Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Boa Noite caros colegas,

Tenho a seguinte situação:

POP principal com 27 antenas(entre Links e painéis) Ubiquiti, deste local atendo 06 cidades próximas,

Mas isso são detalhes, o problema eh o seguinte, quero saber se posso usar um carregador digital de 24V por 60A em 4 baterias de 220Ah estacionárias, dispostas em serie e paralelo, para dar os 24V, porem a tensão de flutuação do carregador é de 26.4V e a tensão de carga é 28,8V, pergunto aos colegas se algum dos Srs. poderiam me responder se teria algum problema, pois os equipamentos Ubiquiti funcionam com fontes de 24V ou menos.
    Se alguém tiver alguma solução, estou no aguardo.

2. A tensão de carga recomendada pras baterias é de 28,8V, mas esse carregador com certeza não usa carga cíclica, e sim flutuação, na casa dos 26,4 a 27V. A tensão só passa dos 26,5V se as baterias tiverem problemas (Depois de velhas).

Se tem carga cíclica, você teria que desligar o carregador após a carga completa, e religar quando a tensão das baterias estiver baixa. Por uso desejado tem que ser carregador com flutuação.

Nenhum VRM tem range tão pequeno tipo suportar só 23 a 25V. Equipamento UBNT diz suportar até 29V (Exceto os 5V, claro), já botei 30V em Airgrid, talvez a queda de tensão no cabo entregasse só 28V no aparelho efetivamente. Lembre que se você tem 27V nas baterias, após algum hub POE, apos alguns metros de cabo lan, terá tensão menor, se os cabos forem longos tipo 20 ou 30m talvez tenha queda de tensão de até 2V dependendo do consumo (Se usar hub POE no alto da torre, por exemplo).

Quanto ao "menos" em UBNT, a maioria suporta de uns 10 ou 11V até os 28-29V, pra ter menos aquecimento e risco do vrm interno gerar ripple (Reduzindo o poder de processamento do processador e da etapa de RF) é melhor usar tensão maior. Se um VRM tem um range tipo 10 a 20V, o ponto de melhor rendimento será em cerca de 17V. No caso de UBNT o range vai de 11 a 29V, o ponto de melhor rendimento está na casa dos 23V. Mas não vale a pena usar reguladores ou conversores pra usar essa tensão específica, o rendimento dos reguladores não compensa.
    (Eu uso conversor DC-DC de 12 pra 24V, mas é questão de custo de bateria, não é a melhor opção a recomendar)

3. Bom tópico, esse assunto tem sido bem falado em outras listas, pois os provedores estão crescendo, e essa questão de alimentação precisa de atenção. Nosso amigo Rubem deu uma ótima explicação ai. Problema em aumentar a corrente não tem. Como o Rubem disse, o que deve ser observado é o modo de carga, para não causar dano a bateria. Eu tive uma necessidade aqui parecida com a sua, e acabei comprando um carregador de 24 volts, 32 amp, ele é inteligente, desliga a carga quando a tensão atinge 29,5 volts, e torna ligar a carga quando baixa aos 24 volts, porém uso baterias de 100 Amp.

Contudo, acabei tendo um problema com isso, como as baterias ficavam no pé da torre, junto com o carregador, e a torre tem 30 metros, os 24 volts subiam por um cabo PP, que estava muito fino, acho que era 1 mm, a tensão chegava nos equipamentos mais baixa, e com esse problema troquei o cabo por um de 2,5 mm, só que o carregado estava indo aos 29,8 volts, mais ou menos, e com isso algumas RB's estavam parando de funcionar.

Para resolver o novo problema, eu montei um regulador de tensão usando LM317 e um transistor 2N3773, (se não me engano), assim passei a reduzir tensão para 22 volts e tudo ficou funcionando sem problemas. Mais sei que esse circuito tem muitas perdas, queria saber do nosso amigo Rubem sem por acaso tem um circuito mais eficiente, que use mosfet, ou algum C.I mais específico para essa função.

4. Bom aqui surgiu o mesmo problema então resolvemos a ser mais profissional estamos cotando os retificadores como as teles usam,segue a baixo os link de fornecedores.
    http://www.proteco.com.br/
    deste fornecedor optamos por este: http://www.proteco.com.br/prod_mp24-10-r2.htm
    http://www.xps.com.br/
    Tem vários modelos
    http://www.montel.com.br/v7/index.ph...7&idProduto=66
    http://volt.site.com.br/
    Este lançou uma fonte nobreack de 24v/20 A
    Pesquisamos e a conclusão é partir para retificado ou fonte com carregador flutuador, veja que nossa pesquisa é para rack 19.
    Para nossas estações iremos usar este produto: http://www.proteco.com.br/prod_mp24-10-r2.htm a pesar de ser 10 Amperes então em torre que se faz necessário acima de 10 Amperes iremos usar dois com as mesmas baterias, o porque?
    Caso queime um teremos o outro como forma de back up.
    No Caso do XPS o mesmo pode ser configurado com duas fontes(redundância).
    Nosso amigo Alexandre Correia usa este XPS e poderia nos informar melhor.

5. Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Bom tópico, esse assunto tem sido bem falado em outras listas, pois os provedores estão crescendo, e essa questão de alimentação precisa de atenção. Nosso amigo Rubem deu uma ótima explicação ai. Problema em aumentar a corrente não tem. Como o Rubem disse, o que deve ser observado é o modo de carga, para não causar dano a bateria. Eu tive uma necessidade aqui parecida com a sua, e acabei comprando um carregador de 24 volts, 32 amp, ele é inteligente, desliga a carga quando a tensão atinge 29,5 volts, e torna ligar a carga quando baixa aos 24 volts, porém uso baterias de 100 Amp.

Contudo, acabei tendo um problema com isso, como as baterias ficavam no pé da torre, junto com o carregador, e a torre tem 30 metros, os 24 volts subiam por um cabo PP, que estava muito fino, acho que era 1 mm, a tensão chegava nos equipamentos mais baixa, e com esse problema troquei o cabo por um de 2,5 mm, só que o carregado estava indo aos 29,8 volts, mais ou menos, e com isso algumas RB's estavam parando de funcionar.

Para resolver o novo problema, eu montei um regulador de tensão usando LM317 e um transistor 2N3773, (se não me engano), assim passei a reduzir tensão para 22 volts e tudo ficou funcionando sem problemas. Mais sei que esse circuito tem muitas perdas, queria saber do nosso amigo Rubem sem por acaso tem um circuito mais eficiente, que use mosfet, ou algum C.I mais específico para essa função.
    "Hoje" se controla tensão com CI's dedicados pra chaveamento. Difícil recomendar algo porque não temos muita opção no brasil. O que geralmente achamos aqui é o LM2576, LM2586 e LM2596, a melhor opção acho (Por ser o mais usado) que seria o LM2596:
    https://www.national.com/ds/LM/LM2596.pdf
    Como tem limite de 3A na entrada (Desde que usando um bom dissipador) melhor colocar 1 pra cada RB com muitos cartões, ou pra cada 2 ou 3 equip. UBNT. Tem a questão do drop-out, a diferença de tensão entre saída e entrada, pro CI's não oscilar e ter ripple é bom manter pelo menos uns 3V de diferença, se a bateria chega a cair pra menos de 24V então seria bom regular a saída para 20V.

Tem muitas plaquinhas com o LM2596 prontas no Ebay, procura por "step-down" que achará de varias potencias. Mesmo as mais baratas já usei em RB sem problemas, tipo passando de 36 pra 24V numa RB433AH com 2 cartões.

Enfim, talvez seja mais facil ajustar o carregador pra no maximo 28V, o datasheet das baterias NORMALMENTE recomenda carga cíclica até 14,4V em caso de pressão atmosférica relativamente normal (Nada de La Paz) e temperatura das baterias a 25ºC, se tem chances de algum desses fatores ser pior, melhor baixar a carga para 14,2 ou mesmo 14V. Meio difícil um carregador de corrente tão alta não tenha um controle desse, o fabricante não pode esperar que todo mundo viva num mundo perfeito de 25ºC, aumentar a tensão pra dar mais uptime em caso de blackout mas te obrigar a perder uns 10% em conversores dc-dc chaveados dá na mesma.

Ah, queria saber porque chamam esses carregadores pra area de telecom de "retificadores", afinal eles tem muito mais coisa que diodo dentro.

======================
    Edit:
    Ops, as placas baratas no Ebay são pra até uns 30V, as pra até 45V são mais caras. Pra sistemas de 48V (Quem aluga torre das grandes operadoras) tem pouca coisa pronta de alta potencia, mas dá pra usar esses CI's da National, tem alguns pra até 65V, no brasil acho que só importando (Ou encomendando pra Farnell importar).

Tópicos Similares

1. Respostas: 15
    Último Post: 06-06-2009, 22:04
  2. Respostas: 3
    Último Post: 01-04-2009, 08:00
  3. Fonte 24v 2A PoE manda a amperagem necessária?
    Por zepinguin no fórum Redes
    Respostas: 4
    Último Post: 28-03-2009, 12:24
  4. Fonte 24V 20A
    Por JULIANOPASTORE no fórum Redes
    Respostas: 28
    Último Post: 20-04-2008, 16:30
  5. Fonte 24V 5A Aonde Comprar
    Por JULIANOPASTORE no fórum Redes
    Respostas: 4
    Último Post: 05-02-2008, 10:09

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L