+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Otimizando OSPF

    Salve amigos do Under...

    Estou querendo melhorar (otimizar) meu OSPF.

    Tenho a seguinte estrutura hoje:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         RedeOSPF.pdf
Visualizações:	384
Tamanho: 	8,8 KB
ID:      	36188

    Onde a comunicação funciona perfeitamente entre os Server1, 2 e 3.

    A comunicação para o Server4 ela é feita por enlaces, e como um não tem o mesmo desempenho do outro tivemos que escolher o Balanceamento que foi enviar Link por um Lado (DownLoad) e receber por outro (UpLoad). Para o UpLoad, que é a saida do Server4 para seus Gateways foi facil, setamos o custo maior na interface do DownLoad fazendo com que o Upload saísse pela interface escolhida.

    O grande detalhe é o DownLoad. Como podem notar no Diagrama elaborado, os Servers 2 e 3 são ligados a uma Switch, portanto o custo de saída para chegar no Server 4 é um só para os dois caminhos. Hoje tenho configuradas rotas manuais nos Servers 2 e 3 para poder enviar o DownLoad somente por um lado com Script para desativa-las caso um dos enlaces caia deixando o OSPF trabalhar então.

    Alguém conhece alguma configuração que eu possa fazer para resolver isso?
    Como criar duas interfaces iguais só que com custos diferentes para determinado Gateway.

    Fico em aberto para sugestões e idéias.

  2. #2

    Padrão Re: Otimizando OSPF

    Rodrigo voce ja viu no site da Mikrotik a materia sobre Bonding não seria esta uma solução? tenho um material a respeito mas nao da para postar aqui caso precise te mando por e-mail

  3. #3

    Padrão Re: Otimizando OSPF

    Citação Postado originalmente por Ollenini Ver Post
    Rodrigo voce ja viu no site da Mikrotik a materia sobre Bonding não seria esta uma solução? tenho um material a respeito mas nao da para postar aqui caso precise te mando por e-mail
    Amigo ... acredito que não seja a solução não pois já executei teste com Bonding. Pois como descrevi anteriormente, tenho necessidade de moldar o balanceamento (DownLoad por um enlace e UP Load por outro), pelo que analisei o Bonding não me oferece essa função e outro detalhe é o fato de meus enlaces não estarem ligados diretamente as RB servers mas sim na Switch.

    Agradeço a colaboração, mas procuro alguma solução dentro do OSPF mesmo.

  4. #4

    Padrão Re: Otimizando OSPF

    Estou no aguardo de idéias ....

  5. #5

    Padrão Re: Otimizando OSPF

    Amigos ... surgiu uma luz. OSPF sobre Vlans.

    Testei em laboratório e funcionou excelentemente replicando em meu cenário.

    O que acham?