Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Saudações amigos...
    A meses venho estudando uma topologia adequada para a realidade da minha rede, na qual eu possuo 04 links de diferentes operadoras... e depois de muito trabalhar cheguei ao esquema abaixo (imagem anexa).

Consegui criar uma forma eficaz e com redundância no meu esquema de distribuição de links e balanceamentos...
    RESULTADO: Alta performance, redundância, economia de quase 40% dos links, e muita estabilidade!!!

Gostaria da opinião dos amigos experientes aqui, como a do amigo @Marcionetfast ...

Mais detalhes sobre a rede, postem perguntas.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         esquema_servidor01.jpg
Visualizações:	342
Tamanho: 	30,9 KB
ID:      	41555

2. Humm, ok, mas o que vc implementou ai, RIP, OSPF, BGP??? ti recomendo a implementar OSPF em sua rede, caso já tenha implementado, acrescenta este detalhe em sua topologia.

EU ainda interligaria cada router via cabo, cada uma conversando direto uma com a outra, deixaria uma porta configurada, na que esta do lado esquerdo, e do lado direito, caso a que se encontre no centro apresentar problema, somente inverter o link, como as duas ainda assim se encontram interligadas via cabo, sua rede sofreria uma pequena parada, por questões de segundos, mas o cliente nem iria perceber.

Posso esta errado, mas é uma visão com base no que vc esta mostrando.

Veja o video.

Ele faz algumas cofunções, e a explicação é bem superficial, mas como ele mesmo fala, é uma forma de estudar, e ensinar.

3. Ai é q esta... eu fico com medo de rede 100% centralizada, acho que a descentralização é um meio de se prevenir de falhas, e com isso a falta de fornecimento do serviço... sei que é perigoso trabalhar assim, não pode fazer de qualquer jeito, mas bem feito funciona.

Esta em teste aqui, vou postar os resultados....

grande abraço

4. Citação Postado originalmente por nalvo Ver Post
    Ai é q esta... eu fico com medo de rede 100% centralizada, acho que a descentralização é um meio de se prevenir de falhas, e com isso a falta de fornecimento do serviço... sei que é perigoso trabalhar assim, não pode fazer de qualquer jeito, mas bem feito funciona.

Esta em teste aqui, vou postar os resultados....

grande abraço
    O amigo tem toda razão, descentralizar é a receita.

Por isso que a minha sugestão foi interligar as duas pontos, a que esta no centro.

veja mais ou menos o que estou dizendo.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         nalvo.jpg
Visualizações:	133
Tamanho: 	54,3 KB
ID:      	41557
    Com relação ao cache compartilho da mesma opinião do amigo, ele tem que ser centralizado.

5. A cisco fabrica alguns balanceadores que funcionam muito bem ... uso em alguns clientes ..

se no seu caso, voce tiver AS, ai ja muda um pouco a historia.. o que vc precisa fazer neste caso eh estudar seu trafego .. e montar os anuncios para os melhores caminhos ..
    internamente, use OSPF ..

e acredito não ser necessário mais do que 1 proxy !!

Tópicos Similares

1. Respostas: 5
    Último Post: 16-10-2011, 21:28
  2. Proxy(debian) Load balance(mikrotik) Servidor DNS?
    Por mktguaruja no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 15
    Último Post: 07-06-2009, 14:59
  3. load balance com 2 links de velocidades diferentes funciona?!
    Por Cleiton no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 11
    Último Post: 19-04-2006, 09:30
  4. Respostas: 4
    Último Post: 26-10-2005, 06:51
  5. 1 Servidor, 2 links, 2 proxy?
    Por hanaga no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 16-05-2005, 12:06

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L