Página 1 de 8 123456 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Amigos, meu switch gerenciavel virou churrasco depois de uma queda de energia e comprei outro para substituir (modelo TP LINK- TL-SG3216) só que não tô conseguindo criar as Vlans, quem configurou o ultimo switch não trabalha mais conosco.

O meu problema é que tô atualmente usando um switch (bridge) em uma rede em bridge, o que faz com que eu corra o risco de sofrer com o maldito DHCP Externo e tambem o fato dos clientes poderem se enchergar.

Ou seja, só as Vlans poderam impedir isso.
    O Switch tem 16 portas.
    Preciso da porta 1 (servidor) e 2 (Meu PC) encherguem todas as outras 14 portas
    e cada uma das 14 portas só encherguem as portas 1 e 2.

No Switch tem as opções Trunk (tag) General (tag e untag) e Access (untag)

Em anexo uma imagem do que eu vejo.

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         vlan2.jpg
Visualizações:	1804
Tamanho: 	33,8 KB
ID:      	37733

2. ta mas acho que esse é um sw layer2, então precisa criar um trunk do até o router e criar as vlan no router, e por as portas como access.

3. Então, coloquei a porta 1 como Trunk (vlan 10) e a porta 2 como Access (Vlan 10) - não consegui fazer o tráfego ir do mikrotik até a porta 2 - criei uma vlan em cima da interface que envia o dhcp para a rede com a vlanID 10 deixando (acredito eu) a mesma identificação de vlan por onde sai o link até a porta que eu quero que chegue.
    Sim, é um switch camada 2.

4. vlan é layer2 !!! switch layer3 so é necessario em locais onde é necessario fazer roteamento entre as vlans, mas ja que vc tem serivodoers etc.. o papel do layer3 vai ficar neles..

voce precisa dar detlahes da sua estrutura de como estao as vlans nas pontas (radios e servidor), mas acredito q esteja assim:

radio vlan 100, servidor interface vlan 100 (id 100)

entao todo trafego entre as pontas é tagged !! entao basta criar a vlan 100, adicionar as duas portas em questao como tagged...

5. Então alexandre - fiz uma imagem bem simples sobre meu objetivo.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Interfaces2.jpg
Visualizações:	814
Tamanho: 	23,5 KB
ID:      	37740

O interessante é que eu queria que o switch criasse vlans fixas que não dependessem do mikrotik (se for possivel).
    Que fosse algo que dependesse somente das portas - não da marcação da ID da Vlan.
    Tipo porta 1 (mikrotik) e 2 (meu pc) enchergam todas as outras portas e todas as outras portas só enchergam a porta 1 e 2.

Tópicos Similares

1. Criar Vlans para 3 redes usando Switch Gerenciavel 3Com
    Por gamaj1 no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 13
    Último Post: 20-01-2013, 19:21
  2. Script para inclusão de clientes em servidor fedora 5
    Por fenix_se no fórum Linguagens de Programação
    Respostas: 0
    Último Post: 20-11-2006, 19:43
  3. Programa para Gerenciamento de tempo em lan house
    Por renat_o_89 no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 0
    Último Post: 07-07-2006, 21:25
  4. problema no cups para impressora de rede em estação windows
    Por quecosuix no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 29-12-2004, 12:33
  5. E possivel criar um aplicativo, controle de caixa em python?
    Por no fórum Linguagens de Programação
    Respostas: 3
    Último Post: 20-04-2004, 06:42

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L