Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Estou dando uma geral nas torres e queria botar tubulação pra descida do cabo, pra aumentar a durabilidade e segurança de tudo lá. TÔ pensando em colocar duas tubulações, uma para a passagem dos cabos de força e outra para os cabos de rede. Minha dúvida é como fazer pra vedar as conexões entre um eletroduto e outro (cada peça deve ter uns 3mt de comprimento), e como fazer os cabos que não estão indo pro topo da torre saírem dessa tubulação. Eu tenho paineis no topo da torre, mas também tenho a meia altura, e não consegui pensar em como fazer os cabos desses paineis que estão a meia altura entrarem na tubulação, a não ser fazer um buraco na parede da tubulação e encher tudo de silicone depois para a vedação, o que vai me dar o problema de ter que ficar arrancando e recolocando o silicone toda vez que eu tiver que mexer em algo...

Alguém pode me dar idéias? Fotos são muito benvindas.

abraços

2. Não sei qual tipo de eletroduto você vai usar, mas existem algumas caixas chamadas Caixa de Passagem. Ela nada mais é do que uma caixa onde você conecta os eletrodutos e ela tem uma tampa frontal. Em algumas, de melhor qualidade, existe até uma borracha de vedação entre a tampa e a caixa.

Eu sugiro que você utiliza estas caixas e, de preferência não compre caixas pequenas não, compre pelo menos 6X6 (não sei o espaço que você tem pra coloca-las) e compre umas caixas menores também, tipo 2X2 ou 4X4.

A instalação seria da seguinte maneira:

Imagina que você fixou uma caixa 6X6 a 3 metros de altura. Você coloca um eletroduto conectando na parte de baixo e outro na parte de cima. E coloca um pedaço bem pequeno, tipo uns 10 centímetros em uma das saídas laterais. Neste eletroduto lateral você coloca uma caixa pequena (2X2 ou 4X4).
    E repete este procedimento até a altura desejada.

Os eletrodutos verticais obviamente servirão para a descida dos cabos e esta caixas laterais você vai usar para tirar os cabos para usar na altura desejada. Uma dica é que estas caixas de passagem tem saídas para todos os lados. Procure retirar os cabos por baixo e isolar as outras saídas, de todas elas.

Desta forma você não vai precisar ficar furando os eletrodutos e nem trocando de silicone toda vez que precisar mexer num cabo.

3. Esqueci de duas coisas:

1 - procure colocar nas caixas maiores, que farão a descida vertical dos cabos, alguma coisa para que você possa prender os cabos. Imagina qual o peso que um cabo descendo livre por uma tubulação de uns 20 metros ou mais (não sei a altura de suas torres) vai ter. Não seria um bom negócio deixá-lo solto dentro do eletroduto.
    Procure prender os cabos nestas caixas com velcro, pois será fácil soltar quando necessário e prender novamente.

2 - Procure colocar um eletroduto com bitola bem maior do que você necessita atualmente. Não é uma coisa muito comum para se trocar com frequência e, se ele começar a encher de cabo logo, você voltará a colocar cabos pendurados externamente na torre, fazendo com que não tenha valido a pena o seu trabalho e o seu gasto.

4. porque nao utilizar eletrocalhas

5. Ótimas sugestões Carlos Pecioli!

Gosulator, se vc achar os eletrodutos muito caro, sugiro que use mangueira preta, assim vc também economiza nas emendas, só coloca emendas onde vc realmente precise, ou as caixas de passagem que o Carlos citou! Mas geralmente essas mangueiras são um pouquinho mais finas que os tubos eletrodutos, daí vc tera que colocar varias abraçadeiras de nylon (enforca gato), ou de metal, prendendo a mangueira na torre, pra não ter perigo de se soltarem das caixas de passagem, e até mesmo pra ficar retinha a mangueira!

Independente de que material irá usar, coloque sempre com bitóla mais grossa do que vc precise no momento!
    Aqui fui passar cabos, tanto em mangueiras como em eletrodutos, é muito trabalhoso (não aparenta), eu achava que o cabo ia descer (pela gravidade), ele enrosca muito no caminho!

Valeu!

Tópicos Similares

1. tempo de troca de equipamentos da torre
    Por williamterencio no fórum Redes
    Respostas: 4
    Último Post: 16-01-2013, 19:18
  2. Guia de cabos para torres estaidas.
    Por braw no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 26-12-2009, 20:12
  3. Respostas: 37
    Último Post: 30-04-2009, 18:12