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  1. Amigos, proponho este tópico, como um bate papo para divulgação de ideias, se puderem expressar suas opiniões eu agradeço ..

    OBS: moderador, não achei a areá mais especifica para publicar este tópico, fique a vontade para modifica-lo de lugar ...

    A minha empresa, formada por 2 sócios estou travando uma batalha ( no sentido literário ) com outro sócio para bloquear clientes inadimplentes e retirada de equipamentos.

    Cresci no ramo de comercio varejista e prestação de serviços meio que sou acostumado a lidar com dinheiro pingado, e desconfiar de toda e qualquer pessoa, pelo fato de ter levado vários calotes .... o povo suja o nome por divida de 20 reais, isto e fato !!

    O outro sócio que cuida do trabalho burocrático e caixa da empresa, veio do ramo da agricultura ..... tem uma boa lábia mas ate agora não se ligou que o caixa e talvez o setor mais importante da empresa, essencial para investimentos e capital de giro no ramo de Telecom .... já que não somos uma tele, e não temos BNDES :P.

    Acontece, que temos uma boa cartela de clientes, quase 100 % dos equipamentos em comodato, ticket médio próximo dos 95 reais ( tendencia de aumentar nos próximos meses ), custo baixo, etc .... Mas, a mensalidade dos clientes atrasa demais ou possui muita inadimplência, o que afeta programação de compras e investimentos .... Você não pode contar com aquele dinheiro entrando garantido em determinado dia ....

    Gostaria de ideias, como os senhores administram esta parte .... ???

    Minha vontade e apos 15 - 30 dias começar a emitir avisos para os inadimplentes .... com 60 dias cortar o acesso e com 90 dias retirar os equipamentos .... Meu sócio acha que com isso vamos perder muitos clientes, e estes que saírem irão fazer uma propaganda ruim da empresa .... Minha opinião e o contrario .... Cliente nunca vai faltar, se você prestar um serviço melhor que a concorrência local ou de uma tele, serviço sempre vai ter .... outro ponto e a retirada do equipamento em comodato ... eu analiso pelo seguinte : se o cliente não esta pagando, nada mais coerente do que pegar de volta e usar em outra instalação .... não acham ?

    Acredito, que o caixa e uma parte delicada em toda empresa, ainda mais em provedores locais, onde o relacionamento com o cliente e mais próximo .... fica ate meio complicado pelo contato, você cobrar uma pessoa ... não estou certo ?

    Se puderem divulgar, ou expor o relacionamento com o cliente nas suas empresas, agradeço e muito ... acredito que sera de interesse de todo o fórum ...

    Att. Carlos Henrique.

  2. Boa tarde amigo vou falar como na empresa que trabalho(que sou dono) boleto vencido com 5 dias de atrazo o serviço e suspenço e se tiver equipamento no cliente com 30 dias que nao for sanado tal divida o equipamento e retirado pois nao e do cliente so esta la para atender o mesmo se estiver em dias.
    ja fiz um teste de deixar os clientes com 30 dias de atrazo quase quebro a empresa pq sao poucos que pagam em dias e se deixar 30,60,90 sem cortar eles ficam acessando so pagam quando aparece a tela de bloqueio ja trabalaho assim a mais de 5 anos e numca tive reclamacoes so dos caloteirose olha que aki tem varios outras empresas.



  3. Eu bloqueio no 4 dia de vencimento. O cliente tem 3 dias para pagar depois de vencido. As 00:01 do quarto dia o acesso é bloqueado automaticamente.
    Quanto aos equipamentos, eu não trabalho com comodato (por enquanto), então não tenho este problema.

  4. aqui funciona assim 15 dias de atraso tela de bloqueio de 5 a 5 minuto corte 20 dias
    equipamento 30 dias entro em contato para negociar ou tirar
    para quem trabalha com scm equipamentos homologado e LINK DEDICADO é duro ficar passando a mão na cabeça de clientes que fica te enrolando e as vezes muda de cidade e leva seu equipamento e chega falando para outro provedorque o equipamento é dele sem falar que a operadora de seu LINK FOR DEDICADO não espera 20 dias para te corta e se atrasar cobra juros



  5. A minha formula do sucesso!

    Vamos ao ingredientes.

    Primeiro tenha uma ótima relação com os clientes.

    escolha datas entre 10 a 18 do mês para acumular os recebimentos. eu recebo sempre no dia 11 de todos.

    Caso tenha atrasado, é cobrado juros no dia mesmo do pagamento.

    O equipamento é comprado pelo cliente,pertence a ele, mas ele paga um valor x pela instalação. Exemplo a compra de nano loco fica em 210 + mais o valor de 120 avista pela instalação, com no máximo 10 metros de cabos, acima desta metragem 2 reais o metro excedente.

    Caso ele esteja mais de 2 dias a velocidade é reduzida.

    Si não realizar o pagamento, ou não comunicar o motivo do não pagamento dentro de 5 dias, entramos em contato com ele.

    Caso isto tenha sido ocorrido por mais de 3 meses, agente conversar com o cliente, caso contrario ai a solução é pedir pra ele procurar outro fornecedor.

    Caso ocorra o bloqueio, e o cliente não tenha comunicado o motivo, por telefone, sedex, carta, sinal de fumaça, para reativar é cobrado o valor em debito, mais uma taxa de 150 reais de ativação.


    O lado do provedor.

    Caso a internet fiquei inoperante por mais de 1 hora, esta uma hora não utilizada pelos clientes, em horário comercial é abatido, na fatura posterior.

    Caso tenhamos que realizar uma manutenção, avisamos com antecedências.

    Pedimos no máximo 12 horas para atender uma ocorrência, que constatamos que de fato é uma falha nossa.

    ligamos para todos clientes para saber como esta a qualidade do serviço.

    Em muitos casos vamos nas casas de alguns clientes para testar, o serviço, e realizar manutenções preventivas sem custo.

    Ai esta a receita de bolo, fatal a cereja ai cada um coloca a sua.






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