Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Bem, todos sabemos que o modo B nos dá uma taxa útil máxima em torno de 5Megabits/s, as vezes pouca coisa a mais, alguma coisa a menos. Queria saber de vocês, quantos mega vocês costumam vender por cada ponto 802.11b? Dizem que a taxa média de uso fica em torno de 1:3 no pior dos casos ou seja, eu poderia vender em média 15Megabit/s pra cada ponto ou antena em 802.11b (?) Quantos mega vocês têm vendido nos pontos de vocês? Tenho observado que minha taxa de uso tem ficado mais ou menos tb nesse 1:3, 1 mega pra cada 3 vendido (5 mega util no modo B), na pior das hipoteses já q na maior parte do tempo fico com folga, média de 2megabit/s com clientes em 600K e 1 Mega.

Outra coisa, li uma relato aqui uma vez que tem um provedor aqui que vende 3 megabit/s pra seus clientes usando modo B? Eu não acho viável usando modo B, o que vocês acham? Eu só passo no máximo 1megabit por cliente utilizando modo B, mais que isso uso N.

Valeu!

2. Oi Raumaster.

Essa conversa do 3 pra 1 depende muito... Normalmente as pessoas não conseguem este tipo de performance porque o modo B limita muito a banda. Principalmente nos dias de hoje com VoIP, Youtube HD, jogos online e tantas outras atividades de alta demanda de banda.

Fora o consumo da banda, tem várias limitações pertinentes ao CSMA-CA que é baseado em contenção para evitar colisão de pacotes.

Equipamentos que usam MIMO mas não usam TDMA sofrem bastante porque um único rádio mal-instalado puxa toda a rede pra baixo, limitando ainda mais o potencial de tráfego.

No meu treinamento eu explico tudo isso direitinho porque tenho mais tempo pra fundamentar o assunto. Mas em resumo é o seguinte:

Se o equipamento é capaz de operar em modo G, utilize-o porque vai te dar algo em torno de 18 megabits de banda.

Se o operador usa AirMAX da Ubiquiti ou NV2 da Mikrotik (Modo N + TDMA) fica bem melhor e a banda amplia bastante. Os Ubiquiti em 2.4 GHz podem atingir entre 70 e 97 megabits de banda.

Espero ter ajudado.

Abraço,

ZéAlves

3. Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Oi Raumaster.

Essa conversa do 3 pra 1 depende muito... Normalmente as pessoas não conseguem este tipo de performance porque o modo B limita muito a banda. Principalmente nos dias de hoje com VoIP, Youtube HD, jogos online e tantas outras atividades de alta demanda de banda.

Fora o consumo da banda, tem várias limitações pertinentes ao CSMA-CA que é baseado em contenção para evitar colisão de pacotes.

Equipamentos que usam MIMO mas não usam TDMA sofrem bastante porque um único rádio mal-instalado puxa toda a rede pra baixo, limitando ainda mais o potencial de tráfego.

No meu treinamento eu explico tudo isso direitinho porque tenho mais tempo pra fundamentar o assunto. Mas em resumo é o seguinte:

Se o equipamento é capaz de operar em modo G, utilize-o porque vai te dar algo em torno de 18 megabits de banda.

Se o operador usa AirMAX da Ubiquiti ou NV2 da Mikrotik (Modo N + TDMA) fica bem melhor e a banda amplia bastante. Os Ubiquiti em 2.4 GHz podem atingir entre 70 e 97 megabits de banda.

Espero ter ajudado.

Abraço,

ZéAlves
    ZéAlves, nesse caso usando modo G ou N, qual seria o limite para passar ao cliente com vários clientes conectados ao Rocket por exemplo. Digamos tenho 30 clientes conectados, qual seria o máximo que poderia dar a cada cliente? Existe uma fórmula de calcular isso?

Abracos,

Eriberto

4. Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Oi Raumaster.

Espero ter ajudado.

Abraço,

ZéAlves
    Ajudou muito sim!

Eu tentei usar modo G, mas na época o rádio de um dos clientes não fechou link, não descobri a razao, o sinal dele era de -67dbm... Depois disso eu tive que trocar a antena desse cliente, trocamos o tubo por um outro de maior altura nessa mesma época e consegui uma melhora no sinal, foi pra -56dbm, mas nao voltei a testar modo G. Creio que o problema seja o rádio dele, se for o caso trocarei e tentarei novamente modo G, mas além disso a rede ficou bem instável, passando menos menos banda... todos clientes tavam configurados pra modo G apenas. Tenho usado apenas N agora, mas tenho um ponto em B ainda, que queria muito passar a usar G. Qual o pré-requisito pra isso? Num sei pq nao me dou bem com modo G, mas em N fica tudo filé!

5. Acompanhando!

Tópicos Similares

1. Quem usa o Conadmin pra gerenciamento?
    Por netline no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 15-06-2016, 22:43
  2. Pra quem usa WebMicrotik
    Por lincoln.borges no fórum Redes
    Respostas: 13
    Último Post: 24-04-2014, 22:48
  3. pra quem usa hotspot - solução encontrada
    Por Mr_Dom no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 02-10-2007, 10:35
  4. Pra quem usa hotspot...
    Por francisco.william no fórum Redes
    Respostas: 12
    Último Post: 28-11-2006, 18:00
  5. pra quem usa debian, duelo stable x unstable!!!
    Por Brenno no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 26-11-2004, 15:24

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L