+ Responder ao Tópico



  1. Pessoal,

    Estou com a seguinte dificuldade na migração de minha rede para o OSPF. Em, anexo segue imagem de como está a minha topologia atualmente, se analisarem, praticamente todos os meus roteadores formam borda, e devido a isso criei uma unica area (Area 0). Nela possuo 2 roteadores BGP em localidades diferentes, na qual setei um deles com prioridade 3 e outro com prioridade 2, para que se denominem DR e BDR. Até ai tudo bem, o OSPF fechou, gerou as rotas, tudo ok. PEdi para os 2 BGPs, gerarem as rotas default e geraram tambem...

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         OSPF.jpg
Visualizações:	151
Tamanho: 	15,3 KB
ID:      	37244

    Seuge o problema:

    Se verificarem, minha rede possui diversos GW de PPPOE de meus clientes, só qeu cada um deles tem sua rota atualmente estatica direcionando para qual BGP eu quero que eles saiam. Entao defino com distancias, nas rotas estaticas, por onde cada GW deverá direcionar suas rotas. Só que não estou conseguindo fazer isso através das rotas dinamicas geradas pelo OSPF.

    Pensem comigo:

    Se eu colocar metrica 5 no DR e 0 no BDR, na hora de definir a metrica nos GW sempre eles vao direcionar pro que tiver a metrica menor, no caso no BDR. Ai fica minha duvida, como faço para definir estas metricas, afim de que alguns servidores tenham rota default prioritaria pra um e outros par ao outro?

    Agradeço desde já!

  2. pq vc não configura um gateway gerenciando tunnel eoip ou vpls para sair cada 1 por seu GW definido por cima do OSPF!



  3. se manipular os custos o ospf ja fas isso .

  4. Bom dia amigo.

    Você possui iBGP configurado entre os roteadores BGP?

    Quando falamos em BGP, existe uma notação que fica complicado de entender que é a "sair por tal roteador", vou explicar.

    Usando BGP com 2 links, você passa a SEPARAR o download do upload, podendo ter configurações individuais.

    No caso de sair (que entendo como UPLOAD) você pode criar filtros definindo qual roteador determinada rede de DESTINO irá usar, por exemplo, para o google, a métrica menos será pelo link 1, para o terra será pelo router 2 e assim por diante, você faz isso balanceamento sua carga de Upload entre os roteadores.

    No caso do Download, você não precisa se preocupar quem será o roteador de gateway dos PPPoE, uma vez que o iBGP irá saber por onde ir.

    Isso tudo pode parecer confuso, mas quando a rede começa a tomar proporções maiores, o gerenciamento fica muito mais fácil.


    Voltando ao seu cenário atual, você pode definir sua métricar OSPF através de filtros (routing > filters). Você cria um filtro dizendo que para determinada rede o gateway é X e a métrica é Y. Depois na instância OSPF você define o filtro que acabou de criar.


    Qualquer dúvida vamos falando, abraço.






Tópicos Similares

  1. Duvidas ospf+ppoe
    Por douglito no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 12-03-2016, 07:20
  2. dúvida ospf
    Por linuxerbel no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 26-03-2015, 13:26
  3. Dúvidas OSPF
    Por teusma no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 25-03-2015, 14:31
  4. Duvida ospf vpls ou bridge ?
    Por euemerson no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 09-03-2015, 08:02
  5. Dúvida OSPF [ROCKET/ROUTERBOARD]
    Por tskstar no fórum Redes
    Respostas: 16
    Último Post: 24-02-2012, 19:33

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L