+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão DÚVIDA - Sinal de Celular na Chuva

    Primeiramente peço desculpas se não estou postando no lugar certo do forum, eu tenho uma dúvida há muito tempo e nunca achei nada na internet que me tirasse essa dúvida:

    Onde moro o sinal de todas operadoras ficam com sinal máximo no celular: Tim, Claro e Vivo ficam 100% de sinal. Quando chove o sinal da Tim e da Vivo se mantém forte mesmo caindo um baita temporal, enquanto que o da Claro fica sem sinal. A torre da Claro fica próxima á minha casa, quando o tempo está normal o sinal é perfeito (-61 dbm em média) mas quando chove ou até se apenas ameaçar chover, o sinal cai aos poucos até sumir e após o mau tempo ir embora, o sinal é reestabelecido... Por que acontece isso? Sendo que a antena é próxima e não tem praticamente nenhum obstáculo até meu celular? Em um dia de chuva fiquei com o celular praticamente na frente da torre da Claro e aconteceu a mesma coisa, mesmo estando a poucos metros da ERB, o sinal vai embora. Sou leigo no assunto mas sei que chuva pode interferir, mas chegar ao ponto de sumir o sinal completamente é estranho. Alguém poderia dar um palpite? Obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: DÚVIDA - Sinal de Celular na Chuva

    O motivo exato complica...

    Mas chuva geralmente altera os reflexos em vegetação ou no chão mesmo, aqui na area rural é comum ter reflexo na vegetação atrapalhando tudo, o sinal torre>cpe é informado como muito alto, mas cpe>torre é baixíssimo, isso em 900MHz mesmo. Nos celulares também ocorre muito, o sinal recebido é alto (Tipo 60%) mas não autentica, se chegar alguns Km mais perto da torre o nível de sinal é o mesmo mas já passa a autenticar.

    Já se só de ficar nublado o sinal cai, aí complica... com conexão via satélite pode ocorrer se usar antena pequena e tal, mas a Claro usando conexão (De dados) via satelite e as outras operadoras não? Só porque ela comprou a Embratel não quer dizer que vai usar a StarOne pra esse fim.
    (Tem operadora com sistema automatizado que derruba a emissão de sinal quando não tem conexão de dados, não sei se em todos país tem disso mas em antena longe das centrais de autenticação é comum)

    Apostaria mais em agua nos conectores :-)