Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Diagrama de Rede para Provedor Wireless

    Pessoal,

    Estou postando um esquema de rede que eu acho que pode ser utilizado em um início de provedor de internet a rádio.

    Não sei se tudo está correto, ou se seria a melhor maneira de se começar, mas queria que o pessoal ajudasse com o conhecimento nos seguintes tópicos:

    1 - Esta RB suportaria quantos clientes em seu hotspot simultâneamente?
    2 - Para uns 50 clientes com planos de até 1 Mb, esta seria uma boa configuração para início?
    3 - Quais seriam os principais óbces na hora de uma expansão da rede?
    4 - Quais seriam os próximos passos para uma expansão sustentável?
    5 - Para a criação de um novo POP, quais seriam os procedimentos?
    6 - Qual seria o raio de alcance deste projeto?


    Creio que estas discussões podem ajudar muito o pessoal por aqui..

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Topologia de Rede.jpg
Visualizações:	3479
Tamanho: 	82,4 KB
ID:      	42214

  2. #2

    Padrão Re: Diagrama de Rede para Provedor Wireless

    1º não use hotspot, use pppoe (afinal vc quer um provedor e não um ponto de acesso tipo queles de hotel)
    2º Esaa RB é exagero (use uma RB433)
    3º omni 15dbi + nano loco m5 so vai funcionar se seus clientes estiverem perto (use painel setorial 17dbi)
    4º a groove é caceteira, se tiver clientes muito perto baixe a potencia na groove e no nano loco m5
    5º 2Mb não da pra cobrir 50 clientes com esse plano de 1Mb, no máximo 50 velhinhas acessando site de receita com planos de 256k

    espero ter ajudado

    abraço

  3. #3

    Padrão Re: Diagrama de Rede para Provedor Wireless

    -Se não vai usar cartão na RB, use uma RB sem entrada pra cartão: RB750G (680MHz, 32MB, 5 portas Gigabit).
    -Se vai de Ubiquiti no cliente, bote também na torre (pra poder usar o Airmax), então é Bullet no lugar do Groove.
    -Omni de 15 acho que não vai ficar legal. Dependendo do lugar e da distância dos clientes, Painel de 17 também será demais (não atende aos clientes perto da torre).

    Aproveitando, qual a altura dessa torre? Como é o relevo ai? Vai atender em 2.4GHz ou 5.8GHz?
    Tem como contratar um ADSL junto com esse dedicado? Da pra fazer um Load Balance na RB e jogar parte das requisições pro ADSL, senão com 2MB tu não vai conseguir atender muitos clientes não (se é tão escassa a banda ai, melhor pensar em um servidor cache na rede também).

  4. #4

    Padrão Re: Diagrama de Rede para Provedor Wireless

    Citação Postado originalmente por dmknob Ver Post
    -Se não vai usar cartão na RB, use uma RB sem entrada pra cartão: RB750G (680MHz, 32MB, 5 portas Gigabit).
    -Se vai de Ubiquiti no cliente, bote também na torre (pra poder usar o Airmax), então é Bullet no lugar do Groove.
    -Omni de 15 acho que não vai ficar legal. Dependendo do lugar e da distância dos clientes, Painel de 17 também será demais (não atende aos clientes perto da torre).

    Aproveitando, qual a altura dessa torre? Como é o relevo ai? Vai atender em 2.4GHz ou 5.8GHz?
    Tem como contratar um ADSL junto com esse dedicado? Da pra fazer um Load Balance na RB e jogar parte das requisições pro ADSL, senão com 2MB tu não vai conseguir atender muitos clientes não (se é tão escassa a banda ai, melhor pensar em um servidor cache na rede também).
    1 - Quanto ao Motivo da RB com slot seria visando uma ampliação para paineis setoriais mesmo, assim que atingir uns 25 clientes e ver que compensa investir.

    2 - Ouvi dizer que o bullet é inferior ao Groove tanto na potência quanto na quantidade de canais. Ele está mais sujeito a poluição de rádio.

    3 - Posso usar uma combinação de painéis junto com a Omni? Atendendo os clientes próximos e afastados?

    4 - O local inicial da "Torre" (2 módulos de 3mts) é a uma enconsta de um vale, onde existe um bairro novo. Por estar começando pretendo ficar na minha propriedade mesmo e atender os clientes de dentro desse vale, depois montar um ptp para a parte superior se continuar havendo demanda..

    5 - Uma questão que me veio agora.. como estarei com a parte de tráz da propriedade encostada em uma elevação, a omni por ficar ruim por motivo da obstrução em quase 80 Graus? Ou seja a omini vai fica mais baixa do que uma encosta atrás do prédio..

    6 - Pensei tb em utilizar este painel, pois o produto me passou confiança. assim posso eliminar o Groove e a Omni dentro do que o pessoal está propondo.
    http://www.computechloja.com.br/prod...MO-RB411-R52Hn

    7 - Vou verificar a questão do aumento gradativo do link e do adsl, mas como vou começar aos poucos não queria fazer algo muito errado para poder tirar a licença logo logo...

    8 - Quanto a divisão da rede, conf de ips e gateways, vcs tem alguma observação?

  5. #5

    Padrão Re: Diagrama de Rede para Provedor Wireless

    Citação Postado originalmente por Joabson Ver Post
    1º não use hotspot, use pppoe (afinal vc quer um provedor e não um ponto de acesso tipo queles de hotel)
    2º Esaa RB é exagero (use uma RB433)
    3º omni 15dbi + nano loco m5 so vai funcionar se seus clientes estiverem perto (use painel setorial 17dbi)
    4º a groove é caceteira, se tiver clientes muito perto baixe a potencia na groove e no nano loco m5
    5º 2Mb não da pra cobrir 50 clientes com esse plano de 1Mb, no máximo 50 velhinhas acessando site de receita com planos de 256k

    espero ter ajudado

    abraço
    Amigo, obrigado pelas sugestões.

    1 - O que tinha em mente sobre hotspot seria para aproveitar para propagandas, canal de comunicação com o cliente etc.. você acha que não é uma boa solução?

    2 - Quanto a RB estou verificando alternativas, veja na resposta que inclui no outro post e me diga o que acha das outras soluções.

    3 - Os clientes estão relativamente perto, cerca de 1km no máximo desse pop. Em breve, com o crescimento pretendo fazer o ptp para um pop mais alto e servir com os painéis que a computech está oferecendo.. gostei mesmo das palestras e explicações no youtube.

    4 - Eu gostei tb do Groove, é bãozão mesmo reguladinho parece que manda muito bem!

    5 - O link eu tb esperava que não daria para todo mundo.. mas a partir de 25 clientes vou pensando num upgrade.

  6. #6

    Padrão Re: Diagrama de Rede para Provedor Wireless

    velho, se você ta querendo fazer a coisa certa, desse jeito não vai dar.
    é foda memo, se quer que fique dentro das normas ou pelo menos que não fique parecendo provedor pirata, vai ter que gastar uma graninha.

    6 metros pra cima é pouquíssimo velho, entenda o "sinal" não é como um laser, ele se abre no meio do caminho e precisa de espaço para não se perder. Faça ou compre uma torre barata, de canaleta de no minimo uns 15 metros e vamos botar pra frente seu provedor..

    Como você é o primeirão a montar provedor nesse bairro novo, acredito que não vai ter problemas com interferências usando 2.4, entenda, 2.4 é mais barato, tanto pra vc quanto para o cliente.
    Vou te indicar um painel setorial 2.4 de baixo custo, mas de ótima qualidade. LINK. Já comprei nesse site, pode confiar.

    sobre as propagandas do hotspot, você também pode fazer no pppoe, e é muito mais seguro contra invasões. Entenda, clientes não gostam de propaganda, eles querem abrir o navegador e ver a internet funcionando.

    vá de groove a-2hn, nela você pode configurar as rotas e regras de firewall e tudo mais, sem ter que fazer isso na outra rb que já vai estar mais livre para trabalhar com outras coisas.
    quando vc for expandir, coloque outro painel com outra groove e assim você diminue o processamento das outras rb's

    para receber o link e mandar pra groove, usa uma RB 450G, ela é boa para fazer loadbalance, então se voce for colocar outro link pode fazer nela mesmo

    Quer comprar coisa boa, esses são meus fornecedores fullwireless e linkteck

    é muito detalhe, se quiser pode me add no msn: [email protected]

  7. #7

    Padrão Re: Diagrama de Rede para Provedor Wireless

    Se tu tiver no meio de um vale (não muito grande), uma Omni no meio até teria um bom aproveitamento.
    Se tu ta numa encosta e não vai cobrir os 360º, melhor partir logo pra painel. Usar painéis de 90º permite atender mais clientes (já que tu vai ter que colocar mais rádios e painéis).

    Com uma Omni, sem obstrução e interferências, tu deve conseguir cobrir 1Km, usando grades nos clientes mais distantes.

    Quanto ao kit da Computech, esse qui acho que também é interessante:
    http://www.computechloja.com.br/prod...MIMO-Rocket-M5
    Mesma setorial, mas usando um Rocket. Se usar Nano Loco M5 nos clientes pode usar Airmax e as duas polarizações.
    Mas, vai precisar de algum Mikrotik na rede pra gerenciar.
    Insisto numa RB só pra isso (a 750G, ou a 450G).

    Eu tenho uma RB750GL pra aprender a mexer (400MHz, 64MB, 5 porta Giga). Ta certo que a rede é pequena, mas to sempre com mais de 42MB de memória livre. Acho que 32MB já seria suficiente pro processador que ela tem.. Então uma RB750G 680MHz deve ser mais vantagem.

  8. #8

    Lightbulb Re: Diagrama de Rede para Provedor Wireless

    para de usar rb cara usar x86 que e melhor pra tudo! >)

  9. #9

    Padrão Re: Diagrama de Rede para Provedor Wireless

    Citação Postado originalmente por liloliver Ver Post
    para de usar rb cara usar x86 que e melhor pra tudo! >)
    Quais são os seus argumentos em defesa dessa questão?

  10. #10

    Padrão Re: Diagrama de Rede para Provedor Wireless

    Citação Postado originalmente por artmatrix Ver Post
    Quais são os seus argumentos em defesa dessa questão?
    Amigo, estou vendo que vc esta bem indeciso no que comprar, e por onde começa, e boa parte de alguns amigos aqui, no lugar de ajudar, estão é deixando com mais duvidas.
    Vamos aos pontos.

    Vc a principio não precisa de uma torre de 15Mt como esta colocado.

    Não recomendar a utilização de omini, mas caso tenha que utilizar em 2.4GHZ ou 5.8Ghz, omini da Ubiquiti + Rocekt M2 ou M5,

    Particularmente gosto de painéis, um que vc pode usar ai tranquilamente seria a Basestation da Ubiquiti 5G16-120 16DBI 120º 5GHZ, muito bom mesmo, com o Rocket.

    Nos clientes usar nano Loco, ou nano Station.

    Pra validar vc pode usar um PC, e usa uma RB450 ou 450G 750GL para fazer balanceamento.

    Caso utilize algum cahe, instale o Thundercache 7.1 em maquina de verdade, e não nestes computadores de mesa.

    Os gatos com estes equipamentos será menor que, o gasto da compra da torre de canaletas.

  11. #11

    Padrão Re: Diagrama de Rede para Provedor Wireless

    Citação Postado originalmente por dmknob Ver Post
    Se tu tiver no meio de um vale (não muito grande), uma Omni no meio até teria um bom aproveitamento.
    Se tu ta numa encosta e não vai cobrir os 360º, melhor partir logo pra painel. Usar painéis de 90º permite atender mais clientes (já que tu vai ter que colocar mais rádios e painéis).

    Com uma Omni, sem obstrução e interferências, tu deve conseguir cobrir 1Km, usando grades nos clientes mais distantes.

    Quanto ao kit da Computech, esse qui acho que também é interessante:
    http://www.computechloja.com.br/prod...MIMO-Rocket-M5
    Mesma setorial, mas usando um Rocket. Se usar Nano Loco M5 nos clientes pode usar Airmax e as duas polarizações.
    Mas, vai precisar de algum Mikrotik na rede pra gerenciar.
    Insisto numa RB só pra isso (a 750G, ou a 450G).

    Eu tenho uma RB750GL pra aprender a mexer (400MHz, 64MB, 5 porta Giga). Ta certo que a rede é pequena, mas to sempre com mais de 42MB de memória livre. Acho que 32MB já seria suficiente pro processador que ela tem.. Então uma RB750G 680MHz deve ser mais vantagem.
    Amigo,

    Compreendi e já estou descartando a idéia da Omni, por causa da localização topográfica da base em relação aos clientes.

    Quanto ao painel setorial com rocket estou muito receoso por causa de informações sobre a quantidade de canais mais limitada em relação ao mikrotik e além de algumas más experiências de amigos. A maior vantagem seria a dupla polarização para alcançar mais banda? Airmax?

    Pretendo fechar inicialmente com 5.8Ghz mesmo, para que num futuro disponibilizar planos maiores seja feita sem trabalhar tanto na infra.

    Pessoal, estou ficando muito feliz com a participação de todos e da discussão sadia de opniões!

  12. #12

    Padrão Re: Diagrama de Rede para Provedor Wireless

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    Amigo, estou vendo que vc esta bem indeciso no que comprar, e por onde começa, e boa parte de alguns amigos aqui, no lugar de ajudar, estão é deixando com mais duvidas.
    Vamos aos pontos.

    Vc a principio não precisa de uma torre de 15Mt como esta colocado.

    Não recomendar a utilização de omini, mas caso tenha que utilizar em 2.4GHZ ou 5.8Ghz, omini da Ubiquiti + Rocekt M2 ou M5,

    Particularmente gosto de painéis, um que vc pode usar ai tranquilamente seria a Basestation da Ubiquiti 5G16-120 16DBI 120º 5GHZ, muito bom mesmo, com o Rocket.

    Nos clientes usar nano Loco, ou nano Station.

    Pra validar vc pode usar um PC, e usa uma RB450 ou 450G 750GL para fazer balanceamento.

    Caso utilize algum cahe, instale o Thundercache 7.1 em maquina de verdade, e não nestes computadores de mesa.

    Os gatos com estes equipamentos será menor que, o gasto da compra da torre de canaletas.
    Amigo,

    Agradeço ao outro companheiro a sugestão da torre de 15 mts, mas inicialmente é muito fora da minha realidade, penso nela ou numa de 20mts para o meu segundo investimento. Já interligando com um PTP de groove com antena aquarius.

    O representante da Computech não falou muio bem dessa basestation nas suas apresentações, e no meu caso como tenho a densidade populacional mais próxima de mim acredito que o ponto de irradiação inicial a quase 500mts da minha base não é uma boa escolha.

    Com certeza pretendo incluir um cache nesta estrutura para ajudar a economizar Banda.

    A validação e controle estou começando a estudar PPOE como nosso amigo sugeriu, mas tenho um pouco mais de experiencia em hotspot, vou ver oque é melhor para mim nenste caso.

    Acabei de receber um e-mail com oferta de link da embratel de 1MB por R$ 705,00 e dois por R$ 805,00, instalação por R$4.000,00. Tenho outras ofertas de link chegando por radio na faixa de R$ 800,00 e R$700,00. O bicho vai pegar nessa negociação de instalação da embratel...

  13. #13

    Padrão Re: Diagrama de Rede para Provedor Wireless

    Citação Postado originalmente por artmatrix Ver Post
    Amigo,

    Compreendi e já estou descartando a idéia da Omni, por causa da localização topográfica da base em relação aos clientes.

    Quanto ao painel setorial com rocket estou muito receoso por causa de informações sobre a quantidade de canais mais limitada em relação ao mikrotik e além de algumas más experiências de amigos. A maior vantagem seria a dupla polarização para alcançar mais banda? Airmax?

    Pretendo fechar inicialmente com 5.8Ghz mesmo, para que num futuro disponibilizar planos maiores seja feita sem trabalhar tanto na infra.

    Pessoal, estou ficando muito feliz com a participação de todos e da discussão sadia de opniões!
    Todos que conheço e tiveram problemas com UBIQUITI, por que não configuram os equipamentos, não tem bom cuidado, e os canais liberados pra utilização no brasil, estão lá. Com relação ao Air Max, o sistema é fantástico.
    Me add no Skype netsouto

  14. #14

    Padrão Re: Diagrama de Rede para Provedor Wireless

    Citação Postado originalmente por Joabson Ver Post
    1º não use hotspot, use pppoe (afinal vc quer um provedor e não um ponto de acesso tipo queles de hotel)
    2º Esaa RB é exagero (use uma RB433)
    3º omni 15dbi + nano loco m5 so vai funcionar se seus clientes estiverem perto (use painel setorial 17dbi)
    4º a groove é caceteira, se tiver clientes muito perto baixe a potencia na groove e no nano loco m5
    5º 2Mb não da pra cobrir 50 clientes com esse plano de 1Mb, no máximo 50 velhinhas acessando site de receita com planos de 256k

    espero ter ajudado

    abraço
    O que vc tem contra hotspot?

    uso aqui a mas de 5 anos e nao tenho problemas.

  15. #15

    Padrão Re: Diagrama de Rede para Provedor Wireless

    Citação Postado originalmente por edmarmega Ver Post
    O que vc tem contra hotspot?

    uso aqui a mas de 5 anos e nao tenho problemas.

    Hotspot não é seguro, só isso!

    Participei de testes de laboratório na faculdade e comprovamos a insegurança do hotspot.
    Muito tempo depois descobrimos uma brecha no pppoe, mas é bem mais complexo, sem comparação.

  16. #16

    Padrão Re: Diagrama de Rede para Provedor Wireless

    Passa mais detalhes sobre esse problemas do hotspot, quem sabe podemos amenizar isso.

    att
    Muito Obrigado

    Edmar

    Citação Postado originalmente por Joabson Ver Post
    Hotspot não é seguro, só isso!

    Participei de testes de laboratório na faculdade e comprovamos a insegurança do hotspot.
    Muito tempo depois descobrimos uma brecha no pppoe, mas é bem mais complexo, sem comparação.

  17. #17

    Padrão Re: Diagrama de Rede para Provedor Wireless

    Olá, qual program foi usado pra criar as ilustrações? Obrigado.

  18. #18

    Padrão Re: Diagrama de Rede para Provedor Wireless

    Ola, sou novo aki, e to com uma duvida, sei que naum eh o lugar certo para pedir isso mas preciso muito,
    eu fiz um ponto a ponto de mais ou menos 4km com 2 nanobridge m5, ap+wds e cliente+wds. A que manda o sinal como ponte e a outra como roteador, ate ai tudo bem, eu liguei a que recebe o sinal em um AP (num lembro a marca) com uma omni de 12dbi para distribuir o sinal para outro bairro, so que nao consigo navega com ela de jeito nenhum, como eu configuro o AP ( com firmware aprouter 9.4) pra funcionar com a nanobridge ligada na porta WAN dele? Sendo que a nanobridge recebe o sinal de outra nano (PTP) e passa para o AP via cabo pela porta de entrada do ap, quais sao as configuraçoes que devo usar no ap para funcionar?

  19. #19

    Padrão Re: Diagrama de Rede para Provedor Wireless

    sera que se eu deixar o dhcp da antena que envia o sinal habilitado, e o da antena que recebe o sinal desabilitado, vai funcionar? pq agora to usando as nanos com ip fixo.

  20. #20

    Padrão Re: Diagrama de Rede para Provedor Wireless

    Citação Postado originalmente por Smart Ver Post
    Olá, qual program foi usado pra criar as ilustrações? Obrigado.
    Amigo, utilizei o Visio 2010 premium da Microsoft.