Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Gente, venho humildemente pedir ajuda para montar algumas vlans dentro de minha rede afim de querbrar o broadcasting e loopings que tem aparecido aqui.

MInha rede por falta de conhecimento foi feita toda em bridge, e hoje ta um pouco grande, analizei e estudei diversos materiais aqui do forum e ate vídeos no youtube que pudessem me ajudar, mas não encontrei nada.

Uso uma RB 1100 como servidor, nela tenho várias faixas de IP interno para atender os clientes, e uso hotspot.
    como ta tudo em bridge de qualquer ponto da rede me conecto em qualquer equipamento e com qualquer das faixas eu navego.

Gostaria de montar uma vlan para cada faixa e entregar ela na sua devida torre.

Segue um diagraminha simples para entendimento de como esta hoje.

Desde ja agradeço.

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DIAGRAMA REDE.jpg
Visualizações:	254
Tamanho: 	53,4 KB
ID:      	41794

2. Acho que seria mais adequado OSPF porém não coloquei ainda em produção por conta de diversas dúvidas que tenho e que ainda não sanei... o OSPF é mais pratico demanda menos configurações e menor impacto na implantação... pretendo ainda este ano abraçar essa empreitada!

3. O ideal é começar com o roteamento estatico para entender o funcionamento correto.
    Aí depois faz a migração para ospf.

4. Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Acho que seria mais adequado OSPF porém não coloquei ainda em produção por conta de diversas dúvidas que tenho e que ainda não sanei... o OSPF é mais pratico demanda menos configurações e menor impacto na implantação... pretendo ainda este ano abraçar essa empreitada!
    Valeu a dica amigo, vou estudar mais sobre o assunto

5. Bom, não sei o que tem na sua rede, mas aqui na rede temos uns 4000 clientes e resolvi meu problema com pppoe + filtro nos rádios e/ou RBs. Simples de implementar e tem o mesmo efeito melhor do que Vlan, pois todo trafego indesejável é bloqueado na origem. Como é uma rede grande o próximo passo é OSPF, mas é algo mais para frente.

Anderson Araújo

Tópicos Similares

1. Ajuda para fechar um enlace de 45Km para 5Mbps
    Por gerson101 no fórum Redes
    Respostas: 22
    Último Post: 09-08-2011, 10:52
  2. Respostas: 6
    Último Post: 23-10-2010, 15:10
  3. Ajuda para configurara Vlan - 3Com 4226T
    Por ricardofjayme no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 09-09-2010, 16:29