Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Olá turma.

Vamos tratar aqui de um problema que acredito ser de todos, que é ter um link de grande capacidade com baixo custo usando equipamentos que vocês tem disponíveis ai em seu ISP.
    O material se trata de uma vídeo aula que espero ser útil para todos.
    Trata-se do uso do bom e velho bonding disponível em todas as RBs da MK a Cisco chama isto de agregar a capacidade de duas ou mais portas nos comutadores.
    O originalmente o bonding (COLA) é usado para agregar capacidade de transporte entre comutadores, mas nada nos impede de usarmos ele em nossa inter-face aérea desde que configurado corretamente.

Bom, vamos ao que interessa que é como somar a capacidade de dois links transformando os dois em um único enlace.

Uma dica eu me esqueci de falar no vídeo que você pode colocar quantos links você quiser no bonding o limite é a quantidade de portas das RBs que você esta usando, por exemplo usando quatro rádios chegamos a 100Mb FULL DUPLEX para vocês chegarem até 200Mb basta dobrar a quantidade dos links colados.

Uma outra grande vantagem do bonding é que você automaticamente faz um HOT-BACKUP.

Bom agora todos vão aprender como fazer seus link de grande capacidade e espero ver aqui no fórum um superando o outro em termos de transporte de banda usando MK e Ubiquiti nada de licenciado por aqui, tem que ser com coisas baratinhas e eficiente que é o que todos procuram.

O primeiro recorde esta ai para vocês, vejam como um desafio em busca de mais capacidade de transporte e postem seus resultados para todos verem como você fez.

A vídeo aula esta disponível no YouTube em duas partes em função do tamanho do video e você deve escolher a opção HD 720p para melhor visualizar.

VÍDEO: http://www.youtube.com/channel/UCSx0...e=results_main

Bons links

Luis

2. Vou testar aqui em 2 enlaces que vou fazer, mais o maior problema e a distancia, esses enlaces sao em media de 40km a 43km, mais vou usar rocket dish de 34 dbi e pretendo comprar seus radomes!

3. Você utilizou ai uma distancia de pouco mais 6 km, a pergunta é uma distância de 40 km, usando o rocket M5 e ante de 34 dbi o link chega com esses mesmos 100 Mb?

4. Citação Postado originalmente por carlosallan Ver Post
    Você utilizou ai uma distancia de pouco mais 6 km, a pergunta é uma distância de 40 km, usando o rocket M5 e ante de 34 dbi o link chega com esses mesmos 100 Mb?
    Teoricamente sim, o problema é: usando qual potencia no rádio? Essa é a minha maior dúvida, já que o EIRP é de 4 W ou 36 dBm, usando uma antena de 34 dBi eu só poderia usar 2 dBm no rádio.

5. muito bom o post.. parabens pela iniciativa..

Tópicos Similares

1. Respostas: 38
    Último Post: 04-08-2015, 14:16
  2. Respostas: 8
    Último Post: 18-12-2010, 09:39
  3. Respostas: 11
    Último Post: 03-05-2008, 00:36
  4. Respostas: 1
    Último Post: 16-08-2006, 09:08
  5. Respostas: 3
    Último Post: 19-01-2003, 10:32

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L