uma nova consulta de conversão do date.

    Saudações,

    Trober