Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Bom dia Pessoal,

Eu já tinha conhecimento dos problemas que um switch "jumpeado" pode trazer a uma rede, mas não tinha ideia que seriam tão enormes. Tenho uma rede 90% cabeada usando servidor Mikrotik para controle e inúmeros switchs distribuidos compondo essa rede. No último sábado, dentro da casa de um cliente uma "criança" utilizou um cabo básico RJ45 e conectou as duas pontas do cabo no switch que ja tinha meu cabo conectado. Resultado, "um curto-circuito" numa rede, isso dados é claro. Além de não haver tráfego na rede toda e pings ao servidor chegando a 1000ms (antes era de <1), alguns switchs travados (Alguns até não voltaram a funcionar), o servidor mikrotik que rodava em um pc com Compact Flash ficou corrompido.

De inicio tratamos das consequencias imaginando que o servidor e switchs estavam com problemas e trocamos todos e colocamos o servidor backup para rodar, mas alguns instantes após isso tudo travou novamente, até revizarmos de onde vinha o travamento, indo de poste em poste com Laptop pingando e testando porta por porta. Dessa forma identificamos exatamente onde estava o problema e descobrimos a historia da criança e o switch jumpeado.

Minha pergunta é simples.

Como podemos evitar esse tipo de problema.
    Switchs gerenciaveis ou não com VLAN conseguem isolar esse problema?

Depois do que passei (Quase 3 dias com instabilidade), não quero saber o valor, quero implementar uma alternativa que proteja minha rede e meus clientes desse tipo de "pane" ou brecha para mal-intencionados.

Obrigado a todos.
    No aguardo dos mais experientes.

2. Dae Marciano, tranquilidade agora?

O que eu te indicaria é o sistema DeD, da Terópode. É algo bem profissional, próprio pra uso em cabeamento externo. Não sei se vai enquadrar no teu orçamento, porque cada ponto (nó de rede) custa algo em torno de 160 reais.

Como tu disso que dinheiro não é problema, procura te informar mais a respeito do equipamento. Esse não tem problema de fazer loop (curto entre as portas) porque o switch é feito pra suportar esse tipo de situação.

Um abraço!

3. eu colocaria um rotiador em cada cliente para isolar a rede, solução de baixo custo claro.. agora tem soluções profissionais mas acho que fica caro trocar toda a rede, na verdade teria que fazer uma entrutura paralela, ou melhor pode ate usar rotiadores ospf e tirar de bridge

4. Eu ainda não conheço um equipamento que barre o loop de dados.
    Te apresento o switch Intelbras modelo SF800V, eles ja vem com VLAN fixa, assim evita loop e de clientes se enchergarem, custa em media de R$ 55,00 aqui no rio

http://www.boadica.com.br/pesquisa/r...in=&preco_max=

Tem tambem os CISCO, mais este fora de questao, são grande e caros

5. Citação Postado originalmente por EmersonStern Ver Post
    Olá...
    Para os provedores que estão investindo em redes cabeadas venho apresentar um equipamento que vai resolver diversos problemas comuns em redes externas. O equipamento chama-se DeD e está a um ano em testes em ambiente real, com resultados satisfatórios em diversas situações o equipamento esta em linha de produção e nos próximos dias estará disponível comercialmente.
    A seguir algumas especificações do DeD:

Num cabo utp normal são transmitidos dados e alimentação
    Sistema de proteção contra descargas atmosféricas
    Proteção contra aquecimento excessivo
    Proteção contra loop na rede
    Sistema de Proteção contra surtos elétricos
    Tecnologia de ponto a ponto virtual, não permitindo a comunicação entre clientes.
    Equipamento projetado visando baixo consumo de energia, permitindo alimentar vários equipamentos com um único ponto.
    Padronização da estrutura física da rede
    Equipamento compacto, podendo ser instalado sobre o cabo de comunicação.
    Projeto otimizado visando implantação de novos assinantes de forma pratica,ágil e segura. O desenho do DeD provê a proteção dos cabos alojados no equipamento evitando casos de mau contato ou desconexão.
    Escalabilidade, um único instalador pode montar vários metros de linha por dia.
    Baixo Custo de implantação.
    Sistema de alimentação não necessita de fonte externa.

O DeD é uma solução projetada para provedores de internet e por isso tem todas as soluções necessárias em um equipamento, e breve o certificado de homologação será emitido pela ANATEL, restando apenas alguns procedimentos burocráticos por parte da agencia.

Sabe como é né Márcio, aqui nóis mata a cobra e exibe o porrete! hauhauahuha

Palavras de Emerson Luis Stern, da Terópode, no tópico de apresentação do sistema DeD.

Abração!

Tópicos Similares

1. Controle de trafego de switch
    Por Manga no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 22-02-2005, 12:36
  2. port mirroring em switch 3com
    Por Manga no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 17-02-2005, 09:13
  3. SWITCH URGENTE!!!
    Por sameck no fórum Servidores de Rede