+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Problema com MikroTik RB433L, não aceita downgrade.

    Olá amigos do fórum, vim hoje compartilhar uma experiência nada agradável no intuito de lhes poupar algum aborrecimento.

    Recentemente precisei adquirir novos equipamentos MikroTik em substituição a alguns que foram danificados por problemas elétricos, ocorre que novos equipamentos vem sempre com novas versões do MikroTik, o que é perfeitamente normal.

    O problema foi que dessa vez vieram com versões que informam a 'distance' e não mais o 'ack', utilizado pra medir a qualidade do enlace entre cliente e torre. Uma vez detectado o 'problema' procedi da maneira usual em fazer o downgrade da versão 5.11 na RB433L para a versão 4.16 por ser esta a última versão a suportar o modo 'ack'.

    Nunca me ocorreu que poderia haver algum problema neste tipo de downgrade, porém após vários minutos de espera pelo reboot o equipamento o qual foi tentado o downgrade (RB433L) não voltou mais a responder.

    Detectado o problema com o downgrade, o que restou neste momento foi substituir a RB433L que deixou de responder por outra nova rodando a versão 5.11 do MikroTik.

    Em busca da solução:

    -Foram tentados todos os procedimentos possíveis de reset antes de chegar ao único método que funcionou para a recuperação da RB433L.

    -O método que funcionou para a recuperação foi a conexão do cabo serial, somado a configuração manual de IP na interface de rede do PC e utilizando o aplicativo netinstall da própria MikroTik.

    Observação: este modelo: RB433L, não possui conector serial, sendo necessário soldar o cabo serial diretamente a RB.


    Procedimentos:

    1.
    Soldar os fios TX, RX e GND a RB433L.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_2247 (Medium).jpg
Visualizações:	821
Tamanho: 	200,9 KB
ID:      	43465






































    Na RB:
    TX - BRANCO
    RX - VERMELHO
    GND - PRETO

    No DB9 que será ligado a porta serial do PC:
    PINO 2 - VERMELHO
    PINO 3 - BRANCO
    PINO 5 - PRETO


    2. Configurar um ip na placa de rede que será conectada a ether1 da RB, escolhi e configurei o IP 192.168.88.10 na placa de rede do PC que na ocasião estava a rodar o windows xp.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         524b0.png
Visualizações:	741
Tamanho: 	32,4 KB
ID:      	43466



    3. Configurar um ip na mesma faixa anterior no aplicativo netinstall fornecido pela MikroTik, escolhi e configurei o IP 192.168.88.20 tomando o cuidado de marcar a opção Boot Server enabled, acessível pelo botão Net booting deste aplicativo.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         524b00.png
Visualizações:	745
Tamanho: 	25,4 KB
ID:      	43467



    4. Ligue o conector DB9 a porta serial do PC e configure a porta COM de acordo com o que segue:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         porta_serial.png
Visualizações:	746
Tamanho: 	23,4 KB
ID:      	43469

    Bits por segundo: 115200
    Bits de dados: 8
    Paridade: Nenhum
    Bits de parada: 1
    Controle de fluxo: Nenhum


    4.1 Opcional: Você pode acompanhar a comunicação pelo hyperterminal do windows, para tal basta abrir o hyperterminal e selecionar a porta COM que será utilizada na comunicação, este passo não é obrigatório mas você pode querer visualizar a comunicação entre PC <> RB.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         hyperterminal.png
Visualizações:	759
Tamanho: 	23,2 KB
ID:      	43468


    5. Com a RB433L desligada e o software netinstall aberto no PC, ligue o cabo de rede entre a placa de rede do PC e a porta POE da RB433L e conecte o cabo serial a porta COM do PC.

    6. Mantendo na RB433L apertado o botão tipo push-button (localizado ao lado dos contatos de reset), ligue a alimentação de energia da RB e aguarde até que o led ao lado do power pare de piscar (entre 10 e 20 segundos) então pode soltar. Neste tempo caso a comunicação com a RB seja estabelecida com sucesso via porta serial, você poderá acompanhar pelo hyperterminal do windows conforme a imagem acima.

    7. Após o boot da RB no modo netinstall, você precisará ter baixado a versão do sofware MikroTik para a respectiva RB no mesmo diretório do netinstall para que o mesmo possa ser utilizado no procedimento de recuperação da RB.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         524b1.png
Visualizações:	738
Tamanho: 	23,5 KB
ID:      	43470


    8. Marque a RB433L na janela Routers/Drivers e abaixo selecione a versão a ser reinstalada na parte inferior do sofware (routeros-mipsbe 5.24.), em seguida clique em install e aguarde o envio e instalação do software.

    9. Quando o procedimento terminar você deverá receber a mensagem 'Installation finished successfully', a RB será reiniciada automaticamente e poderá remover os fios soldados a ela e utilizá-la normalmente.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         524b3.png
Visualizações:	740
Tamanho: 	24,3 KB
ID:      	43471


    Fica a pergunta! Porque este modelo de RB433L não aceita versões anteriores do MikroTik e como corrigir essa situação, tendo em vista que nenhum pronunciamento oficial da MikroTik foi encontrado sobre o fato de não ser possível o downgrade da mesma, nem advertindo seus usuários a não fazê-lo sob pena do equipamento ficar inacessível.

    Se esta dica lhe foi útil clique em agradecer, não custa nada e serve de incentivo para que continuemos a gerar conteúdo que seja de ajuda a todos.

    Grande abraço.

    Luciano Rampanelli / M4D3
    Última edição por m4d3; 18-03-2013 às 15:47.