+ Responder ao Tópico



  1. Acesso à internet chega a 38% dos lares brasileiros, aponta estudo

    A presença do computador e da internet seguem em expansão nos domicílios brasileiros.
    Os números melhoraram, mas ainda mostram um grande desafio de inclusão digital a ser vencido.
    A proporção de domicílios com computador no país passou de 35%, em 2010, para 45%, em 2011, enquanto a presença de internet saltou de 27% para 38%, segundo dados da 7ª Pesquisa TIC Domicílios 2011, divulgada nesta quinta-feira, 31, pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

    A pesquisa aponta que os computadores de mesa (desktops) estão perdendo espaço para os portáteis.
    Entre as residências com computador, 79% possuem desktops, enquanto 39% utilizam PCs portáteis.
    Em 2008, os computadores de mesa eram utilizados em 95% dos domicílios e os portáteis em apenas 10%. Na classe C, a proporção de portáteis praticamente dobrou em relação a 2010, o que corresponde à presença em um quarto dos domicílios com computador que pertencem a essa faixa socioeconômica (28%).
    Já na classe A, a presença de PCs portáteis (81%) nos domicílios com computador é equivalente à de desktops (82%).
    Em 2011, a TIC Domicílios também passou a medir o uso de tablets: apesar de ter presença tímida no total dos domicílios com computador (1%), na classe A, a proporção já chega a 10%.

    Com relação às conexões de banda larga no país, de maneira geral, em 2011 a banda larga fixa esteve presente nos lares brasileiros com internet em proporções superiores à banda larga móvel (modem 3G): 68%, contra 18%, respectivamente.
    O estudo indica que o acesso à banda larga móvel apresentou crescimento de 8% em relação a 2010.

    O local mais citado para acesso à internet continua sendo o domicílio (67%), quase duas vezes e meia maior do que o acesso em centros públicos de acesso pago (lanhouses), local citado por 28% dos usuários de internet.

    Enquanto o acesso domiciliar apresentou um crescimento de 20% em relação a 2010, o uso nas lanhouses decresceu 18% nesse mesmo período.
    Já o uso da internet via celular avançou 12% entre os usuários de celulares passando de 5% para 17%, aumento que ocorreu principalmente entre os entrevistados que possuem aparelhos pré-pagos.

    Dentre as principais atividades realizadas na internet no ano passado, 69% dos brasileiros declararam acessar sites de relacionamento como o Facebook ou Orkut.
    Destacam-se os acréscimos no uso de microblogs, como o Twitter, que passou de 14% em 2010 para 22% em 2011, e o uso de programas de voz sobre IP como o Skype, cuja adoção foi de 17%, em 2010, para 23%, em 2011.

    A atividade de lazer mais realizada na internet foi assistir filmes ou vídeos (58%), seguida por fazer download de músicas (51%).

    Os dados do estudo TIC Domicílios 2011 foram coletados por meio de entrevistas realizadas em 25 mil domicílios no Brasil, incluindo áreas rurais.
    Apesar do crescimento nos indicadores de posse e uso das TIC no Brasil, em 2011 foi identificado que 55% dos domicílios não possuem computador e 62% não dispõem de internet - na área rural o índice é de 90%.

    http://www.tiinside.com.br/31/05/201...1103/news.aspx

  2. Bons dados!!



  3. Dados muito animadores.Gostaria de ver a inclusão digital chegar nas escolas públicas. Sonhar não custa nada.

  4. O governo federal ajuda através da Farmácia Popular com medicamentos.

    Levar Internet a escolas e pontos de inclusão digital é sem dúvida uma atividade cultural; provedores de Internet devem aproveitar a legislação para prestar estes serviços de forma patrocinada por verbas obtidas por meio destas leis.


    A Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313 de 23 de dezembro de 1991), conhecida também por Lei Rouanet, é a lei que institui politicas públicas para a cultura nacional, como o PRONAC - Programa Nacional de Apoio à Cultura.
    As diretrizes para a cultura nacional foram estabelecidas nos primeiros artigos, e sua base é a promoção, proteção e valorização das expressões culturais nacionais.
    O grande destaque da Lei Rouanet é a politica de incentivos fiscais que possibilita as empresas (pessoas jurídicas) e cidadãos (pessoa fisíca) aplicarem uma parte do IR (imposto de renda) devido em ações culturais.
    O percentual disponivel de 6% do IRPF para pessoas físicas e 4% de IRPJ para pessoas juridicas, ainda que relativamente pequeno permitiu que em 2008 fossem investidos em cultura, segundo o MinC (Ministério da Cultura) mais de R$ 1 bilhão.
    A lei surgiu para educar as empresas e cidadãos a investirem em cultura, e inicialmente daria incentivos fiscais, pois com o benefício no recolhimento do imposto a iniciativa privada se sentiria estimulada a patrocinar eventos culturais, uma vez que o patrocínio além de fomentar a cultura, valoriza a marca das empresas junto ao público. No entanto a lei tem sido atacada, em vez de ensinar empresas a investirem em cultura, ensiná-las a fazer propaganda gratuita.

    Outra forma é utilizar ONG´s , pois elas não podem ter lucro, mas nada impede de ter diretores e funcionários remunerados, patrimônio, etc...

    As Organizações não governamentais (ONGs) atualmente significam um grupo social organizado, sem fins lucrativos, constituído formal e autonomamente, caracterizado por ações de solidariedade no campo das políticas públicas e pelo legítimo exercício de pressões políticas em proveito de populações excluídas das condições da cidadania. Fazem parte do chamado Terceiro setor.






Tópicos Similares

  1. Para Quem tem duvida do UBIQUITI Ta ai
    Por Evertton no fórum Redes
    Respostas: 6
    Último Post: 25-11-2014, 08:49
  2. Para quem tem provedor a cabo.
    Por Magal no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 11-08-2008, 17:18
  3. INFORMAÇÂO Útil para quem Tem ROUTERBOARD!!!
    Por JeanGutemberg no fórum Redes
    Respostas: 22
    Último Post: 14-05-2008, 20:59
  4. Estação não recebe tela de login para acessar ftp autenticad
    Por Emersux no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 17-06-2005, 00:44
  5. Respostas: 6
    Último Post: 05-04-2004, 08:20

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L