+ Responder ao Tópico

1. Boa noite,

Pessoal estou desenvolvendo um projeto de rede aqui na empresa onde trabalho e estou com algumas dúvidas quanto a configuração e disposição das redes, segue em anexo um esboço da minha rede atual.

http://humordino.com.br/img/06-08-2012.jpg

Quando entrei na empresa há pouco tempo ví que a configuração de rede é bem simples, somente uma faixa de endereços cobre toda a estrutura. A distriuição dos endereços é feita por um server DHCP e vira e mexe alguns usuários setam endereço fixo nas estações. Esta semana um deles setou o endereço de um dos servidor, resultado? Queda da comunicação em uma das aplicações a empresa.

O que quero fazer?

Quero estar separando os servidores da faixa de endereços atual, pois no momento toda a rede, tanto clientes (funcionários), impressoras, antenas wireless servidores de impressão, servidor web e etc. estão na mesma faixa de endereço. (192.168.1.0/24)

Porem estou com uma dúvida quanto a fazer isso na estrutura física atual.

Meu servidor DHCP e DNS estão em um servidor Windows Server 2003;

Possuo um servidor Mikrotik, onde ele é o meu Gateway da rede, hotspot e firewall;

Quero semarar mais ou menos desta forma:

192.168.1.0/24 - Para clientes, periféricos e etc.
    192.168.5.0/28 - Para os servidores;

Minha dúvida é quanto a configuração desta estrutura, no Mikrotik e o Windows Server para viabilizar a comunicação da rede 1.0/24 com a 5.0/28.

Como posso proceder para fazer essa separação de rede sem ter transtornos com os clientes internos?

Desde já agradeço amigos!

2. da para criar no mikrotik dois dhcp distintos assim em poucos minutos voce cria duas redes .

3. Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    da para criar no mikrotik dois dhcp distintos assim em poucos minutos voce cria duas redes .
    Neste caso eu teria que remover o DHCP do Win2003 e passar para o MK?

4. Eu estive pensando em somete deixar o MK para fazer a interligação das redes, o papel de DHCP e DNS ainda ficariam com o Servidor Win2003.

OBS: Os endereços da faixa dos servidores não será por DHCP;

5. o engraçadinho que esta te incomodando vai continuar e mas facil ainda se for estatico.

Tópicos Similares

1. Respostas: 1
    Último Post: 21-08-2015, 07:15
  2. Dúvida rede wireless + Projeto
    Por Willamis no fórum Redes
    Respostas: 18
    Último Post: 04-02-2010, 08:50
  3. Segurança de redes corporativas. Como fazer?
    Por Bit no fórum Segurança
    Respostas: 2
    Último Post: 04-04-2006, 22:03
  4. Projeto de Rede Wireless - Sugestoes
    Por epf no fórum Redes
    Respostas: 12
    Último Post: 16-02-2005, 15:29
  5. Projeto de Rede. Por favor Ajudem
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 16-12-2002, 14:27

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L