+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Monitorar Hosts com envio de SMS quando houver queda

    Pessoal,

    Venho até o fórum compartilhar um script que encontrei na web para monitorar hosts e o modifiquei para ao invés de envio de e-mail sobre o status do host, ele possa enviar um sms. Para tanto utilizei uma conta do torpedus.com.br pois é muito funcional e tem um bom preço (hoje R$ 22,00 para 1.000 sms).

    Script ipmonitor.sh

    Código :
    # Monitoraramento de host baseado em resposta de ping
    # pingHOST.sh - v.0.1 - 2011/03/01
    #
    # Autor: Alexsandro Felix
    # Site: http://blog.ffelix.eti.br
    # E-mail/MSN/GTalk: [email protected]
    # Este script pode ser copiado e modificado livremente,
    # desde que os devidos crétos sejam concedam ao autor os devidos crétos
    # O script original pode ser encontrado em: http://wp.me/pLEMr-YC
    #
    # Modificado em: 20/11/2012
    # Modificado por: Rafael Odenique Jardim
    # E-mail: [email protected]
    # Modificacoes: Ao detectar que nao houve resposta ao ping um torpedo sms
    #               sera enviado atraves do browser.
    ############################################################################
     
     
    # Quantia de ping a serem enviados para cada host
    COUNT=5
     
     
    for hosts in $(cat /root/hosts.txt); do
        for myHost in $hosts
            do
               count=$(ping -c $COUNT $myHost | grep 'received' | awk -F',' '{ print $2 }' | awk '{ print $1 }')
               if [ $count -eq 0 ]; then
                  links -dump "http://torpedus.com.br/sms/index.php?app=webservices&u=usuario&p=senha&ta=pv&to=55telefone_com_ddd&msg=Host: $myHost apresenta-se offline em $(date)"
     
     
               fi
        done
    done



    Arquivo de exemplo hosts

    Código :
    10.1.1.1
    172.16.1.1

    Não se esqueça de alterar os parâmetros do serviço do torpedus:

    http://torpedus.com.br/sms/index.php?app=webservices&u=usuario&p=senha&ta=pv&to=55telefone_com_ddd


    Após criar o script e o arquivo hosts é importante que agende o script para ser executado no intervalo de tempo que desejar, no meu caso ele é executado de 1 em 1 minuto, lembrando que quando houver um host off-line receberá sms de 1 em 1 minuto até que o host esteja on-line. Pode-se também aperfeiçoar o script de forma que quando o host fique off-line ele pare de enviar sms até se tornar on-line novamente, os colegas aqui do fórum podem colaborar para isto ou quando eu tiver um tempo livre farei esta implementação.

    Créditos:
    Autor do script original: Alexsandro Felix
    Autor da modificação para envio de sms: Rafael Odenique Jardim

  2. #2

    Padrão Re: Monitorar Hosts com envio de SMS quando houver queda

    Caro colega.

    utilizo um serviço que foi indicado em outro fórum que participo. E é gratuito.

    Além de ele monitorar meus ips, como eu tenho celular claro, ele envia uma mensagem para meu email claro (iclaro) e em segundos eu recebo um sms com o ocorrido, tanto quando cai, quando como volta a ficar up.
    vou pegar o site e posto aqui, depois.

  3. #3

    Padrão Re: Monitorar Hosts com envio de SMS quando houver queda

    Citação Postado originalmente por andrelch Ver Post
    Caro colega.

    utilizo um serviço que foi indicado em outro fórum que participo. E é gratuito.

    Além de ele monitorar meus ips, como eu tenho celular claro, ele envia uma mensagem para meu email claro (iclaro) e em segundos eu recebo um sms com o ocorrido, tanto quando cai, quando como volta a ficar up.
    vou pegar o site e posto aqui, depois.
    Gratuito sempre é bem vindo.
    Aguardando amigo.

  4. #4

    Padrão Re: Monitorar Hosts com envio de SMS quando houver queda

    Muito bom amigo, ja utilizo aqui o torpedus...
    Este arquivo hosts devo deixar em que pasta dentro do mikrotik?
    Gde abraço

  5. #5

    Padrão Re: Monitorar Hosts com envio de SMS quando houver queda

    o arquivo hosts deve ficar no mesmo computador e no mesmo local do script ou se for em uma pasta diferente deve-se informar o caminho completo apontando para ele dentro do script.

    sobre o serviço gratuito que o colega informou também é interessante, porém se for um serviço que conheço e que fica hospedado em outro local você só vai conseguir monitorar hosts com ip válido.

  6. #6

    Padrão Re: Monitorar Hosts com envio de SMS quando houver queda

    Caros Colegas,

    Conforme havia dito, utilizo o serviço do site uptimerobot.com para monitorar meus ips de entrada.

    Para receber meu s sms gratuitamente, é mais fácil ainda.
    Faça uma conta de email no iclaro.com.br, se vc tiver um celular claro.

    Pronto, para ips válidos, utilize o uptimerobot para enviar a mensagem para seu email iclaro. Você recebe um sms e ainda fica guardado uma cópia no email.
    Para os ips inválidos, basta mandar email para o seu email iclaro e novamente recebe gratuitamente seu sms.

    2 problemas resolvidos com um só serviço. Iclaro, a solução dos meus problemas.

    O mais legal é que não preciso mais olhar email para isso. E se passar muito tempo sem receber sms, posso dar uma conferida no email, pois lá terá a mensagem original.