+ Responder ao Tópico

1. Oi pessoal, chamo-me Norito, vivo em Mocambique, numa cidade chamada Chimoio e to pensando em montar um provedor WISP na minha cidade. Sera uma inovacao para uma zona com um potencial de cerca de 3000 clientes. Assim sendo, me aconselharam a usar paineis sectoriais para distribuir sinal e umas direcionais para fazer link ponto a ponto.
    Acontece que para gestao de hotspot e clientes eu preferia usar software da Antamedia e nao softwares da Mikrotik. Ate hoje ainda tenho duvidas sobre a funcionalidade desta rede, visto q estarei querendo usar equipamento com OS ja integrado.
    Como se pode servir em simultaneo 1000 IPs por exemplo? e qual a topologia q me recomendariam?
    Uma outra duvida: q equipamento iria compor o kit do Bridge?(num dado ponto onde estara chegando sinal vindo doutro ponto, ai tera um kit sectorial a distribuir, mas ainda tera que haver outro link saindo para outro ponto). Esse kit talves estaria no terraco dum edificio
    Aconselharam tambem a usar Squid para balanceamento e cache, mas nao sei como seria a topologia da rede entre o link ate a primeira torre. Pretendo usar um Modem USB como linksecundario, atraves do qual estarei recebendo um link dedicado de 2Mbps

Agradeco desde ja a paciencia para com este aprendiz q ficaria muito feliz por sua ajuda.
    abracos

2. amigo, basta ler, leia e releia bastante, aqui mesmo neste forum voçe achara tudo que precisa, tudo mesmo.. com 2mb de link dedicado , e 1.000 cientes, so da apra ofereçer talves 64k com um bom servidor de cache. quanto a usar miktrotik, não tenha medo, como ja falei,aqui tem tudo que voçe precisa. começe a fazer testes, não pense em 1000, começe com 10 ok, abraços!!

3. Amigão não quero ser aquele chato que joga um balde de água fria em um entusiasmo que nem você está agora, mas 2 Mbps dá para atender uns 100 clientes (se tiver um bom cache e não ter aqueles que ficam baixando direto), quando você fala em usar modem usb, presumo que na sua cidade já existe internet 3g... isso é um grande concorrente, não pela qualidade mas pela praticidade e portabilidade...

4. Citação Postado originalmente por clicknet Ver Post
    Amigão não quero ser aquele chato que joga um balde de água fria em um entusiasmo que nem você está agora, mas 2 Mbps dá para atender uns 100 clientes (se tiver um bom cache e não ter aqueles que ficam baixando direto), quando você fala em usar modem usb, presumo que na sua cidade já existe internet 3g... isso é um grande concorrente, não pela qualidade mas pela praticidade e portabilidade...
    Valeu pela observacao. neste momento, minha intencao e responder ao mercado Wifi, q nem o Hotspot zone. Mas minha intencao e cobrir a cidade toda, apostando mais no modelo pre-pago.
    Sob lema: "Sem Modem, Sem Contrato e Sem Fio" acredito q reduzo significativamente minha concorrencia.
    So mais uma duvida: Pretendo montar uma POP no terraco dum edificio d 5 andares. Qual seria o equipamento exactoa ser montado ai? No geral so sei q devera haver Paineis sectoriais a distribuir, uma bacia a receber link e outra a reenviar. Poderia me ajudar a esclarecer com detalhes? To precisando ja comprar o euipamento e desejo ter certeza.
    Agradeco

Tópicos Similares

1. Radio APRouter WISP + MK pppoe nao navega !!!
    Por paulojrandrade no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 09-03-2009, 09:00
  2. edimax ew-7209apg modo WISP
    Por andrevanzato no fórum Redes
    Respostas: 31
    Último Post: 29-02-2008, 08:58
  3. Cliente+AP ou wisp+AP
    Por ginvava no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 20-10-2007, 21:42
  4. WLA-5000AP - Client WISP