Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Boa noite amigos do Under Linux!
    Venho aqui mais uma vez, para que tirassem minha dúvida
    ouvir falar que servidor por PPPoE é bem melhor que o Hotspot o que estou a usar!
    Gostaria de mudar para o servidor PPPoE.

MAs ai entra a questão como configurar um servidor Mikrotik por PPPoE?

Terei que sempre ir na casa do cliente quando ele formatar o PC pra criar o discador pra ele acessar internet?

Terei como amarrar MAC ao cliente?

E por fim ele fica com IP fixo?

Mas o mais importante a configuração par ao servidor deixar de ser hospot para ficar PPPoE. Obrigado!

2. Você pode orientar o cliente por telefone para configurar um conexão de banda larga.
    Tem como amarrar.
    Você decide se será ip fixo ou dinâmico.

Olha ouvi falar de um provedor com mais de 3000 clientes em hotspot e sem dores de cabeça ele usar switches gerenciáveis ou vlan fixa em toda rede.

3. Ao meu ver PPPoE é viavel quando voce tem radios clientes e no rádio voce condifura o PPPoe Client. Mas quando as configurações deve ser feitas no PC do cliente o viavel é Hotspot.

Tenho cliente "Provedor" usando 100% hotspot e estão satisfeitos o usuario pode colocar o IP que desejar na maquina, ou deixar sem IP que irá conseguir cair na tela de autenticação.

Com Hotspot o numero de suporte por telefone caiu pois não tem que ficar mostrando a clientes como colocar um discador.

para configurar o Server - > PPP -> PPPoe Servers -> + Adcionar, veja detalhes antes em http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:Interface/PPPoE

4. Olha só aqui na minha rede ta com pppoe e hotspot juntos, o hotspot é so pra poder os clientes baixarem o discador no caso de formatar a maquina isso evita a ida na casa deles

5. Veja pelo lado da usabilidade do usuario também, ter que entrar em navegador e colocar login pra poder usar qualquer coisa tipo p2p, messenger, ou cliente de email, é ridículo, eu jamais usaria serviço assim.

Já PPPoE tem outro probleminha, varios roteadores não aceitam pppoe via wifi, só na porta wan (Colocar como bridge e instalar discador em PC também é um atraso de vida, se saio de casa e chego numa empresa onde tem um roteador comum o discado fica atrapalhando). Vai ter que ficar cuidando o tipo de roteador que vende (Enquanto hotspot, apenas encriptação, ou ip fixo, permite qualquer roteador), com radius aconteceria o mesmo, não é qualquer roteador que resolve.

(Eu particularmente ando preferindo encriptação pessoal, porque alguns roteadores com o mesozoico RTL8186 ainda repetem com SSID diferente mas com a encriptação do provedor (Ou sem encriptação, caso o provedor não a use), para que o cliente decida quem acessará a conexão que ele paga nada mais justo que ele tenha uma senha particular)

Tópicos Similares

1. PPPOE ou Hotspot
    Por MarcosNTP no fórum Redes
    Respostas: 29
    Último Post: 21-12-2015, 17:50
  2. Melhor controlo?? PPPoE ou Hotspot??
    Por TheRMal no fórum Redes
    Respostas: 13
    Último Post: 03-06-2009, 17:59
  3. PPPoE ou HotSpot???
    Por alanvictorjp no fórum Redes
    Respostas: 3