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  1. #1

    Exclamation Interferência no domingo a noite - AIRVIEW.

    Pessoal, geralmente domingo de noite, tenho um problema com interferência. Só pode ser interferência e não um cliente "rebaixando" a rede por sinal ruim pq o sinal de todos está entre -50 e -67, mais ou menos. Estou utilizando AirMAX e os piores clientes que o sinal as vezes passa acusa -70dbm, tão com Priority em LOW. Esse POP tá com 21 clientes, todos 2x2 com exceção de 2 os quais tão com Airmax Priority em None - pra dar a menor prioridade possivel pra eles, outros 3 ou 4 tão com LOW e o resto com Medium. Durante o dia fica uma boa, durante a semana também, a noite parece piorar um pouquinho, mas é no domingo de noite q a coisa fica feia mesmo, a taxa de transmissão ou o upload dos clientes, a maioria, fica louca, o AP começa a taxar 9.75, as vezes até 3.25Mbps, o download oscila tb, mas menos que o Upload e o ping fica oscilando demais, as vezes chega a 200ms, quando normalmente fica muito mais baixo, abaixo de 10ms.

    Eu limito a taxa do AP em 52/52Mbps e o canal tá em 10MHz. O Noise floor do AP fica entre -92 e -94dbm e o do cliente varia muito, muitos tão com 100dbm, outros com 96dbm e um ou dois com -90dbm. Na maior parte do tempo fica em -93dbm usando um Omni 2.4GHz 10dbi UBNT. Uso Channel Shifting também, Canal 35 ou 36, no caso tava no 36 - 2439MHz, mas geralmente fica no 35 - 2434MHz q na minha análise do Airview e na prática, é o q ta me dando melhor resultado.

    Na hora do problema tentei outros canais, mexi nas potências, mas não resolveu, só q passando da meia noite a coisa começou a voltar ao normal e nesse instante tá pefeito, sem problema nenhum. Mexi na potência, dos clientes, do Rocket M2 e nada de melhorar quando tava dando problema, então resolvi na hora ficar uns 5 minutos com o Airview ligado e o resultado é esse. Não vi nada de tão anormal assim ou tá?

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    Atualização (19:21):

    Isso começou de umas duas semanas pra cá, olha aí como que fica, as taxas começam a ficar loucas, o Airmax Quality e Capacity começam a cair... E estranho, esse cliente aí, q é o único com Airgrid, tem outro com Bullet M2, mas esse com Airgrid M2 de 16dbi, não calcula corretamente o ACK, fica 1.7km, as vezes fica certo, 0,5km, q é a distancia correta pra ele, mas tem hora q ele faz isso. Só q nao é ele o causador do problema, ja isolei ele e continua... Pq ta oscilando tanto??

    Noise Floor nesse instante -93dbm.

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    É estranho, fica alguns minutos com as taxas oscilando bastante, depois volta a ficar como se nada tivesse acontecido, depois volta a ficar ruim denovo e vai assim até normalizar.

    Update 2:

    Que coisa mais esquesita! Hoje por cinco vezes já o AP fica maluco, com os clientes tudo taxando baixo no RX, mas no TX fica relativamente ok. Tem cliente q passa taxa 3.25mbps no RX do AP. Poucos minutos depois, tudo normal, os RX normalizam... rodo o Airview, sendo obrigado a derrubar o cliente pra isso, infelizmente, pra ver se noto alguma coisa estranha no canal utilizado, mas tudo normal! To arrancando os cabelos ja!
    Última edição por raumaster; 01-10-2012 às 21:36.

  2. #2

    Padrão Re: Interferência no domingo a noite - AIRVIEW.

    Vais ter que ir desativando 1 a 1 os clientes.

    Pode ter rádio cliente com problema, gerando uma onda errática e gritando um chiado no ouvido do AP.

    Eu até cheguei a desconfiar de algum vírus / hacking, mas quando você citou que o Airmax é atingido, só pode ser uma coisa, o ar mesmo.

    Quando tu roda o Airview e tudo parece bem, tu já elimina problemas de fora da rede. Teu problema é interno, ou de algum rádio fazendo-se passar por interno.

    Vai tirando 1 a 1 do ACL no horário de disturbio... e ve o que acontece.

  3. #3

    Padrão Re: Interferência no domingo a noite - AIRVIEW.

    Eu tava tirando só os dois 1x1 por causa do ACK estranho q eles tava passando, mas vou fazer isso, agora ja ta ok... isso só ta acontecendo na parte da noite, horario de pico. Amanhã vou observar e ir derrubando um a um...

  4. #4

    Padrão Re: Interferência no domingo a noite - AIRVIEW.

    Olha, não consegui encontrar nenhum cliente interferindo, fui desativando um a um, e não alterou o comportamento estranho, mas decidi testar novamente de canal em canal, o único que funcionou bem foi no 3, que na verdade não é o 3 padrão e sim o 2424MHZ - 33 - Channel Shifting. Parou o problema, tá super estável agora, já tem uns 4 dias. Espero que fique assim pq eu já tava ficando maluco. O mais estranho é que no Airview, esse não é o canal mais livre nem menos poluido, no Arview mostra uma faixa de 10Mhz muito mais livre que é mais ou menos no canal 5 padrão.

    Outra coisa que aconteceu esses dias foi o gráfico do Airmax Capacity, ele ficou maluco! Ficava indo a poucos % e a 200 e tantos %, chegou uma hora que tava marcando 253% e do nada ia pra 8%, voltava pra 85%, depois novamente mais de 200%. Mas a rede tava estável, tudo funcionando ok. Dei um reboot no Rocket e voltou ao normal...