+ Responder ao Tópico



  1. Aos amigos, pesquisei no forum, apesar de já existir outros tópicos com assunto parecido não encontrei a resposta.

    É o seguinte, não tenho problema em configurar links WDS, nem nada parecido, o que eu gostaria de saber é qual a diferença entre um WDS feito BRIDGE/WDS ESTATICO dos dois lados ou BRIDGE/WDS ESTATICO e STATION WDS do outro.
    Não falo a questão do funcionamento. Sei que ambos vão funcionar. Quero saber, outros pontos como por exemplo; O fato dos dois gerarem sinal (Supondo duas pontas BRIDGE-WDS) não gera interferência entre si? Além dos dois operarem como um mesmo SSID.
    Existe alguma diferença quanto a taxas de transferência ou ping?

    Aproveitando, atualmente faço links em 5.8ghz com RBS e cartões. Bridge com WDS dos dois lados sempre. Apesar de eu ter sinal bom (-45) dificilmente um link passa além de 15MB. O que eu poderia melhorar em termos de configuração? O Nstreme funciona bem no meu caso?

    Vi no pai google que não é só seu que tem essas pequenas dúvidas.

    Grato as pessoas que disporem tempo a explicar.

  2. Já me fiz essa pergunta também, pois em ambos os casos funciona sem distinção, no meu caso prefiro utilizar um lado como station, principalmente nos pops isso dificulta intrusos tentarem entrar na rede que fecha o link, pois se ficar bridge vai transmitir ssid, sendo assim acredito que essa é a diferença, posso estar errado mas foi a única lógica que encontrei, se alguém souber realmente o qual a diferença também quero acompanhar pra saber. Quanto ao nstreme se o cartão suportar melhora e muito, só pra ter uma ideia um enlace meu só passava 6mb com nstreme ativado passou pra 12mb, lógico se tiver visada limpa isso vai muito além, meu enlace tem obstrução. O sinal ideal é em torno de 60dbi, se tiver menos que isso pode estar saturando seu link, imagine vc ouvindo música com um volume extremamente alto e com o ouvido colado na caixa de som, o sinal pode estar muito forte, pra tirar a dúvida, abaixe de 3 em 3 dbi começando sempre pelo lado que está acessando, cada vez que abaixar a potencia procure monitorar os parâmetros e ve se melhora, caso não de resultado ou perca o enlace, basta setar novamente a potencia. Espero ter contribuido.



  3. Boa noite,

    No RouterOS eu não tenho certeza da diferença, assim que puder irei fazer um teste. Agora em outros rádios, se os dois lados forem AP+WDS, o throughput cai pela METADE.

    Caso alguém já tenha testado no RouterOS, por favor nos informe se isso se confirma também nesse caso.

    Abraço






Tópicos Similares

  1. Respostas: 0
    Último Post: 01-06-2014, 12:00
  2. canal de operaçao dos cartao xr2
    Por japao no fórum Redes
    Respostas: 10
    Último Post: 09-09-2010, 15:20
  3. Duvidas modo de operação
    Por itsolutions no fórum Redes
    Respostas: 4
    Último Post: 12-07-2009, 00:35
  4. Respostas: 3
    Último Post: 03-04-2009, 20:38
  5. Dúvida de operação do gnome: unknown file type
    Por davi no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 19-09-2005, 14:31

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L