+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Cara eu me preocuparia mais com clientes com sinal abaixo de -65dBm

Não me preocuparia com clientes com sinal acima de -30dBm
    Entao fechou o entendimento -65 é o limite para deixar o cliente instalado hehe.

Valeu Jorge.

2. Entendo, mas mesmo assim irei trocar nesse cliente para ter um aproveitamento melhor do equipamento, colocando a grade em um cliente mais distante, pois se colocasse a CPE não iria ficar bom!

3. Citação Postado originalmente por leonardocoldibelli Ver Post
    Entendo, mas mesmo assim irei trocar nesse cliente para ter um aproveitamento melhor do equipamento, colocando a grade em um cliente mais distante, pois se colocasse a CPE não iria ficar bom!
    Coloca um CPE e baixa a potência uai rss.

4. Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    O que vocês não entendem é que não existe isso de varrer sujeira pra debaixo do tapete.

Se uma antena de 25dBi ta gerando saturação, trocar por uma de 16dBi vai diminuir a potencia recebida mas vai aumentar a sujeira no espectro (Vai pegar mais ruido etc).

SE esta ocorrendo realmente saturação, coloque um atenuador e mantenha a antena de 25dBi.

Na verdade era pra provedor trabalhar com antena de 43dBi e potencia de 0dBm...

O que acontece é que justamente TODO mundo tem a ideia de aumentar a potência pra "melhorar o sinal" e acabam sujando o espectro com isso.

É um circulo vicioso provocado pela ignorância.

Melhor "queimar" potencia num atenuador do que abrir a diretividade da antena e passar a gerar e captar todo tipo de ruído...

Problema é que essa minha filosofia só funciona se todo mundo for educado. No Brasil é difícil.

O Atenuador pode ser feito com o proprio cabo coaxial :

Vamos supor que o cabo tenha 1db de perda por metro,

E o sinal ta chegando com 0dBm e tá muito forte.

Você coloca 22 metros de cabo enrolados que produzirá uma perda de 22dB suficientes pra derrubar o sinal para -22dBm e tirar a saturação.
    Isso eu entendi, li a explicacao do outro tópico (um colega foi orientado a virar a antena para "perder" potencia).

Lendo aqui no Under aprendi que trabalhamos com máximo de ganho de antena e mínimo de potencia de rádio. Se tenho uma antena de 25 dBi tenho que deixar o meu rádio no mínimo e se for necessário, um atenuador. A ideia é deixar o sinal em um nível "baixo" o suficiente para nao saturar a rede e nem gerar interferencia no espectro.

Eu acho que se o cliente está bem próximo, posso colocar uma antena de menor ganho e ainda assim deixar o rádio no mínimo, já que uma antena de menor ganho é um pouco mais barata que uma de maior ganho.

Pela lógica, uma antena de 25 dBi tem o dobro de ganho que uma de 22 dBi, correto?

5. Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Sim, entre 25dBi e 22dBi há num ponto dentro da diretivididade da antena, o dobro da potencia.
    Exato, porque nessa escala logarítmica 3 dBi representam o dobro (sou um excelente papagaio, repito tudo o que leio rss).

Como tenho esse dobro de ganho, tenho que diminuir a metade a potencia do meu rádio para ficar dentro dos 36 dBm ou 4 W de EIRP (aqui no Peru a limitacao é a mesma). Como tenho alguns neurônios, sei que 4 W para um enlace perto da base é muito, entao baixo o meu rádio de 11 dBm para 8 dBm e fica com 2 W EIRP, mas ainda é muito, posso baixar o rádio para 5 dBm ou mesmo 2 dBm e teria potência suficiente, correto?

Tópicos Similares

1. Respostas: 9
    Último Post: 29-09-2016, 23:03
  2. Como saber a % de processamento do Rocket M5?
    Por eijiyasue no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 07-07-2014, 08:56
  3. Como saber a potencia atual do cartao?
    Por marcostmariano no fórum Redes
    Respostas: 23
    Último Post: 16-01-2009, 10:56
  4. Como saber se o proxy do mk esta funcionando?
    Por simprao no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 09-06-2008, 20:56
  5. Como saber a versão do kernel???
    Por MarceloRibeiro no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 6
    Último Post: 12-08-2004, 07:55

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L