Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Ola pessoal estou com dificuldades em definir rotas default no OSPF com o mikrotik.
    No exemplo abaixo tempos 5 roteadores A-B-C-D-E.
    Preciso que o roteador "C" faça a seguinte roda C -> D -> E -> A, e somente em caso de problema com essa rota ele utiliza a rota C -> B -> A para acessar a internet.
    Alguém tem ideia de como configurar isso no Mikrotik?
    Já tentei aumentar o custo da roda para não sair pela mais curta mas não tive sucesso, e já tem uns 1 meses que venho fazendo laboratórios que acho na internet mas nenhum deu sucesso ate agora.

Por favor pessoal me de uma foça aqui?
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         OSPF.png
Visualizações:	206
Tamanho: 	21,9 KB
ID:      	40579

2. Citação Postado originalmente por marcondesjr Ver Post
    Ola pessoal estou com dificuldades em definir rotas default no OSPF com o mikrotik.
    No exemplo abaixo tempos 5 roteadores A-B-C-D-E.
    Preciso que o roteador "C" faça a seguinte roda C -> D -> E -> A, e somente em caso de problema com essa rota ele utiliza a rota C -> B -> A para acessar a internet.
    Alguém tem ideia de como configurar isso no Mikrotik?
    Já tentei aumentar o custo da roda para não sair pela mais curta mas não tive sucesso, e já tem uns 1 meses que venho fazendo laboratórios que acho na internet mas nenhum deu sucesso ate agora.

Por favor pessoal me de uma foça aqui?
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         OSPF.png
Visualizações:	206
Tamanho: 	21,9 KB
ID:      	40579
    Boa tarde.

Aumente o custo, na interface entre C e B, no roteador C.

Aumente o custo, na interface entre A e B, no roteador A.

Com isso, será "mais custoso" andar entre CBA, dando preferência então a CDEA

Atente para os custos, de forma a não influenciar nas decisões de roteamento de B.

Ao cair o circuito DE, por exemplo, será assumido CBA.

Espero ter ajudado. Mantenha-nos informado sobre seu progresso.

Saudações,

Trober

3. Acabei de fazer alteração. Ate no momento esta funcionando certinho. Vou deixa em teste esse final de semana e na segundo falo como foi.

4. Citação Postado originalmente por marcondesjr Ver Post
    Acabei de fazer alteração. Ate no momento esta funcionando certinho. Vou deixa em teste esse final de semana e na segundo falo como foi.
    Fico feliz com a notícia

Compartilhe com os demais colegas os valores inseridos de custo nas interfaces dos roteadores A e C. Também diga-nos como está a preferência de saída de B até A, se é BA ou BCDEA.

Saudações,

Trober

5. para distribuir a rota defaul no mikrotik e so ir no roteador que esta o link de internet e em ospf ,instances ligar o redistribueted default route ,e so isso ,agora o calculo de rotas da rede e isso ai mesmo que o trober falou aumentar os custos para o ospf seguir as rotas que voce quer .

Tópicos Similares

1. Duas rotas default, no OSPF, para redundância
    Por jilianocg no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 21-07-2013, 21:03
  2. Rota Default no OSPF Mikrotik
    Por allac no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 10-11-2012, 08:08
  3. Convergencia de rota no OSPF com mikrotik
    Por horix no fórum Redes
    Respostas: 3