Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Raios queimando switchs

    Olá pessoal, sou novo aqui e esse é o primeiro tópico que inicio aqui.

    Estou com o seguinte problema...
    Estou montando um provedor de internet e distribuo sinal para os clientes colocando switchs nos postes e dali puxo o cabo para o cliente. O problema é que quando cai uma tempestade com raios, sempre queima switch, mesmo se os switchs estiverem desligados. Já tenho em média uns 7 kilômetros de rede cabeada e uma faixa de 80 switchs ou mais.

    Alguém tem alguma solução ou idéia para resolver essa queima constante de switch??
    Qualquer opinião é bem vinda.

    Abraços

  2. #2
    Avatar de chatokorn
    Ingresso
    Aug 2011
    Localização
    Nova Iguaçu, Rio de Janeiro
    Posts
    73

    Padrão Re: Raios queimando switchs

    Usa, 110v ou 220v? Como vc Leva a energia até os equipamentos?

  3. #3

    Padrão Re: Raios queimando switchs

    Vc tem que montar um circuito de proteção antes de chegar aos equipamentos que consiste em um transformador isolador, varistores entre a rede e um em cada fase para terra e claro fusíveis, seu cabo deverá ser do tipo STP com aterramento para guiar os transientes até o terra, após uma certa quantidades de caixa vc deverá ter haste de terra no pé do poste interconectando todas caixas, tampas das caixas, carregadores, os cabos stp que são os maiores para-raios que vc tem na rede. Esses protetores aqui podem ajudar também!

  4. #4

    Padrão Re: Raios queimando switchs

    Citação Postado originalmente por chatokorn Ver Post
    Usa, 110v ou 220v? Como vc Leva a energia até os equipamentos?
    Utilizo 220v, levo a energia pelo mesmo cabo de rede. Utilizo 2 pares para dados e 2 pares para energia.

  5. #5

    Padrão Re: Raios queimando switchs

    cara tu ta doidao 220 em cabo utp, que eu saiba nem pode, isso nao interfere na sua rede nao ? achei que tava usando uns 24cc.

  6. #6

    Padrão Re: Raios queimando switchs

    Citação Postado originalmente por tumbalasso Ver Post
    cara tu ta doidao 220 em cabo utp, que eu saiba nem pode, isso nao interfere na sua rede nao ? achei que tava usando uns 24cc.
    Isso aí de interferir é mito. Uso a um bom tempo e a rede funciona numa boa. O único problema que tenho é com os raios mesmo. Fora isso, tá tudo mil maravilhas.

  7. #7

    Padrão Re: Raios queimando switchs

    MITO não é nao... energia AC proximo a cabo de dados vai gerar o efeito conhecido como "NEXT" .. o cabo é trançado não é atoa, justamente para evitar estes tipos de problemas...


    possivelmente a corrente consumida é baixa e não esta interferindo ao ponto de perceber problemas...

    mas MITO eu te garanto que não é !!

  8. #8

    Padrão Re: Raios queimando switchs

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    MITO não é nao... energia AC proximo a cabo de dados vai gerar o efeito conhecido como "NEXT" .. o cabo é trançado não é atoa, justamente para evitar estes tipos de problemas...


    possivelmente a corrente consumida é baixa e não esta interferindo ao ponto de perceber problemas...

    mas MITO eu te garanto que não é !!
    Exatamente!! A razão de existir as tranças é para anular o campo eletromagnético gerado pela corrente elétrica que passa por ele mesmo e externamente. Não tenho problemas quanto a interferência elétrica e olha que já são mais de 7 quilômetros de cabeamento.

    Alguém aí sabe me dizer se além de um bom aterramento, o sistema Clamper Cabo é eficaz contra surto de energia?

  9. #9

    Padrão Re: Raios queimando switchs

    Citação Postado originalmente por lleonardo Ver Post
    Exatamente!! A razão de existir as tranças é para anular o campo eletromagnético gerado pela corrente elétrica que passa por ele mesmo e externamente. Não tenho problemas quanto a interferência elétrica e olha que já são mais de 7 quilômetros de cabeamento.

    Alguém aí sabe me dizer se além de um bom aterramento, o sistema Clamper Cabo é eficaz contra surto de energia?
    Aqui tinha 01 Clamper aqui num pop com aterramento. Mais quando caiu um raio aqui não sobrou nada no pop.
    Então não sei ate onde vai a proteção. Segurança 100% acho que é dificil de encontrar.

  10. #10

    Padrão Re: Raios queimando switchs

    Citação Postado originalmente por megabyte Ver Post
    Aqui tinha 01 Clamper aqui num pop com aterramento. Mais quando caiu um raio aqui não sobrou nada no pop.
    Então não sei ate onde vai a proteção. Segurança 100% acho que é dificil de encontrar.
    Obrigado pela resposta amigo. Bom, de qualquer forma vou tentar, deve ser melhor do que nada.

  11. #11

    Padrão Re: Raios queimando switchs

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Vc tem que montar um circuito de proteção antes de chegar aos equipamentos que consiste em um transformador isolador, varistores entre a rede e um em cada fase para terra e claro fusíveis, seu cabo deverá ser do tipo STP com aterramento para guiar os transientes até o terra, após uma certa quantidades de caixa vc deverá ter haste de terra no pé do poste interconectando todas caixas, tampas das caixas, carregadores, os cabos stp que são os maiores para-raios que vc tem na rede. Esses protetores aqui podem ajudar também!
    Obrigado pela resposta amigo. Esse Clamper parece ser interessante, irei testá-lo.

  12. #12

    Padrão Re: Raios queimando switchs

    http://www.teropode.com/index.html


    contra raios somente Zeus e mais nada...

  13. #13

    Padrão Re: Raios queimando switchs

    Citação Postado originalmente por duh182 Ver Post
    http://www.teropode.com/index.html


    contra raios somente Zeus e mais nada...
    Esse produto e que nem disco voador, alguns viram mais ninguém sabe onde esta...
    Alguém sabe o preço deste equipamento.???

  14. #14

    Padrão Re: Raios queimando switchs

    Veja, na maioria das vezes o switch queima não por descarga direta no cabo !!
    Já comprovei que, se o cliente estiver usando o PC no momento de uma tempestade, se na residência dele tiver alguma sobretensão devido a qualquer motivo, esta sobretensão passa do PC do cliente pelo cabo até a porta do seu switch !!
    Dependendo desta sobre tensão é queimado só o PC dele, só o PC e o switch onde ele está conectado ou se o azar for grande vai lambendo tudo !!
    Eu todos os anos junto ao boleto envio grampeado um comunicado dizendo: Estamos chegando ao periodo de tempesdades e oriento desligar o cabo de rede e o cabo de energia elétrica do PC , evitando assim qualquer problema que fenômenos da natureza possam causar e a garantia não cobre tal defeito ! De quebra ainda oriento ao cliente a fazer o mesmo com TVs, som , etc.
    Com isso, já faz muito tempo que não tenho problemas, minha rede é 100% cabeada, enquanto meu concorrente só se ferra neste período !!
    Meus clientes me amam !!!!

  15. #15

    Padrão Re: Raios queimando switchs

    Isso mesmo, contra descarga direta só aterramento muito bom (Geralmente duzias de estacas formando uma malha ao redor do poste... impossível implantar só pra isso), mas contra sobretensão induzida (Por cabo trançado ou não) dá pra AMENIZAR os prejuízos colocando centelhadores pelo caminho.

    Modem vagabundos tipo Dlink tem só um capacitor ceramico no trajeto e já estão no chipset, modens bons tipo os antigos Alcatel tem o mesmo capacitor, tem centelhador, e tem um trafo no caminho, pra cada Alcatel desse queimado por raio você encontra 150 Dlink (Ou qualquer marca barata atual). Em telefones também tem essa diferença, telefone barato (R$ 20) costuma estourar em qualquer descarga perto da rede telefonica, enquanto aparelhos mais caros sobrevivem décadas em ambientes assim. E... a rede telefonica está sujeita a ser induzida nas mesmas descarga que qualquer par (Ou pares) de fios nos postes.
    (Até radios queimam por raio proximo quando tem antena externa grande sem centelhador nem nada, antigamente cansei de reparar radio com CI estourado, radio dentro de casa com antena de 2 ou 3m, alimentado com pilhas, afetado por raio que caiu a 50m de casa)

    Em casa coloquei centelhador na torre, inicialmente entre cada via do RX e cada uma do TX (Noob mode: Entre os pino 1 e 2, outro entre 3 e o 6), queimei uma placa PCI assim mesmo, então coloquei entre cada via e o gnd (Não tenho aterramento, é o gnd comum dos equipamentos (RB e switches, carcaças unidas por um fio, não unidos ao metal da torre porque uso caixa plastica)), ainda não queimou nada mas não sei se é o modo mais eficiente.

    Também tem questão de qualidade do equipamento, placas tipo GV44 ou RB's costumam sobreviver muitos anos, quando trocamos pra PCI tipo encore ou intelbras (R$ 12-15) queima bem facil. Entre um hub antigo e um switch barato atual hoje vejo diferenças gigantes nas proteções, hubs ou switches antigos tinha trafos/drivers bem maiores, capacitores de alta tensão, hoje o trafo é de fio muito fino e o capacitor de desacoplamento é smd... alias, meu switch mais velho tem um trafo pra cada par de portas, um ci pra cada trafo, queimar as 8 portas seria algo impossível pra ele com tantas proteções. Talvez switches mais caros resolveriam seu problema.

    Mas enfim, mais barato comprar umas duzias de centelhadores e vai testando. Também daria pra pensar em varistor (Componente que diminui a resistencia quando a tensão aumenta), os menores varistores no mercado comum acho que são de 10V, serviriam perfeito. Mas... descarga induzida por raio não sei se teria o aumento gradual que os varistores precisam, mas eles são eficientes pra estourar fusivel de impressoras 110V quando os noobs ligam elas em 220V! :-)

    Ah, o centelhador que me refiro é o componente eletronico, geralmente nesse formato:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         CENTELHADOR_GAS2.jpg
Visualizações:	221
Tamanho: 	30,2 KB
ID:      	41601
    e não o "centelhador" pra conector N, aquilo tem um centelhador dentro mas o conjunto "conector N > Centelhador > Conector N" devia ter outro nome.

    Pensando bem, varistor precisaria estar paralelo ao rx ou ao tx, mas teria que ter um fusivel rapido no caminho (Em serie), ou um fusivel de corrente muito pequena (15mA), não sei se compensa o custo, só testando.
    (Não sei se alguem do UL já usou isso em escala, mas ambas as opções (Centelhador, ou varistor + fusivel) são usadas por engenheiros nos equip. decentes pra rede telefonica, que as vezes está em cidades cheias de para-raios em predios, mas em boa parte do país está na area rural e nos pontos mais altos dos vilarejos, nos postes (Alias, por isso tem gente que é feliz com Dlink por isso, se a rede telefonica não está sujeira a esse problema nenhum modem irá queimar, mas onde há fiação esposta em areas abertas por longos trajetos é bem comum estourar modem ou telefone devido a falta de centelhador no aparelho ou na tomada)

  16. #16

    Padrão Re: Raios queimando switchs

    Pelo menos todas redes cabeadas que vi ate agora tem as caixas alimentadas individualmente retirando alimentação do próprio poste ou de uma casa que fique na frente da caixa, todas caixas aterradas no pé do poste nesse mesmo aterramento os cabos UTP, campler, fonte de alimentação e trafo isolador. É possível sim fugir dos raios desde que utilize nesse formato e cabo hercules. Alimentação 220VA via UTP tbm acho um perigo, ja utilizei em telefonia dessa forma e depois com tempo ví que além de ser fora do padrão atrapalha a eficiência da rede e causa esses problemas de raio e estática.

    Edit: Também tem que lembrar da diferença de potencial que pode ocorrer entre o computador do cliente e seus equipamentos no poste, lembre-se que eles estão unidos pelo cabo de rede, dai que entra o aterramento... se não tiver onde desviar esse diferencial vai derreter seu equipamento mesmo.

  17. #17

    Padrão Re: Raios queimando switchs

    Acho que não adianta argumentar, pessoal que usa AC direto da rede em UTP é cabeça dura, ainda não ví nenhum mudar de opinião depois que implantou... questão de custos mesmo.

    Tem potencial pra queimar aparelho, incendiar fiação, eletrificar funcionário... mas sai barato.

    (Esses dias aqui na frente pessoal da cia eletrica subiu nos postes, foram pisando sobre a fiação logo abaixo (Pra "se ajeitar" com o cinto ao redor do poste), as vezes sobre a fiação telefonica as vezes sobre a rede AC, se tivesse um cabo UTP alí naquele lugar tenho certeza que teria esmagado e retorcido até dar curto... AC direto no cabo de rede no PC ou roteador do cliente, seria lindo)

  18. #18

    Padrão Re: Raios queimando switchs

    amigo uma dica antes de sair comprando disjuntores como o amigo recomendou. tem uma diferença bem grande entre os produtos e no caso de disjuntores recomendo os dr veja este vídeo com certeza irá esclarecer a diferença entre os 3 tipos de produto, mas o dispositivo dr precisa de pessoa com conhecimentos para instalar pois desarma com 22m,A e esclarece por que vc não tem problema em passar 220volts nos cabos pois uma fase anula a outra só teria problema no caso de um cabo consumir mais energia que o outro e assim geraria campo eletromagnético (o vídeo explica isto observe), bom na boa ja esclarecendo não sou técnico eletrônico sou eletricista e nem curso tenho, meu conhecimento vem da curiosidade em aprender e aprendi a profissão com meu pai aos 12 anos de idade, me formei no ensino médio no mês passado com 31 anos favor se tiver algo errado esclareça, mas com fundamentos (coloque o link ou fonte) não com opiniões próprias,
    espero ter ajudado.

  19. #19

    Padrão Re: Raios queimando switchs

    Citação Postado originalmente por rogermacedo Ver Post
    amigo uma dica antes de sair comprando disjuntores como o amigo recomendou. tem uma diferença bem grande entre os produtos e no caso de disjuntores recomendo os dr veja este vídeo com certeza irá esclarecer a diferença entre os 3 tipos de produto, mas o dispositivo dr precisa de pessoa com conhecimentos para instalar pois desarma com 22m,A e esclarece por que vc não tem problema em passar 220volts nos cabos pois uma fase anula a outra só teria problema no caso de um cabo consumir mais energia que o outro e assim geraria campo eletromagnético (o vídeo explica isto observe), bom na boa ja esclarecendo não sou técnico eletrônico sou eletricista e nem curso tenho, meu conhecimento vem da curiosidade em aprender e aprendi a profissão com meu pai aos 12 anos de idade, me formei no ensino médio no mês passado com 31 anos favor se tiver algo errado esclareça, mas com fundamentos (coloque o link ou fonte) não com opiniões próprias,
    espero ter ajudado.
    Não preciso ficar aqui o dia todo argumentando, basta uma pesquisa no topo da pagina iriam encontrar gente com experiencia em cabeado e todas normas a serem seguidas!

    https://under-linux.org/showthread.p...ht=energia+utp

    Tempos atrás era a favor desse método de "energizar" os equipamentos via UTP talvez encontrem até postagens minhas abraçando a ideia, atualmente sou totalmente contra, em virtude dos inúmeros problemas que essa pratica traz ao provedor e as pessoas, imagine um cabo desse rompe e cai na rua um curioso decide colocar a mão e leva um tranco ou até acontece algum acidente mais grave, lembre-se vcs estão lindando em um ambiente outdoor onde mais pessoas estão trabalhando e circulando, não pensem que porque o cabo esta no alto estão livres de problemas, as penalizações, danos e consequências são de inteira responsabilidade do proprietário.

  20. #20

    Cool Re: Raios queimando switchs

    Impossível ninguém aqui no tópico conhecer as soluções de rede cabeada da VOLT, da FAG, da TEROPODE(que pra mim também é elefante branco até agora)...

    Pesquisei muito quando fui implantar minha primeira rede cabeada e optei por VOLT pelo atendimento prestado no pré/pós venda...

    165VDC correndo em dois pares do cabo do UPLINK!
    É muito simples a instalação, manutenção, etc.

    Em cada PD tem um equipamento que pega esses 165VDC, joga uma perna 12VDC pra alimentar o switch, e outra perna continuando os dados + 165VDC pra dar prosseguimento na linha... Sugiro que pesquisem essa solução porque é muito boa...
    Sem contar na ramificação de até 2mil metros que vc pode ter com esse sistema em uma única perna.
    Estiquei 1km de linha nesse sistema e resolvi medir a tensão achando que iria ter alguma perda no final da linha... E para meu espanto bateram incríveis 173VDC na outra ponta!

    Esse sistema da VOLT também tem a questão do aterramento da rede, onde existe um sistema de proteçao de surto tanto da rede AC que entra na central como da malha de cabeamento que vc está esticando nas ruas... Basta voce montar tudo direitinho que não terá dor de cabeça!

    Aos que estiverem curiosos dêem uma boa olhada no sistema: http://volt.ind.br/rede-cabeada.html

    Só explicando o porque eu disse que o TEROPODE é elefante branco pra mim até o momento: Quando estava pesquisando sobre rede cabeada pra implantar a TEROPODE foi a PRIMEIRA empresa que liguei, falei com o responsável... Pois bem, era outubro ou novembro se não me engano... O kra me disse que só teria 3 peças pra me vender em estoque, e que as demais só iriam chegar depois do meio de janeiro/2013. Além disso, perguntei se ja havia algum provedor com a soluçao implantada em funcionamento pra eu conhecer... Só tinha 1 provedor na Grande Sao Paulo mas ele não me passou o contato. Sem dúvidas a soluçao dele era muito interessante pois o PD fica pendurado no UPLINK não necessitando equipar postes com fita metálica pra prender a caixa... Mas isso foi muito simples de resolver... uma Fusimec resolveu meu problema rapidamente...

    A quem está afim de implantar uma rede cabeada aqui eu sugiro que utilize o sistema da VOLT pois até o momento não deixou a desejar! Ah, e para cabo UPLINK recomendo o Hercules da LanExpert... mesmo sendo Aluminio acobreado é duro na queda, não tive problemas com quedas, é auto-sustentavel, e bem discreto parecendo um FEB-90 ou fibra ótica!!!
    Abraço galera!