Página 1 de 8 123456 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Pessoal, tenho um enlace com Rocket Dish 34db de 86km. 100% de visada, os dois pontos estão a mais de 650m e entre eles há um grande vale. O perfil de elevação do LinkPlanner não mostrou nenhum obstáculo que pudesse sequer chegar perto da zona de Fresnel (a região da zona mais proxima do solo fica a mais de 100m de distância do mesmo). Em cima da torre do ponto 1 é possivel até mesmo ver o contorno do morro do ponto 2. Ou seja, visada perfeita.

Tive esse enlace rodando por mais de 7 meses sem ter problemas (ping 2-6ms, sinal -56 a -63, ccq 98-100%, airmax quality e capacity 97-100%). Porém neste ultimo mês comecei a notar uma oscilação anormal no enlace. O sinal sobe e começa a oscilar de forma estranha, chegando a perder o enlace por alguns segundos nos piores dias. Ai derrepente, o sinal volta ao normal.

Ocorre principalmente durante a noite e bem cedo pela manha.

Segue abaixo 2 videos mostrando o comportamento dos enlace. No primeiro o sinal até não está ruim mas o ping oscila muito, no segundo aparece a oscilação do sinal.

Se alguem puder me ajudar fico agradecido.

Obrigado.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         enlace.jpg
Visualizações:	126
Tamanho: 	25,7 KB
ID:      	36035  

2. Olha, não sei ao certo te dizer o que está acontecendo. Agora, o motivo do seu ping dar problemas, é que quando o sinal cai, ele tenta negociar um MCS menor, mas como o seu está fixo, vai dar problemas no PING. Agora, cara. Também tenho tido problemas desse tipo em um enlace meu, de 33km e até agora também não descobri o que é. Penso ser algo que entra na frente, eliminei a possibilidade de interferência, pois mudei de canal, uso channel shifting, mas mesmo assim ainda tenho alguns problemas como os seus, e engraçado é que são na mesma faixa de horário. Sendo irônico, parece até que nossos rádios andam conversando...

Se ajudei, estrelinha pra mim!

3. Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    ja pensou em problemas nos proprios equipamentos, aquecimento, problemas com a fonte, cabos oxidados variando a atenuação com a umidade etc ?
    por ser um vale, entre os dois pontos poder umidade ou mudanca no clima entre os dois pontos mas primneiro com disse o testar equipamento para descartar efeitos causados pelo proprio clima do local

4. Essa distancia seria o ideal colocar em 10mhz ou menos e tenta desabilitar o airmax.

5. Tivemos este mesmo tipo de problema com enlace de 53 km com rocket M5,resolvemos atualizando para a versão mais recente.

Tópicos Similares

1. Ajuda Enlace 18Km (Rocket Dish 34Dbi + Rocket M5)
    Por JuniorCaucaia no fórum Redes
    Respostas: 28
    Último Post: 03-05-2012, 22:09
  2. Melhorar sinal do enlace com Rocket dish.
    Por guilherme1991g no fórum Redes
    Respostas: 6
    Último Post: 27-04-2012, 16:44
  3. enlace com rocket dish de 30
    Por ricardofdea no fórum Redes
    Respostas: 9
    Último Post: 07-11-2011, 08:12
  4. Respostas: 25
    Último Post: 28-09-2011, 09:02
  5. Respostas: 12
    Último Post: 08-09-2011, 08:36

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L